Mais de 90% das empresas no Brasil já implementaram um canal de denúncias
78% dos usuários afirmam que a ferramenta atende às expectativas, de acordo com pesquisa da KPMG
A maioria esmagadora das empresas no Brasil – 93% – já implementou um canal de denúncias e 79% dos funcionários confiam neles, de acordo com os dados da 5ª edição da Pesquisa Perfil do Hotline no Brasil, produzida pela KPMG.
Os principais destaques da pesquisa são os seguintes: 92% das empresas têm programas de compliance ou integridade; 41% dos hotlines estão em operação há mais de cinco anos; 73% das empresas terceirizam o primeiro atendimento ao denunciante e 36% das empresas receberam mais de 120 denúncias no último ano.
"O uso de hotline está consolidado no Brasil, refletindo boas práticas de mercado e exigências regulatórias", comenta Emerson Melo, sócio-líder da área forense e de litigação da KPMG no Brasil e colíder na América do Sul.
Em relação à quantidade de contatos, 36% das empresas receberam mais de 120 denúncias no último ano e 25% receberam menos de 12 denúncias no mesmo período. Sobre o perfil dos usuários, 73% dos denunciantes preferem não se identificar e 78% avaliaram que a plataforma de recebimento de denúncias atende às expectativas.
Para Carolina Paulino, sócia da área forense e de litigação da KPMG no Brasil, os resultados servem como referência para organizações que buscam aprimorar seus processos e fortalecer a cultura de integridade.
Foto: Shutterstock








