Imagem da matéria Demanda por profissionais com habilidades verdes é o dobro da oferta
06/11/2025 - 16h25 Carreiras & Oportunidades

Demanda por profissionais com habilidades verdes é o dobro da oferta

Contratações são 47% mais rápidas devido à falta de profissionais qualificados, aponta LinkedIn


 

Em meio a um cenário de transição climática e transformações econômicas, uma nova pesquisa do LinkedIn revela que no mundo todo a contratação de profissionais com habilidades verdes segue crescendo em ritmo acelerado, mais do que o dobro da velocidade da formação de novos talentos qualificados nessa área.

 

Essa escassez de talentos significa que profissionais com habilidades voltadas à sustentabilidade são contratados a uma taxa 47% superior à da média da força de trabalho. Pela primeira vez, mais da metade das contratações verdes (53%) são para cargos que não eram tradicionalmente associados à sustentabilidade. As habilidades nesse campo estão se tornando rapidamente competências essenciais para os negócios, à medida que as empresas reconhecem cada vez mais o valor de operar de forma mais sustentável.

 

Apesar do avanço, o ritmo de formação de talentos verdes ainda não acompanha a demanda. Nos últimos dois anos, a contratação de profissionais com habilidades sustentáveis cresceu 8% globalmente, já a oferta desses profissionais aumentou apenas 4,3%. Essa diferença sinaliza um alerta: se não houver investimento massivo em capacitação, as oportunidades econômicas e os avanços climáticos podem ser comprometidos.

 

No Brasil, a taxa de contratações verdes também apresentou crescimento, saltando de 12,1% em 2021 para 18,1% em 2025. No mesmo período, a concentração de talentos verdes (proporção de profissionais com habilidades verdes na força de trabalho total) passou de 12,3% para 15,3%, sendo que somente de 2024 para 2025, o crescimento da oferta desses profissionais foi de 6,7%, segundo os dados do LinkedIn.

 

“As organizações estão buscando profissionais com habilidades sustentáveis, mas o mercado não está formando esses talentos na mesma velocidade. Esse desequilíbrio representa tanto um desafio quanto uma oportunidade para o Brasil. Temos condições de liderar a transição verde, desde que haja um trabalho conjunto para ampliar o acesso a essas habilidades que já não são apenas diferenciais, mas essenciais”, afirma Ana Claudia Plihal, executiva de Soluções de Talentos do LinkedIn Brasil.

 

SEM ACESSO ÀS COMPETÊNCIAS E TREINAMENTOS 

Em escala global, o desejo por carreiras mais sustentáveis também parte dos trabalhadores. Quatro em cada dez (43%) gostariam de atuar em empregos relacionados à transição energética. Entre os jovens, esse número sobe para 52% (millennials) e 58% (geração Z).

 

Os dados mostram também que profissionais de todas as gerações relatam preocupação com a falta de experiência como barreira para migrar para cargos sustentáveis. Embora 56% das empresas digam oferecer treinamentos abrangentes em habilidades verdes, 30% dos trabalhadores afirmam não ter as competências necessárias para ocupar essas funções, e 44% relatam não receber esse tipo de treinamento em seus empregos atuais.

 

“Fechar a lacuna das competências sustentáveis é fundamental para o ecossistema. Ajuda os trabalhadores a navegarem em um mercado em transformação, as empresas a transitarem com sucesso pelas exigências do clima, os governos a manterem sua competitividade, e por último, mas não menos importante: é uma peça-chave para criarmos um planeta melhor para todos. É fundamental que todos nós – educadores, setor produtivo e poder público – atuemos juntos para expandir esse ecossistema de talentos”, completa Ana Claudia.

 

BRASIL: UM PAÍS COM POTENCIAL DE LIDERANÇA

Apesar dos desafios, o Brasil se destaca entre os países com maior crescimento acumulado em contratações verdes entre 2021 e 2025, com taxa anual composta (CAGR) de 10,7%. Esse avanço tem reflexos diretos na economia. Segundo estudo da UFRJ e do governo federal, a implementação do Plano de Transformação Ecológica pode criar 2 milhões de empregos até 2035 e acelerar o crescimento do PIB.

 

Os dados consolidados de 2025 revelam uma movimentação consistente tanto do lado das habilidades adicionadas por profissionais quanto nos setores que mais concentram contratações verdes no Brasil. O cenário reflete uma resposta direta às demandas por eficiência, adaptação climática e sustentabilidade em áreas estratégicas da economia:

 

Habilidades verdes mais demandadas no Brasil em 2025

Mitigação de Riscos

► Eficiência Operacional

► Gestão Integrada da Cadeia de Suprimentos

► Estratégia de Sustentabilidade

► Impactos das Mudanças Climáticas

 

Setores com maior participação de contratações verdes no Brasil em 2025

► Agricultura, Pecuária e Silvicultura: 37,9%

► Construção Civil: 36,2%

► Petróleo, Gás e Mineração: 33,3%

► Serviços Públicos (Utilities): 29,7%

► Manufatura: 24,8%

 

Globalmente, a contratação de talentos verdes continua avançando em ritmo acelerado em diversos setores. Entre 2021 e 2025, o setor de tecnologia liderou o crescimento de contratações com habilidades sustentáveis, com alta média anual de 11,2%. Em 2025, 14,7% dos profissionais desse setor ao redor do mundo já possuíam pelo menos uma habilidade verde.

 

A busca por sustentabilidade também impulsionou a valorização de competências específicas. As categorias de habilidades verdes mais frequentemente adicionadas ao redor do mundo em 2025 foram: Gestão de Energia, Educação para a Sustentabilidade, Prevenção de Resíduos e Aquisição Sustentável. Entre elas, Gestão de Energia foi a habilidade com crescimento mais rápido, com aumento de 17,4% no número de profissionais que adicionaram essa competência aos seus perfis, impulsionada pelo avanço das energias renováveis e pelas demandas geradas pela Inteligência Artificial.

 

No contexto da IA, profissionais com esse perfil vêm adicionando cada vez mais competências verdes ligadas à eficiência, manutenção e sustentabilidade industrial. As que mais cresceram globalmente entre talentos de IA foram: Eficiência Operacional (+579%), Manutenção e Reparo (+190%), Gestão do Ciclo de Vida do Produto (+152%) e Otimização de Processos (+132%).

 

Últimas notícias

Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
Imagem da matéria Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Artigos - 12/12/2025 - 14h38
Para o CEO da Embalixo, essa medida não significa abrir mão de metas e sim dar foco ao que realmente importa
Ver MAIS
Imagem da matéria Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Saúde e Bem-Estar - 12/12/2025 - 10h21
Saiba como é possível cumprir as metas estabelecidas, evitar a sobrecarga e manter a produtividade das equipes
Ver MAIS
Imagem da matéria Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Práticas Empresariais - 12/12/2025 - 09h50
Diretora de Recursos Humanos da SantoDigital conta como está otimizando processos e evitando os riscos da Shadow AI
Ver MAIS

Notícias mais lidas

Imagem da matéria Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Tendências - 28/08/2025 - 17h46
Iniciativa está relacionada ao novo ciclo da companhia, focado na consolidação do IA Commerce
Ver MAIS
Imagem da matéria O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
Artigos - 07/08/2025 - 17h10
Com intencionalidade e consistência, o básico bem feito tem gerado os melhores resultados, diz especialista
Ver MAIS
Imagem da matéria Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Publieditorial - 17/03/2025 - 13h10
São mais de 23 mil academias e estúdios parceiros, como Smart Fit e Bio Ritmo
Ver MAIS
Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
 Teste GRÁTIS por 7 dias