Notícia

Tendências

10/04/2023 - 16h10

Efí aponta resultados positivos depois de adotar jornada reduzida

Mais senso de pertencimento por parte dos colaboradores foi o principal ganho, diz a gerente de RH da empresa

 

 

 

Seis meses depois de implementar a semana de quatro dias para os colaboradores, a Efí (antiga Gerencianet), conta digital de recebimentos para pessoas físicas e jurídicas, já consegue contabilizar ganhos. Uma amostra realizada com 50 líderes da empresa apontou que, em relação à produtividade, 86% consideraram que houve médio, pouco ou nenhum impacto no aumento da realização de horas extras; 94% perceberam médio, considerável ou alto impacto positivo na qualidade do trabalho das equipes; 86% afirmaram que a produtividade aumentou ou se manteve igual; e 88% disseram que os funcionários se ausentaram menos do trabalho durante o expediente para resolver questões pessoais.

 

Além disso, para 98% dos líderes houve considerável ou alto impacto na satisfação dos colaboradores e 96% avaliaram ter sido considerável ou alto o impacto no senso de pertencimento. A Efí identificou ainda que houve uma redução de 87% nos desligamentos voluntários no segundo semestre de 2022 na comparação com o mesmo período de 2021.

 

Na visão de Glícia Braga, gerente de RH da Efí, o principal ganho foi o aumento do senso de pertencimento à empresa. “Os colaboradores passaram a se sentir mais valorizados e mais gratos por terem mais tempo disponível para se dedicarem às atividades pessoais e à família. Esse sentimento apareceu com bastante força em nossa última pesquisa de clima organizacional”, pontua.

 

Além disso, prossegue a profissional, também houve um aumento significativo no número de currículos recebidos. “Isso demonstra que a ação não apenas beneficiou os nossos colaboradores, mas também gerou um impacto positivo na percepção da empresa por parte de candidatos em potencial."

 

A Efí encerrou 2022 com um volume transacionado de R$ 21 bilhões, 40% superior ao mesmo período do ano passado. A carteira de clientes também aumentou: de 290 mil clientes em 2021, a empresa fechou 2022 com 370 mil, alta de 27%.

 

"Implementamos a jornada reduzida como uma recompensa aos resultados incríveis que o nosso time entregou ao longo dos anos. E os números apurados não poderiam ser diferentes, pois entendemos que a mudança proporciona múltiplos benefícios aos nossos colaboradores, que retornam ao trabalho mais motivados e descansados, o que faz total diferença para o dia a dia de trabalho", contextualiza Evanil Paula, CEO da empresa.

 

 

Foto: Shutterstock