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31/08/2023 - 11h45

Para mais de um quarto dos funcionários, gestores não apoiam crescimento profissional

Segundo pesquisa, há uma incompatibilidade entre o treinamento formal e o que as pessoas querem de fato

 

 

 

Uma pesquisa recente da plataforma de aprendizagem Degreed revelou uma lacuna entre a forma como os gestores se preocupam com a aprendizagem e o desenvolvimento de suas equipes e o que eles podem oferecer na prática aos funcionários.

 

O levantamento Como a Força de Trabalho Aprende contou com a participação de 2.500 pessoas de empresas com mais de 500 funcionários em oito países: Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, Espanha e Índia. E as descobertas apontam uma oportunidade de melhoria para os gerentes e para as equipes de T&D que criam programas de treinamento de gestores.

 

Quase sete em cada dez funcionários acham que seus gerentes se preocupam com eles como pessoas e com o crescimento de suas carreiras, mas mais de um quarto dos funcionários em todo o mundo (26%) acha que o gestor não apoiou significativamente seu crescimento profissional nos últimos 12 meses. Além de querer desenvolver os funcionários, os gerentes estão oferecendo às equipes tempo no trabalho para aprender, de acordo com 70% dos entrevistados.

 

O elo perdido está nas experiências de aprendizagem que vão além do compliance e das necessidades relacionadas ao trabalho. A maioria (70%) recorre ao gestor para aprender habilidades de compliance e para atender aos requisitos do trabalho, no entanto os gestores estão bem-posicionados para ir além e preparar suas equipes para o futuro e recomendar oportunidades de aprendizagem que ampliarão suas habilidades e empregabilidade.

 

Apenas 34% disseram que seus gerentes estão recomendando recursos de aprendizagem para eles e menos ainda, 31%, receberam oportunidades práticas para ampliar as habilidades e reforçar a aprendizagem.

 

Isso aponta que, para que o aprendizado seja envolvente e duradouro, os gerentes precisam expandir suas atribuições além do treinamento obrigatório, para a atualização e a requalificação que considerem as aspirações de carreira de suas equipes e as necessidades futuras dos negócios. Gerentes que atingirem esse equilíbrio ajudarão suas organizações a criar culturas de aprendizagem mais positivas, com impacto indireto na retenção e na satisfação dos funcionários.

 

De fato, a pesquisa constatou que os gestores têm um impacto enorme sobre a satisfação geral e a positividade que os funcionários sentem em relação aos empregadores: 86% dos promotores, pessoas com pontuações positivas no NPS (Net Promoter Score), afirmaram que seu gerente apoia seu aprendizado. Em contraste, apenas 42% dos que apresentaram pontuações negativas no NPS, chamados de detratores, sentiram o mesmo.

 

Débora Mioranzza, vice-presidente para as Américas da Degreed, diz que os gestores continuam sendo fundamentais para o sucesso geral das organizações, especialmente, como mostra a pesquisa, no que se refere à opinião positiva que um funcionário tem de seu empregador. “O estudo destaca que os gerentes parecem se importar com a aprendizagem e o desenvolvimento. Ainda assim, a falta de recursos e oportunidades além do compliance está dificultando o crescimento de seus funcionários e influindo na sua visão do apoio do gerente", comenta.

 

Ainda de acordo com Débora, os gerentes podem incorporar e promover a aprendizagem colaborativa, especialmente durante as reuniões de equipe e individuais, em que o feedback informal e o coaching podem ser uma inspiração extra que um membro da equipe precisa para explorar uma nova habilidade. Oferecer às pessoas as oportunidades que faltam ou que elas buscam, como tarefas de extensão e aprendizado em pequenos grupos, preencherá a lacuna de oportunidades que está surgindo atualmente entre o que é oferecido e o que os funcionários desejam.

 

 

Foto: Freepik/@tonodiaz