Imagem da matéria Carreira: o maior patrimônio do profissional
29/11/2016 - 09h00 Artigos

Carreira: o maior patrimônio do profissional


Por Carolina Martins*

 

Diferente do que estamos acostumados a ver no mercado, a carreira atualmente deve ser encarada como um patrimônio do profissional, e não mais exclusivamente da empresa. A afirmação pode parecer polêmica, mas é uma constatação tendo em vistas as diversas mudanças de paradigma nos sistemas tradicionais de desenvolvimento de pessoas. Antigamente, o foco do colaborador era entrar em uma empresa para ser “chefe”, passando a vida toda com o mesmo emprego. Havia praticamente uma única trilha a ser seguida e o sucesso dependia do local de trabalho.

 

Tempos mais tarde, o conceito mudou e o profissional passou a ter a chance de escolher entre duas opções: seguir para a área gerencial ou técnica. A opção por uma frente ou outra estava ligada à formação focada nas atribuições diárias dos funcionários, totalmente operacionais e não relacionados ao desenvolvimento do profissional como um todo.

 

Por outro lado, o que se vê atualmente é o surgimento de profissionais mesclam habilidades comportamentais com conhecimento técnico. Parte do desenvolvimento dessas habilidades é estimulada pelas empresas. No entanto, esse novo panorama da carreira como patrimônio do profissional mostra que a própria pessoa deve sempre ter um olhar crítico sobre suas experiências, pontos fortes e fracos e focar além de sua posição atual, pensando nos próximos passos. Questões como “aonde você pretende chegar?”, “quanto deseja trabalhar?” e “quanto quer ganhar?” são importantes para saber exatamente o que o funcionário quer para o futuro. O sucesso profissional é algo real e desejado por muitos, porém, deve ser planejado e bem desenvolvido, o que vai diferenciá-lo nesse momento é ter atitude para ir além do que é esperado dele.

 

A busca pelo aperfeiçoamento deve ser constante. Contudo, vivemos em uma época em que o profissional precisa aprimorar sua própria carreira em vez de apenas aguardar que as empresas invistam nele. Não é que as companhias não façam isso. A maioria estimula e paga um percentual ou até mesmo 100% de MBAs, cursos de idiomas, entre outros. Porém o funcionário não deve depender apenas disso. Afinal, o que diferencia você dos demais é exatamente aquilo que você faz de diferente.

 

Bryan Tracy, em seu livro “O Ciclo do Sucesso” apresenta alguns fatores determinantes para a busca pelo melhor desempenho profissional. Os mais importantes são confiar em si mesmo, assumir riscos e, principalmente, sair da zona de conforto. Na era digital, há diversos cursos, palestras e workshops que podem ser encontrados na Internet – muitos deles gratuitos – que poderiam ser mais aproveitados para que as pessoas desenvolvam suas capacidades e evoluam profissionalmente. Além disso, o colaborador pode apresentar a sugestão de um curso para que a empresa invista nele em vez de ficar esperando pelo que quer.

 

Vale destacar que o líder também exerce um papel importante nesse processo porque sua orientação em feedbacks periódicos pode ajudar o profissional a identificar no que precisa se aperfeiçoar. Na Resource IT, implantamos recentemente uma nova metodologia de avaliação baseada em registros diários de feedback, onde o colaborador tem o seu espaço para incluir suas entregas e evoluções e o líder também pode registrar os feedbacks e percepções em relação ao colaborador justamente para facilitar esse acompanhamento mais próximo. Utilizando a solução, os gestores estimulam a busca pelo aprimoramento de seus colaboradores. Com recursos como esse, atingimos 94% de índice de satisfação dos funcionários com o trabalho e, dos que saem da companhia, 95% voltariam a trabalhar na Resource IT.

 

Com a colaboração do líder e da empresa em que atua somada à inciativa proativa de se desenvolver, o profissional pode tomar as rédeas de sua carreira e direcioná-la para alcançar o que desejar, efetivamente tornando-a seu patrimônio. Dessa forma, as organizações e seus funcionários saem ganhando. Os profissionais se beneficiam porque conseguirão atingir seus objetivos de carreira com mais facilidade e rapidez. Já para as companhias, as vantagens são ter colaboradores mais bem preparados, produtivos e satisfeitos com a organização onde trabalham, garantindo a retenção de talentos, com menor rotatividade.

 

*Carolina Martins é gerente de Desenvolvimento de RH da Resource IT

Últimas notícias

Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
Imagem da matéria Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Artigos - 12/12/2025 - 14h38
Para o CEO da Embalixo, essa medida não significa abrir mão de metas e sim dar foco ao que realmente importa
Ver MAIS
Imagem da matéria Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Saúde e Bem-Estar - 12/12/2025 - 10h21
Saiba como é possível cumprir as metas estabelecidas, evitar a sobrecarga e manter a produtividade das equipes
Ver MAIS
Imagem da matéria Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Práticas Empresariais - 12/12/2025 - 09h50
Diretora de Recursos Humanos da SantoDigital conta como está otimizando processos e evitando os riscos da Shadow AI
Ver MAIS

Notícias mais lidas

Imagem da matéria Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Tendências - 28/08/2025 - 17h46
Iniciativa está relacionada ao novo ciclo da companhia, focado na consolidação do IA Commerce
Ver MAIS
Imagem da matéria O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
Artigos - 07/08/2025 - 17h10
Com intencionalidade e consistência, o básico bem feito tem gerado os melhores resultados, diz especialista
Ver MAIS
Imagem da matéria Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Publieditorial - 17/03/2025 - 13h10
São mais de 23 mil academias e estúdios parceiros, como Smart Fit e Bio Ritmo
Ver MAIS
Imagem da matéria Futuro do trabalho: a IA vai roubar meu emprego?
Futuro do trabalho: a IA vai roubar meu emprego?
Artigos - 13/05/2025 - 11h18
Para Cammila Yochabell, recursos como ChatGPT e DeepSeek são aliados de quem se mantém qualificado
Ver MAIS
 Teste GRÁTIS por 7 dias