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Gestão de Pessoas

22/02/2024 - 11h36

Três formas de as empresas motivarem os funcionários a retomarem o trabalho presencial

Para Neal Woolrich, do RH da Gartner, é desconcertante a forma como tantas empresas exigem a volta ao escritório

 

 

Especializada em pesquisa e aconselhamento para empresas, a Gartner destaca que imposições para retorno obrigatório aos escritórios por parte das empresas podem impactar negativamente a produtividade, a intenção de permanência no emprego e o desempenho dos funcionários. Além de adotar políticas de retorno de forma estratégica e transparente, as organizações devem incentivar colaboradores a retornarem com sucesso ao escritório por meio de três estratégias: alinhar propósito ao local, motivar com transparência, e tornar a inclusão fundamental.

 

“Mandatos de retorno ao escritório podem parecer uma reversão na flexibilidade, na autonomia e no bem-estar dos funcionários quando carecem de significado e razão, o que contrasta drasticamente com o propósito corporativo mais centrado no ser humano para qual muitas empresas têm se voltado”, diz Neal Woolrich, diretor da Prática de RH da Gartner.

 

De acordo com ele, as empresas tentaram atrair as pessoas de volta ao escritório com refeições gratuitas, benefícios no escritório ou horários de trabalho flexíveis, mas esses gestos não são suficientes. Em vez disso, devem aproveitar as melhores partes da experiência no escritório e evoluir o espaço de um local ancorado ao trabalho para um centrado nas pessoas e como elas se sentem ao entrar nele.

 

Abaixo, estão as três estratégias recomendadas para anunciar o retorno ao escritório:

 

ALINHAR PROPÓSITO AO LOCAL

A pesquisa Global Talent Monitor (GTM), realizada pela Gartner no terceiro trimestre de 2023, revela que os colaboradores consideram a localização como a prioridade número um ao procurar um novo emprego. O maior obstáculo que os empregadores enfrentam com os mandatos de retorno ao escritório é justificar por que estar no escritório é importante quando o trabalho não muda.

 

"Continuamos ouvindo que a maioria dos funcionários se sente mais produtiva trabalhando em casa, então, é desconcertante a falta de raciocínio de tantas empresas ao exigir que os funcionários retornem ao escritório", diz Neal.

 

Além disso, 48% dos 3.493 entrevistados acreditam que as políticas de escritório priorizam o que os líderes querem ao invés do que os funcionários precisam, de acordo com a pesquisa, que recomenda a criação de um ambiente profissional guiado por propósito e pela compreensão clara de como as tarefas realizadas no escritório complementam as feitas remotamente.

 

MOTIVAR COM TRANSPARÊNCIA, NÃO COM MANDATOS

De acordo com a pesquisa, mais de 50% dos funcionários escolhem não ir ao escritório porque não identificam sentido ou melhoria de produtividade. Ao invés de impor o retorno ao escritório, as empresas precisam motivá-los com comunicação aberta e honesta para incentivar a presença física no local de trabalho para evitar déficit de confiança entre os funcionários e a empresa.

 

"Os líderes precisam respeitar seus funcionários o suficiente para compartilhar os verdadeiros motivos por trás de suas políticas", diz Neal. "É importante fornecer uma justificativa clara e válida para ajudar os profissionais na motivação da mudança para que possam compreender por que as decisões estão sendo tomadas."

 

TORNAR A INCLUSÃO FUNDAMENTAL

A pesquisa Global Talent Monitor revela que o sentimento dos funcionários em relação à cultura e inclusão no local de trabalho continuou a declinar, apesar dos esforços das empresas para destacar a diversidade, equidade e inclusão (DEI). O mandato de presença no local para todos pode dar a impressão de criar um ambiente mais igualitário, mas a pesquisa revela que os trabalhadores remotos experimentam 10% mais inclusão do que os presenciais. Isso se deve, em parte, ao fato de se sentirem mais autênticos em um ambiente remoto, onde têm privacidade e controle sobre seu espaço de trabalho.

 

Nesse caso, a recomendação é construir um ambiente de trabalho inclusivo que atenda às necessidades emocionais e físicas dos funcionários, para ajudá-los a se sentir conectados quando estiverem no escritório. Isso resultará em enormes benefícios para o talento e para o negócio em termos de maior engajamento, desempenho e intenção de permanecer. "Afastar-se da mentalidade predominante de uniformidade e conformidade do escritório é fundamental", diz o executivo. "As empresas devem oferecer um espaço de trabalho centrado no funcionário para que sintam confortáveis e tão conectados quanto em casa. Isso requer entender e se solidarizar com as situações únicas dos funcionários e perguntar o que está funcionando, o que não está e o que pode ser feito de forma diferente."

 

 

Foto: Freepik