04/11/2025 - 10h34
Grupo Gestão RH inova com suporte para startups de HR tech
Iniciativa visa aproximar fornecedores de tecnologia com os departamentos de Recursos Humanos
O segmento brasileiro de Recursos Humanos vive uma transformação acelerada com a chegada da inteligência artificial (IA), automação e analytics. Estima-se que, na América Latina, o setor de tecnologia voltada a RH (HR tech) movimentou mais de US$ 1,1 bilhão em 2024, com o Brasil respondendo por mais de 60% desse total, segundo estudos de mercado do Imarc Group e da Fortune Business Insights. As projeções indicam crescimento anual de 6% a 8% até 2030.
A promessa é clara: usar dados e IA para melhorar a atração de talentos, prever turnover, personalizar treinamentos e automatizar rotinas administrativas. No entanto, grandes barreiras ainda impedem o pleno uso do potencial tecnológico em Recursos Humanos. De olho nesse movimento e reforçando seu posicionamento de principal parceiro da área no país, a Gestão RH inova mais uma vez e lança a Gestão RH Startups, um ecossistema que aproximará as principais soluções de tecnologia do país das áreas de RH das empresas.
“Faremos uma curadoria do que há de melhor no mercado e vamos potencializar as HR techs que farão parte do nosso ecossistema”, afirma Renato Fiochi, CEO do Grupo Gestão RH.
Entre os principais desafios apontados pelos RHs estão a baixa qualidade dos dados internos, a dificuldade de integração com sistemas legados e a falta de profissionais preparados para lidar com IA e analytics. Além disso, viés algorítmico, risco de não conformidade com a LGPD e resistência cultural ainda travam muitos projetos.
“A IA pode multiplicar o impacto estratégico do RH, mas sem dados limpos, governança e capacitação, ela se torna apenas mais uma promessa vazia. O desafio está menos na tecnologia e mais nas pessoas e na cultura organizacional”, pondera Aline Esteves, People partner da Monashees e CHRO as a service no portfólio do grupo, que também faz parte da liderança da nova iniciativa.
Segundo uma pesquisa recente da ABRH Brasil apenas 27% das empresas brasileiras utilizam IA em algum processo de RH, e menos de 15% afirmam ter uma estratégia estruturada de dados e analytics. Mesmo assim, esse movimento é irreversível. Soluções de automação de recrutamento, chatbots internos, people analytics e plataformas de aprendizado adaptativo já estão mudando a rotina dos times de RH em empresas de diversos setores.
“A IA é o próximo salto de produtividade no RH – não substitui pessoas, mas amplia a capacidade humana de decisão e personalização. O RH que dominar essa combinação de dados, empatia e tecnologia será o protagonista da próxima década”, complementa Caio Infante, investidor de startups de RH e um dos idealizadores da Gestão RH Startups.
Para a startup participar, é preciso fazer a inscrição no processo de seleção para fazerem parte do ecossistema que contará ainda com debates e pesquisas lideradas do segmento.
As HR techs selecionadas pela Gestão RH Startups terão apoio para validar modelo de negócios e product market fit, contarão com apoio em marketing e exposição de marca nos canais e eventos da Gestão RH, apoio comercial e estratégias de growth, além da possibilidade de captação de recursos.
“Queremos dar ao RH o protagonismo que ele tanto busca e estar mais próximo ao negócio com dados, eficiência e resultados e ajudar as startups e a se estabelecerem de maneira sólida e com propósito. É o ecossistema que o mercado de RH precisava e estamos organizando as duas pontas para se unirem e prosperarem juntas”, finaliza Renato.
Confira aqui mais informações e o formulário de inscrição no processo seletivo

