24/01/2023 - 17h18
Através da marca Nivea, a Beiersdorf foca ações para a comunidade trans
Iniciativas acontecem de dentro para fora, a partir do comitê de Diversidade e grupos de Afinidade
A Beiersdorf, holding alemã voltada a cuidados pessoais, vem adotando uma série de iniciativas para a população LGBTQIA+, com um olhar especial para a comunidade trans, com o apoio da principal marca do grupo, a Nivea.
Apostando em ações que começam de dentro para fora, um dos primeiros projetos foi a criação de um Comitê de Diversidade e de cinco Grupos de Afinidade compostos por colaboradores voluntários que discutem temas voltados para grupos compostos de LGBTQIA+, pessoas negras, pessoas com deficiência, gerações e gêneros.
Um dos projetos foi a idealização da primeira Cartilha de Diversidade, Equidade e Inclusão para tangibilizar os compromissos da empresa com os grupos minorizados. Lançada durante a primeira edição do Festival do Propósito, evento interno para incentivar e engajar as equipes na agenda de iniciativas sociais e ambientais da companhia, a cartilha foi desenvolvida em cocriação com pessoas de diferentes áreas e consultores.
O material objetiva promover conhecimento profundo, de simples compreensão e transformador na vida de cada indivíduo. “Esse é um passo importante rumo a um futuro mais inclusivo e equitativo. A cartilha resume nossos objetivos e nossa missão enquanto marca que busca cuidar das pessoas em todas suas particularidades, entendendo suas histórias e as apoiando onde for necessário”, comenta Jean Henry, gerente de RH e líder da Agenda de Diversidade da Beiersdorf.
A Cartilha de DE&I orienta pessoas a agirem de forma consciente e responsável, combatendo preconceitos, discriminação e racismo. No capítulo sobre diversidade LGBTQIA+, por exemplo, há um trecho que orienta como pessoas aliadas, que não fazem parte da comunidade, podem fazer a diferença em um movimento de transformação: “Posicione-se: o papel de pessoa aliada só funciona quando há ação. Seja para acolher uma pessoa que foi discriminada ou constrangida; dar retorno a quem cometeu algum deslize ou causou constrangimento. Há diversas formas diferentes de ser ativo no combate às discriminações, avalie o cenário onde sua atuação será necessária e escolha a melhor forma de agir -- seja reagindo na hora, interrompendo a situação ou falando particularmente com as pessoas envolvidas depois”.
A Nivea também integra o Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+ ao lado de outras 150 empresas signatárias dos dez compromissos* que visam orientar práticas corporativas para promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas da comunidade e, também, sensibilizar e educar para o respeito aos seus direitos. “Aderir ao fórum foi um grande passo para a jornada da Nivea e representa o nosso empenho em transformar o ambiente de trabalho e criar espaços cada vez mais seguros. Temos diálogos muito ricos neste fórum e percebemos que o mercado está seguindo em uma ótima direção”, afirma Christian Goetz, presidente da Nivea no Brasil.
O TOQUE QUE TRANSFORMA
Em 2023, a marca entra no terceiro ano da jornada de propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões, a partir do qual firmou parcerias como a com a Todxs, organização do terceiro setor, que promove a inclusão de pessoas LGBTQIA+ na sociedade com iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança.
Já com a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos), a Nivea apoia o programa Empodere-se que, em duas edições reuniu 390 pessoas de 60 organizações filiadas à associação, sendo três delas legalizadas após a participação no curso. Ao todo, mais de quatro mil pessoas já foram impactadas indiretamente pelas capacitações. Além disso, a Nivea promoveu o resgate do Projeto Somos como parte da campanha Orgulho na Pele de 2022. O programa é uma incubadora de iniciativas e assessoria a projetos sociais que atuam na pauta LGBTQIA+ na qual mais de 1,2 mil pessoas foram beneficiadas, 12 organizações se envolveram e foram movidas duas ações na justiça pelos direitos de pessoas LGBTQIA+. A marca ainda apoiou a criação da primeira sede da história da ABGLT, em São Paulo, financiando a manutenção do espaço e da equipe da entidade.
Na mídia, a Nivea incentiva a representatividade trans com influenciadores, como Ana Carolina Apocalypse, trans de 65 anos em campanhas recorrentes no Instagram, e a cantora Liniker em projetos especiais, como o lançamento do videoclipe da música Baby95 com inserção de produtos Nivea e a interpretação de histórias inspiradoras na websérie Um Toque que Transforma, além de campanhas de produtos.
Agora, a marca aposta na parceria com pessoas trans de influência nas redes sociais em todo o Brasil. “É nítido o quanto as empresas e a sociedade estão mais atentas a dialogar para fortalecer as oportunidades de inclusão. Na publicidade, acreditamos que esse tema deve ser uma prioridade e uma forma eficiente de levar essas pautas para o dia a dia das nossas pessoas consumidoras”, afirma Andréa Bó, diretora de Marketing da Nivea.
*Os 10 Compromissos na Promoção dos Direitos LGBTQIA+
1. Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBTQIA+.
2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTQIA+.
3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTQIA+.
4. Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTQIA+.
5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTQIA+.
6. Promover o respeito aos direitos LGBTQIA+ na comunicação e marketing.
7. Promover o respeito aos direitos LGBTQIA+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes.
8. Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTQIA+.
9. Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTQIA+ na cadeia de valor.
10. Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTQIA+ na comunidade.
Foto: Getty Image