Notícia

Indicadores

30/01/2023 - 10h57

Talentos especializados em sustentabilidade estão em falta, aponta BCG

Pesquisa realizada junto com a Microsoft, mostra que empresas de ponta estão apostando em talentos internos

 

 

Apenas 17% das empresas que estabeleceram metas de sustentabilidade estão no caminho certo para alcançá-las, de acordo com um levantamento do Boston Consulting Group (BCG), especializado em gestão e estratégia de negócios. Em uma nova pesquisa, realizada em parceria com a Microsoft, a consultoria mostra que, para atingir os objetivos, as organizações precisam incorporar a sustentabilidade em seus negócios, mas há uma lacuna de talentos especializados a ser superada.

 

Rich Lesser, presidente global do BCG e coautor do relatório, diz que a criação de valor para acionistas estará cada vez mais ligada à liderança em sustentabilidade e que os colaboradores são essenciais para o progresso. “Estamos otimistas de que uma abordagem inclusiva ao upskilling pode nos fornecer o capital humano de que precisamos. Porém, dada a urgência, esse trabalho deve começar agora – em todas as empresas, na maioria das funções. Precisamos que todas as organizações trabalhem juntas para que nossa economia global possa fazer uma transição rápida para um futuro sustentável para nosso planeta”, diz.

 

DESENVOLVER PARA MOBILIZAR

Segundo o BCG, as equipes que ajudam as empresas a embarcarem em transformações de sustentabilidade precisam de pessoas que combinem quatro habilidades e conhecimentos: em sustentabilidade, na função em si, em transformação e em dados e digital. Essas características foram apontadas por 84% dos profissionais pesquisados que atuam como necessárias para serem bem-sucedidos em suas funções.

 

Como existem poucos talentos com perfis nessa amplitude, empresas pioneiras apostam em treinamento: selecionam colaboradores com algumas das habilidades prioritárias e, em seguida, ajudam-nos a obter o conhecimento específico para colocar seus talentos em prática. O resultado é que 68% dos líderes de sustentabilidade são “de casa”, treinados pela empresa.

 

ACELERAR A MUDANÇA APOIANDO, DESENVOLVENDO E RETENDO TALENTOS

Na fase final da transformação de uma organização, talentos com habilidades em sustentabilidade estão presentes em todas as partes. Porém, para manter a geração de resultados ambientalmente e socialmente adequados, a demanda por esses profissionais qualificados continua mais crítica do que nunca.

 

De acordo com a pesquisa, à medida que as empresas enfrentam essa nova fase, surgem várias prioridades na atração de talentos, incluindo:

 

•  Desenvolver planos de carreira e oportunidades de mobilidade para os principais talentos com expertise em sustentabilidade, cujo valor e a concorrência no mercado por esses profissionais aumentará.

 

•  Manter investimentos em educação continuada e oportunidades de qualificação para garantir que os colaboradores acompanhem as novas tecnologias e regulamentações de sustentabilidade.

 

•   Focar na evolução da cultura corporativa para tornar a sustentabilidade uma parte intrínseca do trabalho diário e, ainda, envolver a força de trabalho em novos negócios, processos e formas de trabalho sustentáveis.

 

As empresas devem pensar hoje sobre como apoiarão, capacitarão e reterão sua futura força de trabalho com qualificações em sustentabilidade, não apenas para diminuir o risco de perdê-los para os concorrentes, mas para transformar a sustentabilidade em uma vantagem competitiva duradoura.

 

 

Foto: Freepik/rawpixel.com