Notícia

Liderança

07/06/2023 - 11h38

Apesar de excessos serem prejudiciais, o que mais afeta as equipes são as lacunas

Especialistas comentam os três principais erros cometidos pelos líderes

 

 

 

Ter resiliência, ser assertivo, dar feedbacks eficazes, saber motivar, ouvir com atenção e guiar para o sucesso. Essas são apenas algumas habilidades que um líder deve ter. Dependendo do ramo de atividade, da cultura empresarial ou da personalidade dos colaboradores, um tipo de liderança pode ser mais adequado que o outro, mas não há contestação sobre os principais erros de um líder, seja qual for a situação.

 

De acordo com Marina Figueiredo, CEO da Health Business School, escola de negócios para a área de saúde, apesar de excessos não serem de bom tom no ambiente empresarial, o que mais tem prejudicado equipes são as lacunas, as ausências e vazios. Por isso, a especialista elencou os três piores erros de líderes de equipe:

 

1. Falta de comunicação

A comunicação é fundamental para o sucesso de uma equipe. Um dos piores erros que um líder pode cometer é falhar em estabelecer canais de comunicação claros e abertos, de forma que o diálogo seja efetivo e assertivo. Isso pode levar a problemas de informação, falta de alinhamento e mal-entendidos dentro do time. Um líder precisa ser um comunicador eficaz, capaz de transmitir claramente as expectativas, metas e feedbacks aos membros da equipe. Além disso, é importante estar aberto à comunicação, encorajando os funcionários a compartilhar suas ideias, preocupações e sugestões.

 

“Esse erro pode levar à diminuição da produtividade da equipe. Além disso, a falta de feedback construtivo pode impedir o desenvolvimento dos liderados. Por isso, um líder eficaz deve fornecer feedback regular e específico para ajudar os profissionais a melhorar o desempenho”, explica Ana Paula Simone, sócio-diretora da escola de negócios.

 

2. Falta de visão e direção clara

Não fornecer um direcionamento claro, pode ser um erro catastrófico. Se os membros da equipe não entendem os objetivos e metas organizacionais, é difícil para eles se engajarem e trabalharem em conjunto para alcançá-los. Um líder deve ser capaz de articular uma visão inspiradora e estabelecer metas claras, comunicando-as de maneira eficaz a todos os membros da equipe. Isso ajuda a criar alinhamento e motivação em torno de um propósito comum.

 

3. Falta de delegação

Outro erro comum é não delegar responsabilidades adequadamente e tentar controlar todos os aspectos do trabalho da equipe. Os líderes que não delegam, não transmitem a sensação de confiança para os liderados. É importante confiar nos membros da equipe, delegar tarefas e autoridade apropriadas e permitir que eles assumam a responsabilidade por suas áreas de trabalho. Isso não apenas libera tempo para o líder se concentrar em questões estratégicas, mas também ajuda a desenvolver as habilidades e a autonomia dos demais.

 

Marina Figueiredo alerta: “Aliado à falta de delegação está o excesso de microgerenciamento. Os líderes que se envolvem dessa forma não apenas sobrecarregam a si mesmos, mas também inibem o crescimento e o desenvolvimento dos membros da equipe”.

 

Desenvolvimento de liderança

Mesmo quem não é líder nato, pode aprender sobre desenvolver as melhores características da liderança e obter os melhores resultados por meio da capacitação em processos de gestão de pessoas.

 

“É possível, sim, aprender a ser mais assertivo na condução da equipe e alcançar os resultados esperados pelo grupo. Mas, para isso, é preciso compreender o papel do líder, assim como se capacitar para fazer contratações e treinamentos melhores, dar feedbacks de desempenho e até sobre os cuidados no momento de um desligamento”, afirma Ana Paula.

 

 

 

Foto: Shutterstock