Imagem da matéria O papel da liderança para o employee experience
06/12/2021 - 10h23 Artigos

O papel da liderança para o employee experience

Com líderes ativos e engajados, é possível construir um ambiente inclusivo e aberto a jornadas transformadoras


 

 

Por Augusto Neves*

 

 

O conceito de employee experience demonstra a importância de se contar com uma governança que, além de tornar possível a criação de experiências pessoais enriquecedoras, se apoia em medidas e ações que favoreçam a jornada de cada um dos envolvidos na rotina operacional, respeitando particularidades e características que são únicas de todos os colaboradores. Entretanto, para organizações de tamanhos e segmentos diferentes, essa é uma missão que demanda tempo e dedicação, incluindo a figura do gestor, um dos grandes referenciais dentro de uma empresa.

 

A liderança tem um papel fundamental nesse cenário, pois precisa estimular e criar um ambiente corporativo propício para que essa transformação aconteça. Ter um espaço que reconheça que o erro faz parte do processo de aprendizado, incentivando a persistência, é um diferencial relevante nesse contexto. O leão, por exemplo, é um animal que, a cada dez tentativas em consolidar um ato, costuma fracassar em até 70% das ocasiões, mas a persistência o torna o Rei da Selva, apesar das falhas que naturalmente acabam ocorrendo. Outro aspecto que carece de atenção é fomentar uma cultura interna não tóxica, isto é, flexível quanto à criatividade dos profissionais. Aqui, o foco maior deve ser em uma comunicação transparente, na liberdade, autonomia e no autogerenciamento.

 

Liderar é transformar

Se, por um lado, o avanço de soluções digitais é uma realidade praticamente irrefreável, os desafios para empresas alinhadas com o futuro não se limitam à tecnologia. No que diz respeito à gestão de pessoas, mostra-se prioritária a tendência de se reunir pilares de resiliência em um campo corporativo que visualize o componente humano com a devida complexidade, oferecendo meios para que um senso de pertencimento seja disseminado entre os departamentos. Os líderes, evidentemente, cumprem uma função decisiva para que essa mudança seja implementada e absorvida pela cultura organizacional empregada. Isso deve partir de um pressuposto fundamental: liderar é transformar.

 

Não por acaso, a liderança transformacional representa uma linha de mentalidade compatível com os tempos atuais. O objetivo maior é, entre outras finalidades, estimular o melhor de cada profissional, guiando as pessoas para atuações com mais autonomia, independência e inovação. Bem como o termo customer experience sugere – colocar o cliente como um personagem complexo a ser lapidado por políticas de relacionamento personalizadas –, com o colaborador não é diferente, afinal, são os principais encarregados por conduzir determinado negócio ao sucesso.

 

A relação com o RH

O departamento de RH pode e deve contribuir para que esse quadro seja desenhado dentro da companhia, de modo a incluir iniciativas e hábitos voltados para o desenvolvimento coletivo, utilizando a figura do líder como um referencial inegável. Trata-se de um caminho a ser percorrido com o auxílio de ferramentas inovadoras e, principalmente, a aplicação de metodologias que criem um espaço de proximidade entre todos, deixando para trás aquela sensação de que o colaborador está limitado a sua própria rotina.

 

Construir uma marca do empregador positiva e que demonstre bons valores é um compromisso compartilhado por muitos, isso é fato. Porém, atingir esse nível satisfatório no que tange o employer branding requer investimento no fator humano, e isso passa diretamente pela gestão de pessoas. É preciso ter em mente que profissionais valorizados são verdadeiros ativos, sendo determinantes para o posicionamento comercial e a imagem transmitida externamente.

 

Por que isso é tão importante para as empresas?

Investir em employee experience de modo que o mesmo seja normalizado também é uma questão competitiva. Os líderes têm um forte impacto sobre a relação do ambiente cultural e os profissionais, transmitindo valores e novos métodos de trabalho, que os beneficiem sob uma ótica voltada para a valorização humana. Logo, a organização terá condições de sustentar uma rotina de operações com mais engajamento e produtividade, fato que abrirá portas para oportunidades promissoras, em diversos aspectos.

 

Encerro o artigo destacando a concepção de que uma cultura de pessoas, mesmo que inserida no ambiente corporativo, não precisa ser delimitada por pensamentos que não mais convergem com a atualidade. Isso não significa abdicar de preceitos básicos para o funcionamento das atividades, mas ter a consciência de que contribuir para o crescimento dos colaboradores é o mesmo que potencializar o alcance e a perspectiva estratégica do negócio tendo o fator humano como protagonista de sua própria jornada.

 

*Augusto Neves é diretor de Gente e Gestão da Serede/Rede Conecta

 

Foto de abertura: Raphael Monteiro

Últimas notícias

Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
Imagem da matéria Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Artigos - 12/12/2025 - 14h38
Para o CEO da Embalixo, essa medida não significa abrir mão de metas e sim dar foco ao que realmente importa
Ver MAIS
Imagem da matéria Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Saúde e Bem-Estar - 12/12/2025 - 10h21
Saiba como é possível cumprir as metas estabelecidas, evitar a sobrecarga e manter a produtividade das equipes
Ver MAIS
Imagem da matéria Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Práticas Empresariais - 12/12/2025 - 09h50
Diretora de Recursos Humanos da SantoDigital conta como está otimizando processos e evitando os riscos da Shadow AI
Ver MAIS

Notícias mais lidas

Imagem da matéria Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Tendências - 28/08/2025 - 17h46
Iniciativa está relacionada ao novo ciclo da companhia, focado na consolidação do IA Commerce
Ver MAIS
Imagem da matéria O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
Artigos - 07/08/2025 - 17h10
Com intencionalidade e consistência, o básico bem feito tem gerado os melhores resultados, diz especialista
Ver MAIS
Imagem da matéria Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Publieditorial - 17/03/2025 - 13h10
São mais de 23 mil academias e estúdios parceiros, como Smart Fit e Bio Ritmo
Ver MAIS
Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
 Teste GRÁTIS por 7 dias