Notícia

Saúde e Bem-Estar

03/11/2025 - 17h32

Natura cria metodologia para medir impacto do bem-estar de colaboradores nos negócios

Vinculada ao conceito de liderança regenerativa, iniciativa tem parceria com a Universidade de Oxford

 

 

A Natura anunciou uma parceria com Jan-Emmanuel De Neve, pesquisador, referência em pesquisas sobre bem-estar corporativo e professor da Universidade de Oxford, para o desenvolvimento e a aplicação de uma metodologia científica de medição do bem-estar de seus colaboradores de forma a conectá-lo aos resultados de negócios. A ideia é desenvolver e melhorar o bem-estar corporativo dos funcionários no Brasil, na Argentina e no México.

 

"Essa iniciativa representa um marco importante para a nossa empresa, e concretiza a essência do Bem Estar Bem, de forma a estruturar e desenvolver um ecossistema com experiências e benefícios que ampliam o bem-estar e a potência das nossas pessoas e, por consequência, do nosso negócio ", afirmou Paula Benevides, vice-presidente de Pessoas da Natura, no evento Mind Summit, na última semana.

 

A medição do bem-estar está intrinsecamente ligada à visão 2050 da empresa e ao seu conceito de liderança regenerativa. "As experiências vividas no trabalho contribuem para tornar as pessoas melhores também fora dele, formando gente não só para o negócio, mas para o mundo", completa Paula.

 

Na Universidade de Oxford, onde dirige o Centro de Pesquisa sobre Bem-Estar, Jan-Emmanuel realiza estudos que demonstram o bem-estar corporativo como fator crítico de sucesso, que impulsiona a produtividade, a retenção de talentos e o desempenho financeiro.

 

A metodologia adotada pela Natura considerará seis pilares – ou drivers – considerados essenciais pelo pesquisador para promover bem-estar no trabalho: Propósito e Realizações; Desenvolvimento e Segurança Psicológica; Relacionamentos; Autonomia e Flexibilidade; Remuneração e Benefícios; e Risco, Saúde e Segurança Pessoal.

 

A medição apoiará as iniciativas e ações já existentes na companhia mas também fomentar novas iniciativas para as dimensões de bem-estar mental, emocional, social, ambiental, físico, financeiro e profissional.

 

 

Foto: Shutterstock