22/06/2022 - 08h00
Sua empresa adotou a dinâmica certa para o modelo híbrido?
Flávio Pimentel, CEO da Neowrk, recomenda uma pesquisa interna para definir a nova dinâmica
Por Flávio Pimentel*
Você já pensou em como será a construção da dinâmica do trabalho híbrido de sua empresa? Essa problemática envolve muitas questões e pontos que devem ser levados em consideração. Cada companhia tem a sua estratégia de volta, baseada totalmente na própria realidade, nas reais necessidades, na dinâmica do dia a dia e em outros itens particulares que influenciam essa decisão. Ou seja, não há uma receita mágica, é um trabalho que demanda tempo, planejamento e conhecimento profundo tanto da empresa quanto do setor em que atua.
Por incrível que pareça, a área mais importante para conduzir essa volta ao presencial é o RH. Mas, antes, cabe ao CEO e demais tomadores de decisão saber se, realmente, é necessário o trabalho híbrido e se isso impacta positivamente o crescimento da empresa e do negócio. Uma vez decidido que a organização voltará ao presencial, o ideal é o RH fazer uma pesquisa com todos os funcionários para saber (e definir) todas as peculiaridades que a nova dinâmica terá, como:
► Se os colaboradores gostariam de retornar ao presencial (no modelo híbrido)
►Quantas vezes na semana (ou no mês) gostariam de estar no escritório.
► Se preferem que a empresa estipule dias fixos para irem ou se querem ter a liberdade de escolher quando ir.
► Entender se querem ir todos no mesmo dia ou se as pessoas se sentem mais seguras indo parte da equipe por vez.
Ao comunicar a volta ao presencial, é aconselhável também que a empresa explique os motivos dessa decisão para não parecer que está impondo a nova dinâmica, mas sim trazendo todo o time para decidir, juntos, o que melhor funciona para todos, na medida do possível. O ato de incluir todo o time nessa fase de mudança faz os profissionais se sentirem importantes e torna o processo da volta mais leve.
Para esse retorno ser realmente proveitoso para os colaboradores, é válido considerar implantar tecnologias para gestão de uso dos escritórios. Além de tornar o local de trabalho útil, moderno e inteligente, os funcionários desfrutam de facilidades que fazem total diferença no dia a dia como, por exemplo, agendar fretado, mesa, sala de reunião, refeitório, vaga de estacionamento, tudo em poucos cliques, pelo celular. Detalhes como estes tornam a jornada presencial muito mais satisfatória e evitam possíveis aglomerações.
Por mais que a pandemia esteja mais controlada, garantir uma volta segura para todos deve ser o principal foco de toda e qualquer organização que tem esse objetivo a curto e médio prazo. E, no momento atual, usar a tecnologia como aliada é a melhor saída para assegurar que as tomadas de decisões estejam respaldadas com base em diretrizes confiáveis para que essa volta ao trabalho presencial seja responsável e bem pensada.
*Flávio Pimentel é CEO da Neowrk
Foto: Divulgação/Neowrk