Imagem da matéria Saúde e segurança dos colaboradores se tornou a principal competência do RH na pandemia
13/07/2021 - 15h42 Indicadores

Saúde e segurança dos colaboradores se tornou a principal competência do RH na pandemia

Estudo aponta tendências em gestão de pessoas e desenvolvimento de lideranças


 

Digitalização, talentos e futuro do trabalho são as três dimensões que devem ser prioridades dos líderes das áreas de Recursos Humanos nos próximos anos. Essa é a principal conclusão de um levantamento do BCG (Boston Consulting Group) e da WFPMA (World Federation of People Management Associations ) que mapeia as principais competências e perspectivas sobre gestão de pessoas.

 

O estudo Creating People Advantage 2021: The Future of People Management Priorities é considerado um dos mais relevantes da área no mundo e elenca 32 tópicos de grande importância para a gestão de pessoas, agora e no futuro. Foram ouvidas mais de 6.600 pessoas de empresas de vários setores em 113 países — 77% deles pertencentes à área de RH e 67,7% em cargos de liderança.

 

De acordo com Manuel Luiz, diretor executivo e sócio do BCG, líder da prática de pessoas e organização no Brasil, "o estudo deste ano revelou algumas mudanças relevantes em relação a anos anteriores, certamente influenciado pelo fenômeno de trabalho remoto, acelerado durante a pandemia".

 

Neste ano, os executivos listaram Saúde & Segurança (58%) como a competência mais importante nas empresas atualmente — percentual similar ao dos respondentes brasileiros (59%). Para Manuel Luiz, o resultado é reflexo da pandemia, que ressaltou a importância dessas ações nas empresas. A título de comparação, na edição anterior, em 2014, as principais competências foram Aprimoramento, Requalificação, Aprendizado e Desenvolvimento, seguida por Estratégias e Processos de Recrutamento e Processos de RH.

 

Em segundo lugar, os executivos apontaram Relações com Colaboradores (50%), seguido por Gerenciamento de Políticas de RH (47%). Entre os respondentes brasileiros, o segundo lugar ficou com Estratégias de Pessoas & RH (51%), seguido por Relações com Colaboradores (49%).

 

A competência menos assinalada, na 32ª colocação, foi Digitalização, IA, Nuvem & Robótica no RH, com 21%. Entre brasileiros, as duas últimas competências foram relacionadas à tecnologia e digitalização: Arquitetura e Operação de TI para RH (28%) e Digitalização, IA, Nuvem & Robótica no RH (26%).

 

"Práticas focadas em pessoas e estratégias estão bem colocadas, pois são muito importantes para o bom funcionamento da área e por isso já estão consolidadas. Em tecnologia, porém, vemos que há margem para melhora", analisa o executivo do BCG.

 

TENDÊNCIAS

Para o futuro, os executivos listaram como mais importantes os tópicos Estratégias de Pessoas & RH (90%), Desenvolvimento & Comportamento de Lideranças (88%) e Engajamento & Bem-Estar de Colaboradores (88%). Os brasileiros também definiram Estratégias de Pessoas & RH como a mais importante competência para o futuro da área (91%), seguida por Aprimoramento, Requalificação, Aprendizado e Desenvolvimento (89%) e Desenvolvimento & Comportamento de Lideranças (89%).

 

Ao cruzar as duas dimensões do estudo, os dados indicam que as três principais tendências para o RH são digitalização (uso de novas tecnologias, como análise de pessoas, soluções baseadas em nuvem, inteligência artificial e robótica), talentos (planejamento estratégico da força de trabalho, desenvolvimento de liderança, qualificação e requalificação dos colaboradores) e futuro do trabalho (RH mais ágil, a incorporação definitiva do smart work e da gestão de mudança nas empresas).

 

"A próxima geração de gestores de pessoas será mais inovadora, digital e ágil do que qualquer outra. São atributos importantes para liderar hoje, mas serão essenciais nos próximos anos. Além deles, o foco nos colaboradores é um ponto central para uma boa prática de RH", afirma Manuel, que comenta as cinco principais recomendações do estudo para gestores de pessoas, com base nas dimensões prioritárias:

 

• Foco nos colaboradores: 85% dos entrevistados afirmam que focar nas necessidades e expectativas dos colaboradores é o principal fator de sucesso na busca por novos talentos. "As organizações precisam pensar em seus colaboradores como clientes reais e entender profundamente suas necessidades. Feedbacks devem ser constantes para entender as expectativas e organizar os fluxos de trabalho de RH, individualizando planos de carreira e oportunidades de desenvolvimento", comenta Manuel.

 

• Modelar o futuro do trabalho: a pandemia estabeleceu novos modelos de trabalho, como o remoto e os horários flexíveis, o que traz novos requisitos para os locais de trabalho e expectativas dos funcionários. "Será preciso definir uma estratégia de trabalho inteligente, repensar as opções de emprego e a estrutura das equipes e promover o propósito e a cultura das empresas para inspirar os funcionários", diz o executivo.

 

• Acelerar a digitalização: o especialista do BCG diz que a digitalização permite melhores experiências para os colaboradores e promove um desempenho mais estratégico da empresa como um todo. A análise de dados dos colaboradores também é muito importante para as decisões da área de RH.

 

• Definir novos paradigmas para as habilidades dos funcionários: para se ajustar à nova realidade e vencer nos próximos anos, as empresas precisam das pessoas certas com o conjunto certo de habilidades. Para Manuel Luiz, deve-se "planejar as equipes pensando no futuro e construir uma empresa que está constantemente aprendendo a aprimorando sua experiência de RH".

 

• Transformar a prática de gestão de pessoas: com foco nos funcionários e digitalização, as funções de RH precisam se transformar e se tornar o motor de uma empresa em constante mudança. "Desenvolver e seguir uma estratégia clara de RH, repensar a área e transformar gerentes em líderes de pessoas são passos essenciais", finaliza Manuel.

 

Foto de abertura: Pexels/Kindel Media

Últimas notícias

Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
Imagem da matéria Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Artigos - 12/12/2025 - 14h38
Para o CEO da Embalixo, essa medida não significa abrir mão de metas e sim dar foco ao que realmente importa
Ver MAIS
Imagem da matéria Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Saúde e Bem-Estar - 12/12/2025 - 10h21
Saiba como é possível cumprir as metas estabelecidas, evitar a sobrecarga e manter a produtividade das equipes
Ver MAIS
Imagem da matéria Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Práticas Empresariais - 12/12/2025 - 09h50
Diretora de Recursos Humanos da SantoDigital conta como está otimizando processos e evitando os riscos da Shadow AI
Ver MAIS

Notícias mais lidas

Imagem da matéria Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Tendências - 28/08/2025 - 17h46
Iniciativa está relacionada ao novo ciclo da companhia, focado na consolidação do IA Commerce
Ver MAIS
Imagem da matéria O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
Artigos - 07/08/2025 - 17h10
Com intencionalidade e consistência, o básico bem feito tem gerado os melhores resultados, diz especialista
Ver MAIS
Imagem da matéria Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Publieditorial - 17/03/2025 - 13h10
São mais de 23 mil academias e estúdios parceiros, como Smart Fit e Bio Ritmo
Ver MAIS
Imagem da matéria Futuro do trabalho: a IA vai roubar meu emprego?
Futuro do trabalho: a IA vai roubar meu emprego?
Artigos - 13/05/2025 - 11h18
Para Cammila Yochabell, recursos como ChatGPT e DeepSeek são aliados de quem se mantém qualificado
Ver MAIS
 Teste GRÁTIS por 7 dias