18/11/2024 - 11h19
Por que se preocupar com a Segurança, Saúde e Bem-estar no Trabalho?
Sesi Paraná e GPTW premiam empresas nas áreas de segurança, bem-estar e saúde ocupacional
Por Deisi Paloschi Rose, da Gerência de Segurança e Saúde do Sesi Paraná
No atual cenário corporativo, a preocupação com a segurança, saúde e bem-estar no ambiente de trabalho tem crescente importância, não apenas por questões legais e regulatórias, mas também como uma estratégia de gestão fundamental para o sucesso das organizações. Garantir um ambiente seguro e saudável beneficia tanto os trabalhadores quanto as empresas, impactando diretamente na produtividade, no engajamento e na retenção de talentos.
Com a competitividade do mercado e a constante busca por melhores resultados, cada vez mais empresas reconhecem que a valorização do capital humano é um diferencial. Um colaborador que se sente protegido e amparado no seu ambiente de trabalho tende a ser mais produtivo, inovador e engajado com os objetivos da organização. Dessa forma, investir em práticas que garantam a segurança, saúde e bem-estar dos funcionários se traduz em um ciclo positivo, onde todos ganham.
A importância de um ambiente seguro
A segurança no trabalho envolve a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, por meio de medidas eficazes que protegem os trabalhadores de riscos associados à sua atividade. Isso não se trata apenas de seguir normas e legislações vigentes, como as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego, mas de implementar uma cultura organizacional que valorize a segurança como prioridade.
Um ambiente de trabalho seguro não só evita acidentes como também reduz afastamentos e garante a continuidade das operações. Para empresas, isso significa uma redução de custos com indenizações, multas e prejuízos operacionais causados pela ausência de colaboradores em função de acidentes ou doenças. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), estima-se que 2,3 milhões de pessoas morrem todos os anos devido a acidentes de trabalho ou doenças relacionadas, destacando a necessidade de uma atenção contínua e sistemática a essas questões.
Saúde no trabalho: mais do que prevenir, é promover
Garantir a saúde dos colaboradores não se limita à prevenção de doenças físicas ou ocupacionais. O conceito de saúde, no contexto do ambiente de trabalho, é muito mais abrangente, englobando aspectos emocionais e mentais dos trabalhadores.
A gestão da saúde mental, que ganhou mais destaque nos últimos anos, deve ser uma prioridade nas empresas. Isso inclui a implementação de programas de apoio psicológico, palestras sobre o tema e ações que promovam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Um ambiente saudável é aquele que compreende o colaborador como um todo, oferecendo suporte para que ele possa desempenhar suas atividades de forma plena e sem comprometimentos à sua saúde física ou mental.
Bem-estar: o pilar do engajamento e retenção
As gerações atuais, especialmente os millennials e a geração Z, valorizam empresas que se preocupam com seu bem-estar e que ofereçam um ambiente de trabalho positivo, com uma cultura organizacional que apoie o crescimento profissional, mas que também respeite a saúde e os limites dos indivíduos.
Além disso, colaboradores que se sentem valorizados e bem cuidados costumam ter maior disposição para compartilhar ideias, trabalhar em equipe e buscar soluções criativas para os desafios do dia a dia. Dessa forma, o bem-estar também se conecta à inovação e ao sucesso da organização a longo prazo.
O impacto para as empresas
Empresas que investem em segurança e saúde no trabalho apresentam menor rotatividade, menos gastos com afastamentos e processos trabalhistas, além de contarem com equipes mais engajadas e produtivas. Ou seja, além de ser uma obrigação legal, investir em práticas que garantam a segurança, saúde e bem-estar é uma decisão estratégica que gera resultados tangíveis e mensuráveis para as organizações.
Tem prêmio pra quem investe em SST
Como forma de incentivar e reconhecer as empresas que promovem a segurança, saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, o Sesi Paraná lançou a 6ª edição do Troféu Sesi de Melhores Práticas em Segurança, Saúde e Bem-estar, em parceria com o Great Place to Work® (GPTW). Voltada para indústrias do estado do Paraná, a certificação tem o objetivo de reconhecer as empresas que tem ações que cuidam da saúde e bem-estar dos seus trabalhadores, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável e a premiação tem como objetivo destacar as melhores iniciativas nas áreas de segurança, bem-estar e saúde ocupacional.
Esse reconhecimento, além de prestigiar as empresas, reforça a importância de investir continuamente na criação de ambientes de trabalho que priorizem o bem-estar, a saúde e a segurança dos colaboradores, criando um ciclo positivo de crescimento e valorização de todos os envolvidos.
As indústrias elegíveis recebem o convite do Sesi para participarem do Troféu Sesi. Se a nota for igual ou maior de 70, elas serão certificadas. A premiação vai para as três primeiras colocadas de cada porte, após visita técnica do Sesi.
Aquelas que receberam o convite para participarem, tem até 31 de janeiro de 2025 para responderem ao questionário, que traz novidades a cada edição. Para mais informações e inscrições, as empresas podem acessar o site sesipr.com.br/trofeusesi ou pelo e-mail trofeusesigptw@sistemafiep.org.br.
Foto: Robson Gravena, gerente executivo de Segurança, Saúde e Responsabilidade Social
do Sistema Fiep, na entrega da mais recente edição do Troféu | Divulgação / Sesi Paraná