Imagem da matéria Cinco estratégias para sobreviver mais de cinco anos no mercado
16/03/2017 - 10h00 Artigos

Cinco estratégias para sobreviver mais de cinco anos no mercado


Por João Gabriel Chebante*

 

Falar que empreender no país é um grande desafio já virou clichê. Mas é preciso admitir que completar cinco anos com um negócio é um feito para poucos - 80% das empresas brasileiras não sobrevivem a este período, segundo o SEBRAE. Há uma série de fatores para isso, mas os principais recorrem a falta de planejamento, compreensão do mercado/segmento, recursos ou mesmo organização entre sócios.

 

Trata-se de um funil muito estreito para uma economia de grande porte como a brasileira. Mas como chegar até lá? E o que vem depois? Só para constar, pesquisa da mesma entidade aponta que somente 1% das empresas ultrapassam a barreira dos 15 anos de existência.

 

Após meia década apoiando mais de 20 organizações e desenvolvendo com erros e acertos o meu negócio, dá para inferir alguns pontos que são cruciais para a sobrevivência, não somente para chegar até o sexto ano, mas para constituir um negócio sólido - e aqui nem estou falando de sucesso, liderança de mercado ou top of mind. A questão é estar vivo e gerar receita que garanta sua sobrevivência mesmo. O sucesso aqui seria conseqüência de uma boa organização destas ideias:

 

1) Tenha uma boa gestão de caixa: Ainda que não seja o fator principal de morte de uma empresa, um negócio mal-gerido financeiramente mata todas as perspectivas de planejamento dos seus líderes, além de desmotivá-los, bem como sua equipe. O raro é encontrar, entre empresas de pequeno e até médio porte, uma organização clara das suas finanças. Faça e terá o passo primário para a sobrevivência da sua organização.

 

2) Tenha uma marca bem estruturada: Ao estudar e estruturar negócios ao longo de cinco anos, percebe-se que os projetos que não pensam no desenvolvimento de uma proposta de valor consistente, que se recusam a ter um DNA de marca claro (missão, visão, valores e propósito) estão mais propensos a falhar. Se você não tem uma identidade para defender, você não tem estratégia: está vivendo só de táticas. E alguma hora o teu negócio precisa gerar uma marca ao mercado. Além disso, jamais subestime o valor da comunicação com o público: ser criativo e estar sempre presente é obrigatório em tempos de torrente de informações. Faça publicidade, sempre.

 

3) Procure um sistema de vendas sólido e escalável: Vender é a base de toda empresa. Mas o trunfo que fará a sua empresa escalar e tornar-se sólida é ter um segmento de atuação, ou um nicho, aonde ela possa ser a referência. Seja um restaurante pautado em gastronomia grega, um pet-shop para uma raça específica ou mesmo o posto de conveniência #1 de um bairro tradicional, o grande trunfo é ter um canal de vendas que gere recorrência, que seja a referência para um público cuja receita sustente a operação.

 

4) Transparência e reconhecimento de pessoas: No desenvolvimento de uma organização, há quem prefira contratar pessoas com pouca ou nenhuma experiência, por ser mais barato, e gerar o aprendizado durante a jornada. Além de uma miopia notória na construção da sua marca, este racional invariavelmente trará problemas na sua entrega de produto/serviço ao público, gerando uma impressão negativa e perda de receitas a longo prazo. Neste quesito, percebe-se que as empresas mais sólidas são aquelas que desenvolvem pessoas sim, mas de forma transparente e pagando o que é justo pelo seus talentos.

 

5) Seja enxuto. E esteja pronto para pular de barco: Um erro comum de quem não falhou nos pontos acima é, quando adquire sustentabilidade e começa a crescer rapidamente, tornar a operação maior do que sua demanda - seja investindo em pessoas, estruturas ou mesmo em marketing e comunicação. É o ouro de tolo do mundo corporativo: as maiores empresas de amanhã serão aquelas que aliarão grande entrega de valor com estrutura enxuta, que proporciona uma rápida mudança de modelo de negócio quando fatores do macro/microambiente se apresentam. A Netflix entregava DVDs via correio antes da sua plataforma de streaming de filmes, por exemplo. E hoje, só no Brasil, fatura mais com assinaturas do que o SBT com uma estrutura ínfima.

 

Visto estes pontos, acho que qualquer empresa tem boas chances de, a sua maneira, criar um negócio sólido. Como último ponto, reforço a importância da leitura: se Warren Buffet lê 500 páginas por semana e é um dos homens mais ricos do mundo, o que você espera de quem não gosta de ler? O empreendedor brasileiro, apesar do forte poder de iniciativa, é um dos que menos planeja e se prepara para a difícil tarefa de desenvolver um novo negócio. Seja tão voraz na leitura quanto na vontade de empreender. E divirta-se!

 

*João Gabriel Chebante é fundador da Chebante Brand Strategy. Formado em Administração com Ênfase em Marketing na ESPM, com especialização em Modelagem de Negócios pela mesma faculdade e Gestão de Marcas (branding) pela FGV. Possui onze anos de experiência em marketing, atuando em inteligência de mercado e gestão de marcas como profissional e como consultor de empresas.

Últimas notícias

Imagem da matéria A clareza que ainda nos falta na comunicação
A clareza que ainda nos falta na comunicação
Artigos - 16/01/2026 - 11h26
Expert no assunto, Denise Joaquim Marques traz reflexões práticas para a construção de vínculos mais maduros
Ver MAIS
Imagem da matéria Quando o silêncio provoca ruídos difíceis de ignorar
Quando o silêncio provoca ruídos difíceis de ignorar
Artigos - 15/01/2026 - 19h06
Por que jovens entusiasmados no processo seletivo perdem o vigor depois de contratados
Ver MAIS
Imagem da matéria Grupo Zonta promove mais de 1.200 colaboradores em 2025
Grupo Zonta promove mais de 1.200 colaboradores em 2025
Desenvolvimento Profissional - 15/01/2026 - 18h11
Empresa aposta em universidade corporativa para suprir escassez de mão de obra no Sul
Ver MAIS
Imagem da matéria Comp lança report inédito que revela o DNA das empresas mais maduras em remuneração no Brasil
Comp lança report inédito que revela o DNA das empresas mais maduras em remuneração no Brasil
Publieditorial - 15/01/2026 - 11h03
Estudo analisa padrões de eficiência, governança e arquitetura de cargos das 21 vencedoras do Prêmio Maturidade
Ver MAIS

Notícias mais lidas

Imagem da matéria Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Tendências - 28/08/2025 - 17h46
Iniciativa está relacionada ao novo ciclo da companhia, focado na consolidação do IA Commerce
Ver MAIS
Imagem da matéria O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
Artigos - 07/08/2025 - 17h10
Com intencionalidade e consistência, o básico bem feito tem gerado os melhores resultados, diz especialista
Ver MAIS
Imagem da matéria Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Publieditorial - 17/03/2025 - 13h10
São mais de 23 mil academias e estúdios parceiros, como Smart Fit e Bio Ritmo
Ver MAIS
Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
 Teste GRÁTIS por 7 dias