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06/12/2022 - 15h01

70% dos profissionais de TI esperam receber mais feedback dos gestores

Falta de perspectiva de crescimento rápido e de plano de carreira também estão na lista de insatisfações

 

 

 

Uma pesquisa inédita realizada pela IT Mídia, empresa de pesquisas, conteúdo, premiações e eventos da área de tecnologia, traz um raio-x sobre os profissionais de TI e aponta as principais insatisfações de quem trabalha nesse mercado. O estudo Diagnóstico Comportamental dos Profissionais de TI revela os principais elementos motivadores para a permanência - ou saída - desses colaboradores nas empresas. Foram ouvidos 445 profissionais do setor em todo Brasil, que avaliaram aspectos como o feedback, o aprendizado no cargo, autoavaliação e crescimento profissional.

 

Com o levantamento, a IT Mídia buscou fornecer dados para que gestores de RH possam aprimorar os seus processos e fazer contratações assertivas e duradouras na área. "A aceleração da transformação digital nas empresas causada, em boa parte, pela pandemia, aumentou exponencialmente a demanda por profissionais de TI. Percebemos que era o momento ideal para avaliar esse perfil, já que encontrar e fidelizar estes especialistas passou a ser um dos grandes desafios das empresas", explica Pedro Hagge, gerente de Estudos e Pesquisas. Para ele, em um cenário de alta demanda e escassez de talentos, é fundamental que as empresas estejam alinhadas com os objetivos e necessidades dos profissionais.

 

Os três fatores imprescindíveis para motivação mais citados foram bom ambiente de trabalho (73%), reconhecimento (60%) e autonomia para propor novas coisas (58%). Já entre os principais motivadores para a troca de emprego estão plano de carreira incerto (43%) e a falta de expectativa de crescimento a curto prazo (43%). Isso especialmente entre os jovens com menos de 25 anos. Desses, 22% acham que já aprenderam o suficiente e aspiram uma promoção imediata. Eles também apontam a falta de diversidade no ambiente de trabalho como um fator desmotivador (38%).

 

O tema feedback também aparece como um dos principais pontos de atenção para manter os talentos nas empresas, uma vez que a maioria (70%) considera fundamental o retorno por parte dos gestores, mensal ou trimestralmente. Entretanto, 42% disseram receber feedbacks apenas ocasionalmente; 27%, frequentemente; e 31%, raramente.

 

A pesquisa aponta, ainda, uma correlação direta entre a frequência de feedbacks e o grau de satisfação com a empresa ou com o gestor. Dos entrevistados que disseram receber feedbacks raramente, 46% responderam que os chefes não estão engajados no trabalho e nem com a equipe e 19% dizem estar felizes e engajados na empresa. Além disso, 60% desse grupo de respondentes afirmam ter a intenção de trocar de emprego, principalmente analistas e coordenadores. Já entre os profissionais que recebem feedback frequentemente, 73% estão engajados em seu atual emprego e 61% veem a liderança como inspiradora.

 

 

Foto: Shutterstock/@puhhha