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23/08/2023 - 17h00

Employee experience e a inclusão de pessoas com deficiência

É um erro acreditar que contratar é sinônimo de incluir, diz Flávio Gonzalez, do Instituto Jô Clemente

 

 

 

Por Flávio Gonzalez*

 

Employee Experience, ou simplesmente EX, pode ser definida como a soma das interações entre uma organização e seus colaboradores, trazendo impacto no desempenho e em como as pessoas pensam e sentem a sua jornada dentro daquele contexto. Engloba, portanto, todo o percurso que vai desde a atração, seleção, onboarding, desenvolvimento até mesmo a separação, quando do momento do desligamento.

 

Em tempos de intelligent recruitment, com ampla utilização de inteligência artificial, data science, entre outros recursos, a experiência começa com uma usabilidade amigável para candidatar-se às vagas, passando pelo relacionamento com os talentos antes que as demandas surjam, seguindo até o processo de socialização com a celebração de contratos que não sejam apenas documentais, mas, principalmente, psicológicos e que tragam o sentido de pertencimento, passando pelos grandes momentos da vida, como a primeira entrevista de trabalho, o primeiro dia, a promoção, a constituição de uma família até a aposentadoria.

 

Há também os micromomentos, como conversar com os colegas no almoço, definir objetivos com o gestor direto, participar das reuniões periódicas… Enfim, é preciso cuidar dessas experiências tal como uma boa agência de viagens cuida de cada detalhe para que, no todo, aquela seja uma jornada memorável, com oportunidades e desafios, e que faça sentido, que ajude cada pessoa a viver o seu propósito, que necessariamente passa pelo trabalho.

 

A maioria de nós tem clareza sobre isto, mas é sempre bom lembrar: essa não é uma tarefa única e exclusivamente da área de Recursos Humanos. Passa também pelo Marketing, diretoria, gerência, gestores imediatos e, também, pela portaria e pelo pessoal da limpeza, entre outros. Ou seja, é uma atribuição de todos.

 

Não basta apenas enviar um belo kit de boas-vindas se no dia seguinte não se recebe nem um bom dia na entrada do prédio ou do alto executivo com quem cruzamos no corredor. É um processo coletivo, que demanda o engajamento de todos, mas também implica que pessoas façam a gestão dos detalhes, que estejam atentas aos diversos aspectos que impactam a percepção que se tem do ambiente, da iluminação até as relações entre as áreas e os diversos colaboradores.

 

A palavra “diversos” aqui assume vários significados, amplos e restritos, pois pensar na diversidade implica contemplar o todo, mas também cada um, como nos vídeos que circulam na internet, nos quais pessoas com deficiência visual, por exemplo, se surpreendem positivamente ao descobrir que determinado restaurante possui um cardápio em braile. Afinal, alguém pensou nelas!

 

Feitas essas considerações, não é difícil imaginar o ponto em que quero chegar ao tratar da relação entre employee experience e a inclusão de pessoas com deficiência.

 

Muitas vezes, comete-se o erro de imaginar que contratar seja sinônimo de incluir. A inclusão não é apenas o dia da admissão e a entrevista, embora também seja. A jornada de experiência do colaborador se inicia com esses primeiros passos e se estende por toda a história dele na organização, se materializando no dia a dia em todas as suas interações relacionais, comunicacionais, programáticas, instrumentais, entre outras.

 

Cada coisa que seja pensada, cada ambiente, comunicado, reunião, treinamento, promoção, evento ou confraternização deve levar em consideração as particularidades de cada profissional, principalmente daqueles que têm necessidades específicas de apoio para que possam ter a plena participação sem se sentirem excluídos em momento algum. Isso pode parecer um desafio complexo, mas se torna simples quando todos estão cientes de que cada um importa, sem exceção.

 

No Instituto Jô Clemente (IJC) temos adotado, desde 2013, a metodologia do Emprego Apoiado (supported employment) para a inclusão profissional de pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em empresas de diversos segmentos do mercado como Varejo, Saúde, Indústria, entre outros.

 

Essa metodologia nasceu na década de 1980 nos Estados Unidos e rapidamente se espalhou pelo mundo. Seu pressuposto básico é o de que todas as pessoas podem trabalhar e desenvolver plenamente seu potencial, desde que recebam os apoios necessários para isso. Ela deixa de lado o conceito de superação, uma vez que ele carrega a falsa ideia de que é a pessoa que precisa se superar, como se o meio não tivesse papel algum no seu sucesso.

 

No modelo social da deficiência, assim como nos mais avançados conceitos de employee experience, sabemos da importância das externalidades no desempenho individual e coletivo, o que inclui aspectos ambientais, sociais e de governança, dialogando, portanto, com as práticas de ESG não apenas nos aspectos macro, mas também nos microambientais que impactam a vida das pessoas.

 

Para que uma pessoa se desenvolva e tenha êxito dentro de um conjunto que caminha para um objetivo comum, como é o caso das organizações, é preciso que ela receba os apoios que necessita e seja lembrada como parte desse grupo em todos os momentos, pois tudo o que acontece dentro daquele organismo vivo que é a instituição tem impacto sobre ele e necessariamente no todo, inclusive nos resultados finais.

 

O lema internacional do movimento de pessoas com deficiência é nada sobre nós sem nós, mas há quem já tenha sugerido, com muita razão, que uma adaptação seja feita: nada sem nós, porque tudo é sobre nós. Talvez isso nos ajude a refletir sobre a importância de cada momento na jornada do colaborador com deficiência, de modo que todas as nossas práticas e todas as nossas decisões sejam inclusivas, levando em consideração as necessidades de cada um em tudo aquilo que fizermos.

 

 

*Flávio Gonzalez é executivo de Negócios Sociais do Instituto Jô Clemente (IJC) e pesquisador da Faculdade de Educação da USP, com 26 anos de atuação na inclusão profissional de pessoas com deficiência

 

 

Foto: Divulgação/IJC