Notícia

Publieditorial

21/09/2023 - 17h34

A arte de delegar

Especialistas da TCS Creative Solutions dizem por que é tão difícil praticar a delegação e como fazer

 

 

 

Por Silvana Mello e Antonio Ornellas*

 

 

 

Você realmente delega? Se responder sim a duas das três perguntas abaixo, você precisa aprimorar o seu processo de delegação.

 

1 - Você está tão ocupado que mal tem tempo de respirar e, quando olha para os lados, percebe que há muitas pessoas com bastante tempo?

 

2 - Suas tarefas são praticamente as mesmas de antes de você se tornar um gerente?

 

3 - Seus colegas gerentes parecem menos pressionados pelo tempo do que você?

 

Delegar talvez seja uma das funções gerenciais mais cruciais de um líder, porém, nem todos sabem fazê-lo com maestria; uma grande maioria delega pouco ou não delega.

 

Quais são os fatores que impedem um líder de exercer a delegação?

 

- Delegar envolve abrir mão do seu jeito de fazer as coisas, há um desapego que precisa ser encarado de frente e isso não parece ser tão simples. No pipeline de liderança de Ram Charam, na medida em que os líderes crescem na organização, há um processo de passagem de um nível para outro. No sentido acadêmico é fácil de entender, no sentido prático as coisas ficam mais confusas porque, muitas vezes, os líderes se apegam às suas especialidades e delegar algo ao que há um certo apego emocional pode ser mais difícil.

 

- O segundo ponto é o perfeccionismo. Delegar envolve deixar de lado a perfeição e assumir riscos. A perfeição é um valor limitante que precisa ser trabalhado, até porque não somos perfeitos.

 

- O terceiro ponto é a confiança de que o time ou a pessoa irá realmente entregar o trabalho ou atividade de maneira esperada. Confiar envolve construção de relacionamento e credibilidade.

 

- O quarto ponto, talvez menos nobre, mas real, é que delegar envolve deixar o medo de lado. Sim, o medo de ter um colaborador melhor que você e que poderá assumir o seu espaço. Entendemos que esse é um dos sentimentos mais vividos pelos líderes, porém menos reconhecido e comentado.

 

O ponto é que há muito mais benefícios em delegar do que se imagina e é isso que vamos abordar agora. Afinal o que o líder ganha em delega?

 

1 – A delegação está enraizada no propósito essencial da gestão, que é produzir resultados por meio das pessoas. Além de proteger o seu tempo, você desenvolve as habilidades de seu time. Portanto, delegação impacta positivamente no seu tempo e nos seus resultados.

 

2 – É fato que as pessoas aprendem melhor fazendo; ao delegar você está realmente desenvolvendo sucessores.

 

3 – Você só será visto para um próximo desafio quando tiver um time forte e pronto para andar sozinho.

 

Há alguns passos importantes a serem tomados no processo de delegação, entenda quais são:

 

1 – Entenda e determine quais tarefas delegar. Às vezes, pode haver um certo apego em delegar tarefas que têm uma visibilidade interessante, mas lembre-se de que quanto mais delegar mais efetivo você será como líder.

 

2 – Identifique a pessoa certa para desenvolver o trabalho. Às vezes, a pessoa certa não é aquela em quem você confia mais, mas é a mais competente para realizar a tarefa.

 

3 – Certifique-se de que a pessoa compreende, é competente e acolhe a função que você está delegando. Muitas vezes, os líderes delegam tarefas para liderados que não têm a menor motivação ou ambição para fazer o trabalho. A dica aqui é ser sensível a essas leituras de cenário para tomar a decisão certa.

 

4 – Monitore o progresso e forneça feedback frequente sobre a qualidade e os resultados daquela tarefa delegada. Delegar sem acompanhar é se livrar de uma tarefa sem responsabilidade sobre ela.

 

5 – Avalie o desempenho de forma contínua. Afinal, avaliar o desempenho e o resultado é um compromisso do líder com sua equipe e com sua organização.

 

E… lembre-se disto: delegação é a única maneira de formar sucessores.

 

“Não vemos as coisas como elas são. Vemos as coisas como nós somos”.

Baseado em ensinamentos do Talmude.

 

*Silvana Mello e Antonio Ornellas são executive coach, PCC, e sócios-fundadores da Consultoria TCS – Talent Creative Solutions

 

 

 

A TCS – TALENT CREATIVE SOLUTIONS É UMA CONSULTORIA
 

ESPECIALIZADA EM DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

 

Visite o site https://www.tcs-creative.com e confira nossos diferenciais:

 

 

⇒ Experiência prévia como Executivos no mundo corporativo, tendo pertencido a grandes organizações e vivenciado o desafio de liderança e gestão de negócios

 

⇒ Formação em Coaching por escolas credenciadas ao International Coach Federation – ICF

 

⇒ Mais de 5.000 horas de Coaching de Executivos em diferentes funções

 

 Capacidade e expertise para entregar programas globais em inglês e espanhol

 

 Metodologia e Ferramentas da Universidade de Columbia (CCCP)