Notícia

Tendências

20/01/2023 - 10h26

Tecnologia, bem-estar, líderes empáticos estão entre as principais tendências de RH em 2023

Priscila Ventura, líder da área de Pessoas da TotalPass, comenta

 

 

 

O ano de 2022 ficou marcado pela retomada presencial aos escritórios, mesmo que em modelo híbrido. Esse cenário apresenta os principais desafios vivenciados pelo setor de RH para manter os colaboradores engajados, mesmo a distância, incentivar os modelos de gestão híbrido e, principalmente, cuidar da saúde mental dos funcionários no contexto pós-pandêmico.

 

De acordo com Priscila Ventura, head de People da TotalPass, empresa de soluções de saúde integrada, a preocupação com a saúde mental dos colaboradores deve seguir norteando as ações de RH em 2023. "A síndrome de burnout passou a ser uma doença ocupacional. O setor deve continuar prestando atenção nos cuidados com a saúde mental das equipes, buscando benefícios corporativos com este direcionamento, além de treinamentos para desenvolver lideranças mais empáticas", explica.

 

Recrutar e reter os talentos diante do mercado competitivo está entre os desafios do RH. Confira as principais tendências para o segmento em 2023, de acordo com a mudança no comportamento dos colaboradores nos últimos anos.

 

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A tecnologia estará ainda mais presente no dia a dia dos profissionais de Recursos Humanos. "Muitas ferramentas estão sendo desenvolvidas para auxiliar o setor como a cultura de feedback, lifelong learning, real skills, life experience, IA em Recrutamento e Seleção, proteção e segurança de dados no trabalho remoto e people analytics. Todas essas iniciativas irão contribuir com o desenvolvimento estratégico do setor", ressalta Priscila.

 

AUTOMAÇÃO

Assim como em outras áreas de atuação, a digitalização reforça a necessidade da tomada de decisões baseadas em dados. "A automação é o caminho para o desenvolvimento de processos com ferramentas mais tecnológicas e robustas. O RH precisa tomar boas decisões para impulsionar os negócios, seja para o recrutamento de talentos como para a implementação de processos para o trabalho híbrido, por exemplo", prossegue a especialista.

 

TREINAMENTO DE LIDERANÇAS

Ter uma liderança empática é uma estratégia eficaz para que gestores conquistem a confiança das equipes, além de impactar diretamente no rendimento do time. Priscila destaca: "É necessário muito treinamento para desenvolver as habilidades no quesito comportamental e conquistar uma liderança empática. É preciso implementar na cultura das empresas para que, tanto líderes quanto liderados, entendam a importância de prestar atenção no bem-estar e qualidade de vida e os seus impactos na rotina profissional e pessoal".

 

SOLIDIFICAÇÃO DO TRABALHO REMOTO

De acordo com pesquisa feita pela Hays na América Latina, a flexibilidade com o trabalho remoto é fator decisivo para atração e retenção de talentos. Quase 70% dos participantes indicaram esse modelo como o principal benefício a ser considerado. Para a executiva da TotalPass, não dá mais para negar que o teletrabalho foi solidificado, especialmente nos últimos dois anos. Segundo ela, as empresas precisam dar o suporte necessário para os colaboradores, com a integração entre as equipes, engajamento com os profissionais, além de garantir a segurança e proteção de dados no ambiente digital.

 

BENEFÍCIOS CORPORATIVOS

Um estudo da Technavio aponta que o mercado de benefícios corporativos no Brasil deve crescer 9,05% até 2026. Dentre as principais vantagens oferecidas pelas empresas para engajar os colaboradores estão alimentação, transporte, saúde e bem-estar físico e mental. "O mercado está se movimentando para a geração de valor que as soluções de benefícios corporativos integrados apresentam como diferencial competitivo para as empresas. Além do salário, os benefícios oferecidos são determinantes para a satisfação dos colaboradores. Profissionais satisfeitos se tornam os principais promotores da marca, com engajamento orgânico e genuíno", finaliza Priscila.

 

 

Foto: Freepik/@standeret