Notícia

Artigos

29/01/2024 - 08h11

O papel do RH nas iniciativas de sustentabilidade ambiental

Inon Neves, VP Latam da Access, diz como a área pode contribuir no tema

 

 

Por Inon Neves*

 

No atual cenário corporativo em rápida evolução, a sustentabilidade ambiental tornou-se uma prioridade para organizações de todos os setores. À medida que as empresas reconhecem a importância de práticas responsáveis e sustentáveis, o papel dos profissionais de Recursos Humanos (RH) se amplia e passa a incluir entre as suas demandas a liderança de iniciativas ambientais no local de trabalho.

 

A sustentabilidade ambiental pode ser resumida como a busca por formas de utilizar os recursos com a maior eficiência possível e de maneira renovável. Com as mudanças climáticas e a escassez de recursos se tornando um fator preocupante, as empresas estão sob crescente pressão para maximizar a sua pegada ecológica e promover práticas sustentáveis. Ao adotar estratégias ambientalmente responsáveis, as organizações podem melhorar a sua imagem corporativa, atrair os melhores talentos e contribuir para um planeta mais saudável.

 

Tradicionalmente, os departamentos de RH concentram-se na gestão de pessoal, recrutamento e bem-estar dos funcionários. No entanto, à medida que a sustentabilidade ganha relevância estratégica, os profissionais da área estão se tornando impulsionadores de iniciativas ambientais nas suas organizações.

 

Confira alguns exemplos de como o RH pode contribuir para promover a sustentabilidade ambiental:

 

Desenvolvendo políticas de sustentabilidade

Para desenvolver políticas de sustentabilidade, as equipes de RH podem realizar avaliações minuciosas do atual impacto ambiental da organização, identificar áreas para melhoria e definir metas para reduzir o consumo de recursos, a geração de resíduos e as emissões de gases de efeito de estufa. Essas políticas servem como princípios orientadores para todos os colaboradores, o que contribui para a conscientização e para os objetivos de sustentabilidade.

 

Incentivando o envolvimento dos funcionários

O RH também pode atuar na promoção de pautas ambientais que gerem conscientização e envolvimento dos funcionários. Ao organizar campanhas de sensibilização, workshops e sessões de formação, o setor ajuda os colaboradores a compreenderem a importância da sustentabilidade e fornece as ferramentas e os recursos necessários para que possam implementar boas prática em suas rotinas de trabalho. Assim, além de incentivar os funcionários, também gera um senso de responsabilidade coletiva para com o meio ambiente.

 

Implementando iniciativas verdes

Colaborar com equipes multifuncionais para implementar iniciativas de sustentabilidade é outra forma do RH atuar. Isso pode incluir a adoção de tecnologias energeticamente eficientes, a implementação de programas de reciclagem, a redução do consumo de água, a promoção de opções de transporte sustentáveis e o incentivo ao teletrabalho ou a regimes de trabalho flexíveis para reduzir as emissões de carbono.

 

Monitorando e gerando relatórios

Também é possível que a área de RH crie métricas para monitorar os avanços rumo aos objetivos de sustentabilidade ambiental da organização. Ao acompanhar os principais indicadores de desempenho (KPIs), como uso de energia, geração de resíduos, emissões de gases de efeito estufa e consumo de água, o setor pode identificar áreas de melhoria e medir o progresso ao longo do tempo. Relatórios precisos e transparentes demonstram o compromisso da organização com a sustentabilidade e promovem a responsabilização.

 

Em um momento de maior consciência ambiental, os profissionais de RH desempenham um papel crucial na condução de iniciativas de sustentabilidade nas organizações. Ao liderar o desenvolvimento de políticas sustentáveis, promover o envolvimento dos colaboradores, implementar iniciativas verdes e monitorar o progresso, o setor se torna fundamental na integração da sustentabilidade ambiental na cultura corporativa.

 

 

*Inon Neves é vice-presidente sênior da Access Latam

 

 

 

Foto: Divulgação/Access