Notícia

Gestão de Pessoas

19/01/2023 - 08h00

Dez ações para reter talentos em época de recessão

As dicas vêm da executiva Débora Mioranzza, vice-presidente Latam e Caribe da Degreed

 

 

Quando a economia sofre, líderes são forçados a repensar suas estratégias, cortar orçamentos e reexaminar sua força de trabalho. O que isso significa para a área de Treinamento & Desenvolvimento das empresas? Na maioria das vezes, fazer mais com menos. E, embora isso possa parecer uma ameaça à cultura de aprendizagem positiva criada por empresas no Brasil e no mundo, ainda é possível transformar as adversidades em oportunidades, garante Débora Mioranzza, vice-presidente para América Latina e Caribe da plataforma de aprendizagem Degreed.

 

Líderes de aprendizagem estão encontrando maneiras de manter a aprendizagem relevante e ajudar suas organizações a reter funcionários apesar dos tempos de vacas magras — um estudo da Degreed em parceria com a Forrester mostrou um período de retorno de menos de seis meses para empresas que estão priorizando a aprendizagem.

 

"A atual situação econômica global está fazendo com que as empresas reduzam seus orçamentos, resultando em três desafios principais: retenção de talento, lacunas de habilidades e limitação de recursos. A resposta para esses problemas é uma estratégia bem pensada de aprendizagem. A aprendizagem é um componente chave do plano de qualquer empresa que quer se preparar para uma recessão. Assim, enquanto outras empresas estão lutando para não afundar, uma empresa que investe no upskilling de sua força de trabalho pode não apenas sobreviver, mas prosperar", diz Débora. "Sabemos que é mais fácil falar do que fazer, mas a tecnologia de aprendizagem é um ótimo lugar para se começar. Empresas podem usá-la para avaliar as lacunas de habilidades dentro de seus quadros de funcionários, fornecer oportunidades de mentoria e focar no crescimento dos profissionais", completa a executiva.

 

Abaixo, ela compartilha dez dicas para ajudar líderes empresariais a fazer mais com menos:

 

1⇒ Procure por talento internamente

A retenção é mais barata do que a contratação de novos talentos. Descubra quais funcionários têm as habilidades transferíveis que sua empresa precisa para manter todas as funções críticas preenchidas.

 

2⇒ Concentre-se nos caminhos de carreira

Faça com que seu pessoal se empolgue com o futuro e dê uma direção e conteúdos claros para ajudá-los a alcançar suas metas de carreira internamente.

 

3⇒ Identifique as lacunas de habilidades dos funcionários

Ajude os colaboradores nas áreas que eles precisam melhorar. Assim, você dará à sua organização uma melhor visibilidade das habilidades que precisam ser desenvolvidas em todas as equipes e departamentos.

 

4⇒ Preste atenção especial à Diversidade & Inclusão

Não perca de vista os valores de sua empresa. É especialmente importante manter e impulsionar iniciativas que promovam a inclusividade e o pertencimento. Ao garantir que todos sejam ouvidos, você também mantém sua cultura e seu pessoal.

 

5⇒ Crie um plano de comunicação detalhado

Dobre a comunicação com todos os funcionários, especialmente as mensagens que celebram as oportunidades de aprendizagem disponíveis. Quando os funcionários se sentem capacitados e informados, é mais provável que eles permaneçam engajados.

 

6⇒ Não esqueça de medir a produção e não o tempo gasto

A conclusão do conteúdo, assim como as metas de aprendizagem, são importantes. Ainda mais importante é demonstrar como suas iniciativas de T&D motivam e apoiam os esforços das pessoas para alcançar os principais objetivos comerciais. Outra métrica importante é entender como as pessoas estão progredindo.

 

7⇒ Crie oportunidades para apoio e feedback

Quando é dado um espaço seguro para se conectar, é mais provável que as pessoas se sintam à vontade para compartilhar suas experiências do mundo real, admitir suas falhas e escutar seus colegas.

 

8⇒ Ofereça oportunidades de coaching e mentoria

Empodere os funcionários a se conectarem com líderes em toda a organização para superar bloqueios e crescer na carreira.

 

9⇒ Promova o fortalecimento de equipes

Dê aos gerentes as ferramentas, estratégias e atividades que os ajudem a tornar suas equipes mais unificadas, inclusivas e resilientes, o que pode impulsionar o moral e o bem-estar.

 

10⇒ Reconheça o esforço de seu time com frequência

Encontre maneiras de aumentar a satisfação profissional dos funcionários de maneira que o moral da força de trabalho seja elevado. Não se esqueça de celebrar a aprendizagem e as conquistas de desempenho das pessoas.

 

 

Foto: @freepik