Imagem da matéria Diversidade Geracional: O Novo Desafio Estratégico do RH
09/10/2025 - 11h59 Publieditorial

Diversidade Geracional: O Novo Desafio Estratégico do RH

Como transformar a convivência entre gerações e o talento jovem em inovação e crescimento?


 

 

Camilly Soares Assunção - docente na área de Desenvolvimento Social do Senac São Paulo, formada em Psicologia e pós-graduada em Psicologia e Educação, Especialista em Pedagogia Social.

Rosemeire Grota Sanitá – docente na área de Desenvolvimento Social do Senac São Paulo, formada em Administração, pós-graduada em Recursos Humanos e Consultoria Empresarial.

 

O mercado de trabalho atual é um retrato vivo da diversidade geracional. Pela primeira vez, na história quatro gerações convivem nas organizações: Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z. A Geração Alfa começa a dar seus primeiros passos profissionais, ampliando esse cenário. Essa convivência representa um desafio e uma oportunidade estratégica para o setor de Recursos Humanos.

 

O desafio do RH não é o conflito, mas a convivência e a transformação que essa diversidade pode gerar. Muito se fala sobre os mais jovens — Geração Z e Alfa — como profissionais “difíceis de lidar” ou “sem disposição para o trabalho”. Essa visão é reducionista e ignora a complexidade e a contribuição desses grupos.

 

Na verdade, eles trazem um novo olhar sobre o trabalho, valorizando propósito, equilíbrio e inovação. Esses jovens buscam ambientes inclusivos, flexibilidade e conexão com a tecnologia. Não rejeitam o trabalho, mas desejam que ele reflita seus valores, como inclusão, sustentabilidade e responsabilidade social.

 

O profissional de RH, nesse cenário, deve atuar como ponte, facilitador e tradutor de valores, desmistificando preconceitos e promovendo um ambiente onde gerações se complementam. Seu papel é traduzir as necessidades de cada grupo, mantendo postura neutra diante das diferenças.

 

Essa diversidade não é apenas demográfica, mas uma oportunidade para empresas que souberem aproveitá-la.

 

Para os jovens, há ainda outro desafio: a pressão social pela escolha de uma profissão em um cenário de rápidas transformações. Com a inovação tecnológica e a automação por inteligência artificial, a tradicional pergunta “o que você quer ser?” deixou de ter uma resposta simples. Não à toa pesquisas, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Fórum Econômico Mundial, apontam que a Geração Z pode enfrentar mais dificuldades para ingressar no mercado. A automação, o desalinhamento entre formação acadêmica e exigências do mercado e a competição por vagas de nível inicial, contribuem para esse cenário.

 

É nesse contexto que programas de Aprendizagem assumem papel fundamental, funcionando como porta de entrada de muitos jovens no mundo do trabalho.

 

O Programa Senac de Aprendizagem é uma referência nacional nesse processo. Promovendo capacitação e oferecendo a primeira experiência profissional a esses jovens. Assim como o Senac, empresas parceiras demonstram preocupação com a formação de profissionais alinhados às demandas do mercado, especialmente entre os mais vulneráveis.

 

Os impactos são múltiplos: A presença de aprendizes traz inovação, injetando energia, novas perspectivas e familiaridade com a tecnologia nas equipes. Há também um impacto social positivo, pois contratar aprendizes é uma forma concreta de contribuir para o desenvolvimento do país, oferecendo a primeira oportunidade formal de emprego para uma nova geração.

 

Outro benefício é que, em vez de buscar talentos prontos no mercado, as empresas podem formar profissionais alinhados à sua cultura e processos internos, garantindo que o jovem absorva o DNA organizacional desde o início. Além disso, o programa favorece a criação de um “banco de talentos”: aprendizes que se destacam podem ser efetivados, reduzindo riscos de contratação.

 

A presença de aprendizes também melhora o clima organizacional, pois colaboradores mais experientes assumem o papel de mentores, fortalecendo vínculos, estimulando a cooperação e criando um ambiente mais motivador.

Ao investir no capital humano do futuro, renovar a cultura interna e fortalecer sua responsabilidade social, empresas e profissionais de RH se posicionam à frente, construindo equipes mais fortes, resilientes e preparadas para os desafios do mercado.

 

Mais do que gerir pessoas, o RH do futuro será o grande mediador dessa convivência, garantindo que a pluralidade geracional seja fonte de inovação, inclusão e crescimento sustentável. E a sua empresa, como está se preparando para mediar essa convivência e colher os frutos da diversidade geracional?

 

CONVITE ÀS EMPRESAS

Convidamos gestores de RH e empresas a conhecerem o Programa Jovem Aprendiz – Senac São Paulo e tornarem-se parceiros dessa missão. Ao investir na formação de profissionais alinhados às demandas atuais e promover a inclusão social sua empresa fortalece a própria equipe com talentos que crescem e se desenvolvem junto com o negócio.

 

Últimas notícias

Imagem da matéria A clareza que ainda nos falta na comunicação
A clareza que ainda nos falta na comunicação
Artigos - 16/01/2026 - 11h26
Expert no assunto, Denise Joaquim Marques traz reflexões práticas para a construção de vínculos mais maduros
Ver MAIS
Imagem da matéria Quando o silêncio provoca ruídos difíceis de ignorar
Quando o silêncio provoca ruídos difíceis de ignorar
Artigos - 15/01/2026 - 19h06
Por que jovens entusiasmados no processo seletivo perdem o vigor depois de contratados
Ver MAIS
Imagem da matéria Grupo Zonta promove mais de 1.200 colaboradores em 2025
Grupo Zonta promove mais de 1.200 colaboradores em 2025
Desenvolvimento Profissional - 15/01/2026 - 18h11
Empresa aposta em universidade corporativa para suprir escassez de mão de obra no Sul
Ver MAIS
Imagem da matéria Comp lança report inédito que revela o DNA das empresas mais maduras em remuneração no Brasil
Comp lança report inédito que revela o DNA das empresas mais maduras em remuneração no Brasil
Publieditorial - 15/01/2026 - 11h03
Estudo analisa padrões de eficiência, governança e arquitetura de cargos das 21 vencedoras do Prêmio Maturidade
Ver MAIS

Notícias mais lidas

Imagem da matéria Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Tendências - 28/08/2025 - 17h46
Iniciativa está relacionada ao novo ciclo da companhia, focado na consolidação do IA Commerce
Ver MAIS
Imagem da matéria O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
Artigos - 07/08/2025 - 17h10
Com intencionalidade e consistência, o básico bem feito tem gerado os melhores resultados, diz especialista
Ver MAIS
Imagem da matéria Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Publieditorial - 17/03/2025 - 13h10
São mais de 23 mil academias e estúdios parceiros, como Smart Fit e Bio Ritmo
Ver MAIS
Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
 Teste GRÁTIS por 7 dias