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19/12/2022 - 14h00

Gestão de pessoas e experiência do colaborador em 2023

Especialista dá dicas de como promover mudanças positivas no RH

 

 

 

Por Urian Inhauser*

 

 

O Brasil atravessa um momento de recuperação econômica e surgimento de novas vagas no mercado de trabalho. Para se ter uma ideia, a taxa de desocupação no trimestre (até outubro), aferida pelo IBGE, é de 8,3%. Ou seja, houve uma redução de 3,8% no desemprego em relação ao mesmo período de 2021.

 

Nesse cenário de aquecimento de contratações, onde o tempo é muitas vezes crucial, os departamentos de Recursos Humanos devem olhar para seus processos e analisar o quanto a área vem desempenhando um papel estratégico e colaborando para o desenvolvimento do negócio.

 

Uma pesquisa realizada pela Gartner, em julho deste ano, com 860 líderes de RH, mostrou que entre as prioridades para o próximo ano estão: gerenciamento organizacional e de mudanças (53%), experiência do funcionário (47%), recrutamento (46%) e futuro do trabalho (42%). Olhando esses resultados, é claro que a principal meta para as lideranças de RH é voltar a olhar para o colaborador e promover mudanças do início de sua jornada (recrutamento) mirando o futuro que ele terá na empresa (reter talentos).

 

Uma boa maneira para começar uma avaliação de seu RH e entender quais mudanças serão necessárias para evoluir na relação com seus colaboradores é respondendo algumas perguntas: Quanto tempo meu departamento leva para contratar e processar a admissão de um profissional? O processo de admissão é fácil ou desgastante para o candidato? Os benefícios oferecidos são atrativos para a permanência do colaborador na empresa ou não? Estou fazendo a gestão e armazenamento de documentos da forma correta e de acordo com à LGPD?

 

Se suas respostas forem: a área leva até 15 dias para admitir um profissional e precisa envolver ao menos quatro pessoas nesse processo; os documentos ficam armazenados em diversos locais e a procura de um item pode levar horas; você não tem certeza de que estão alinhados com as leis de proteção de dados ou se a empresa oferece apenas os benefícios determinados por lei, está na hora de rever o departamento como um todo.

Uma boa notícia é que a tecnologia pode estar a seu favor, mais do que você imagina. Muitos recursos e ferramentas já existem no mercado justamente para desburocratizar e agilizar processos que impedem o departamento de realizar sua principal função: olhar para os colaboradores e suas necessidades de forma alinhada ao negócio. E se a tecnologia pode dar mais tempo para colocar isso em prática, por que não usá-la?

 

A digitalização, por exemplo, não só permite a redução de tarefas repetitivas e manuais, mas diminui o tempo, a probabilidade de erro humano e o desperdício de recursos. Com o uso da inteligência artificial, as ferramentas digitais possibilitam o mapeamento, gerenciamento e análise de documentos, além de garantir a segurança na proteção de dados.

 

Ao otimizar processos com o uso da tecnologia, é possível identificar os impactos positivos no desempenho do negócio, uma vez que as reduções de gastos serão significativas, além dos reflexos nos próprios profissionais da área, que podem se voltar às funções estratégicas, principalmente na gestão de pessoas. Para os colaboradores, o impacto é percebido já no processo da admissão, ao realizar tudo de forma online, sem necessidade de deslocamento ou despesas, de maneira fluída e rápida.

 

Na Unico, desenvolvemos uma solução que permite reduzir em até 90% o tempo de admissão, automatizar a análise de documentos, padronizar e centralizar processos, integrar sistemas já existentes, assinar documentos e contratos com validação jurídica e proteção de dados, eliminando custos desnecessários de papel, envelopes e portador. Um exemplo de menos burocracias e mais tempo para o RH exercer seu papel.

 

Já que estamos chegando ao final do ano, pode ser um bom momento para fazer um diagnóstico da sua empresa, rever planos e metas e perceber o quanto a tecnologia pode deixar o seu RH mais eficiente, estratégico e, ao mesmo tempo, mais humano. Para ajudar nesse processo, separei alguns insights para você levar em consideração.

 

  1. Calcule o custo que o seu RH tem por admissão

Sabemos que o processo de admissão tem pelo menos cinco etapas: envio de documentos; assinatura de contratos; preenchimento de fichas; escolha de benefícios e validação de documentos. Hoje é possível calcular o quanto é gasto em relação ao tempo e recursos empregados nesse processo. O cálculo é gratuito e vai ajudar você a enxergar o todo.

 

  1. Invista em tecnologia

Siga bons exemplos. A Sephora, multinacional de cosméticos, por exemplo, apostou na digitalização e conseguiu reduzir o tempo de admissão de 15 para dois dias. Já a rede varejista Carrefour, além de reduzir o tempo, poupou mais de 100 mil horas de trabalho da área de Recursos Humanos e economizou R$ 168 mil somente em gastos com papel!

 

  1. Olhe além dos benefícios tradicionais

Outra grande dor das empresas é a retenção de talentos. Com o surgimento das EDTechs, a educação executiva das empresas ficou muito mais próxima dos colaboradores. Na Unico Skill, por exemplo, além de cursos, palestras e livros, é possível incluir até intercâmbio como benefício oferecido aos colaboradores.

 

  1. Proteja seus dados

Embora os ciberataques não parem de crescer, a maioria dos vazamentos de dados ocorre por erros internos. Ao ter acesso a milhares de documentos e informações, incluindo dados dos colaboradores, o RH deve investir em meios para se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados e garantir a privacidade dos dados pessoais.

 

 

*Urian Inhauser é diretor sênior de Integração e Pessoas da Único

 

Foto: Divulgação/Unico