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01/06/2023 - 17h30 Publieditorial

Inteligência Artificial para automação no RH como futuro do sucesso corporativo

Artigo de Gisele Zacharias, gerente de Recursos Humanos da RB Serviços


 

 

Por Gisele Zacharias*

 

 

É inegável: a Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade e chegou para ficar. Esse tipo de tecnologia parecia algo visto apenas nos filmes, em uma possibilidade muito distante. No entanto, o desenvolvimento de ferramentas e métodos permitiram que tarefas simples e complexas pudessem ser executadas de maneira rápida, prática e automatizada, por comando humano ou mesmo sem a necessidade de uma pessoa por perto supervisionando suas ações.

 

A Inteligência Artificial tem contribuído, e muito, com o mundo corporativo. Já é possível ver em muitos departamentos estratégicos a atuação de softwares ajudando em processos de aprendizagem, planejamento e resolução de problemas, apresentando uma real vantagem competitiva de mercado e colocando a empresa à frente de seus concorrentes que ainda não contam com a IA como braço direito de seus gestores.

 

No segmento de RH, isso não é diferente. O setor, que é praticamente o coração da organização, é repleto de tarefas a serem cumpridas diariamente, é responsável por todos os colaboradores, lida com processos de treinamento, desenvolvimento, universidades corporativas, gestão de pessoas e momentos críticos de tomada de decisão. Sendo assim, a IA é praticamente o futuro não só do RH, mas de todos os departamentos, que sabendo como usar da maneira eficiente, poderão alcançar resultados extraordinários.

 

Como a Inteligência Artificial pode ser aplicada ao RH

Como falamos, o objetivo da IA é tornar os métodos do RH mais ágeis, automatizados, eficientes e precisos. Imagine tornar o recrutamento para uma vaga mais simples e rápido para a sua equipe. A IA permite, por meio de programas, gerar uma entrevista específica de acordo com a vaga, cargo ou departamento. O entrevistado responde as questões e o sistema entende se ele está apto ou não a seguir no processo seletivo, dando um atalho para o recrutador encontrar o profissional ideal.

 

No caso de processos operacionais que muitas vezes são idênticos para todos os colaboradores, a IA se faz essencial para fazer divisões de grupos ou entregar análises prévias com base em indicadores e perfis dos profissionais facilitando, por exemplo, a entrega de feedbacks mais assertivos e com informações embasadas, pois foram coletadas de forma automatizada.

 

Entre as principais vantagens, a Inteligência Artificial permite:

► Elevar a produtividade. Como a IA automatiza processos burocráticos, a equipe de RH tem mais tempo para lidar com tarefas que são mais essenciais e que exigem contato direto com os colaboradores.

 

► Processos mais rápidos. Um exemplo que trouxemos aqui é o recrutamento de pessoas. A IA vai cortar o passo a passo e, combinando configurações, permitirá desocupar as equipes e entregar demandas em prazos nunca vistos.

 

► Decisões acertadas. A IA quando bem operada não apresenta erros. Ela entregará ao seu time dados concretos e embasados, facilitando a tomada de decisão dos gestores com menor risco de consequências negativas.

 

Otimização de investimentos. Com processos operacionais automatizados, logo, menos pessoas atuando na equipe. A IA não só quebra etapas que oneram custos, mas também reduz a mão de obra, reduz o turnover com recrutamentos incorretos que levam a demissões e treinamentos em excesso.

 

O ChatGPT e possíveis cenários a serem gerados a partir de tal tecnologia

O futuro da IA permite muitas possibilidades, entre elas a capacidade se se fazer compreender as expressões humanas para tomar ações e decisões. É o desenvolvimento da modelagem de linguagem, que transformará a forma como as máquinas compreendem e se comunicam conosco de forma tão natural quanto se fosse outro ser humano.

 

O sistema, que está se tornando conhecido como GPT, reúne mais de 150 milhões de parâmetros para ler o ser humano e interagir com ele por meio de conversas, compreensão de perguntas e tarefas, criação de resumos e textos, quase tão completo quanto uma pessoa real. E esta tecnologia se transformou no ChatGPT.

 

No caso de atendimento ao consumidor ou até mesmo no RH, ele é capaz de conceder informações de forma prática com base em perguntas, responder questões trazidas por candidatos às vagas, responder e-mails, criar documentos diversos e relatórios automatizados.

 

Com tanta informação, certamente você já compreendeu que a IA pode contribuir demais com o cotidiano da sua empresa. Estar aberto à essa tecnologia é abrir vantagem diante de concorrentes e otimizar o tempo da sua equipe. Tudo está interconectado, e com os mecanismos calibrados, seus resultados poderão ser gigantes.

 

*Gisele Zacharias é gerente de Recursos Humanos da RB Serviços

 

 

Foto: Freepik/rawpixel.com

 

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