Notícia

Gestão

14/07/2025 - 16h52

Accesstage aposta em governança e implanta novo modelo de negócio

A empresa integrou People e Governança em uma só área e iniciou nela o processo de transformação digital

 

 

A Accesstage, empresa especializada em tecnologia para gestão financeira e open finance, unificou as áreas de RH e Governança com o objetivo de ser uma empresa que entrega resultados aos clientes por meio de pessoas felizes. Com as duas áreas orientadas para o mesmo propósito e sob a direção de Maria Funari, a organização apostou em criar um modelo de negócio visando facilitar o planejamento estratégico e atingir resultados de forma mais acelerada.

 

Para Maria, que agora é CHRO & diretora de GRC (Governança, Riscos e Compliance), a junção das duas áreas reforçou aspectos culturais da organização e o lado humano no processo de governança, inserindo características fortes presentes no dia a dia de People na rotina de GRC. Ela diz que a mesma neutralidade e confidencialidade com que a área já se dedica aos funcionários passou a ser direcionada para todos os processos da companhia, tanto em assuntos internos como renovações de certificações e aprimoramentos das normas entre áreas, além do próprio atendimento aos clientes.

 

”Mas o divisor de águas, de fato, foi a autonomia que agora os times de People & GRC, alinhados com a visão do nosso CEO, receberam para criar um modelo de governança embasado em objetivos claros e composto por ritos bem definidos para garantir o sucesso da estratégia, conduzindo todos os profissionais envolvidos, de todos os níveis hierárquicos, a um único objetivo: nos tornarmos uma empresa ainda mais admirada e respeitada, com alta performance e pessoas felizes", comenta Maria.

 

Com a visão alinhada e os processos redesenhados, colocando em primeiro plano as necessidades dos clientes e dos profissionais que compõem o dia a dia da companhia, a empresa investiu na elaboração de um Escritório de Transformação Organizacional (prática conhecida no mercado como Transformation Office), com foco em revolucionar o modelo de negócio atual.

 

Foi então que surgiu a parceria com uma consultoria especializada em times de alta performance e ambientes estratégicos, a Ser Mais Digital, que passou a implantar a metodologia Ágil em toda a rotina e nos processos de todas as áreas. Com o mapeamento inicial focado na liderança e pouco a pouco compartilhado com os times, a empresa começou a implantar ritos culturais para impulsionar a transparência, o alinhamento de informações, a troca de ideias e o compartilhamento de responsabilidade entre as diferentes áreas. E, ao contrário de outras organizações, a empresa começou a busca pela transformação digital por meio das áreas de People & Governança e não por tecnologia, como na maioria dos casos.

 

Para Maria, a grande sacada do sucesso é entender o momento da empresa e mudar a forma de agir para obter resultados diferentes. “Por isso, meu trabalho foi preparar o terreno e realmente criar do zero uma cultura de valor para chegarmos ao momento de transformação digital que estamos vivendo”, conta. Segundo ela, sem esse preparo, não haveria o engajamento das pessoas com o propósito da companhia. E foi alcançar esse resultado o que a inspirou a ir além. “Por que não inovar e criar um modelo de negócio embasado na cultura e que realmente tenha como base a centralidade no cliente e a entrega de valor com alta performance? Daí, veio a necessidade de ancorar na metodologia ágil", explica.

 

Segundo Antonio Costa, CEO da Ser Mais Digital, a consultoria teve o papel de ajudar a promover possibilidades que estimulassem o crescimento acelerado da Accesstage. “E o fato inovador de começarmos a implantação da metodologia ágil fora de TI garante que o processo seja transversal em toda a empresa e não enraizado em uma única área", afirma.

 

Para o especialista, o sucesso dessa parceria tem total relação com o fato de as áreas de Governança e People estarem sob a mesma gestão. "Foi esse olhar estratégico que possibilitou unir o que as pessoas apontam como necessidade versus o que a empresa realmente precisa", completa.

 

Um ponto fundamental para o sucesso da iniciativa foi o apoio total da presidência. “O trabalho ímpar que as áreas de People e GRC exercem na cultura da Accesstage faz com que a gente esteja pronto para atuar em um novo modelo de gestão que garante o alinhamento de entregas de valor por meio da gestão de OKRs, KPIs, agilidade e fortes ritos culturais", salienta Celso Sato, CEO e um dos fundadores da Accesstage.

 

 

Foto: Shutterstock