31/01/2018 - 10h00
Roche Diagnóstica capacita cerca de 500 profissionais na sede em São Paulo
A Roche Diagnóstica tem como compromisso o desenvolvimento de pessoas, oferecendo oportunidades de crescimento e atualização para profissionais de todos os níveis. Por isso, sempre investiu em treinamentos, inclusive da equipe responsável por serviços ao cliente, que passava por capacitações periódicas em salas específicas para cada equipamento.
Com a inauguração do RocheXPERIENCE, showroom que simula um laboratório na sede da empresa em São Paulo, esses profissionais passam a ter à disposição um local que apresenta as últimas inovações da Roche e diversas configurações laboratoriais, gerando ganhos significativos na aprendizagem.
De acordo com Willian Kuan, gerente de Marketing e líder da implantação do projeto, o novo espaço "propicia à equipe e aos visitantes uma noção real do laboratório, qual a necessidade e o impacto do trabalho deles e permite a visualização, de maneira mais clara, da consequência de cada ação na análise laboratorial. Outra vantagem é o valor agregado para a empresa: como a área tem um conceito de espaço aberto, enquanto o treinamento é realizado, o público interno pode ver o que está acontecendo no espaço e envolver-se também".
Todas as qualificações oferecidas seguem as mesmas diretrizes globalmente. A cada inovação da empresa, um especialista passa pelo treinamento na matriz e depois dissemina em sua região, garantindo o mesmo nível de conhecimento científico e técnico. É este mesmo especialista que depois dará o suporte à equipe no momento de atendimento ao cliente no laboratório, facilitando o fluxo.
O objetivo de investir na formação da equipe de serviços, além de oferecer o melhor atendimento aos clientes da Roche Diagnóstica e garantir a qualidade da empresa, já reconhecida pelo mercado, é promover o acesso da população aos mais modernos testes. "Com equipamentos e testes inovadores, calibrados e mantidos em dia nos mais altos padrões de qualidade, sabemos que os laboratórios podem oferecer diagnósticos precisos e mais rápidos aos pacientes, auxiliando na tomada de decisões médicas", explica Kuan.
Os treinamentos têm duração de acordo com a complexidade dos equipamentos, variando de três dias a um mês, e os grupos são formados, geralmente, por quatro pessoas. O espaço RocheXPERIENCE tem capacidade para atender até cinco grupos simultaneamente. Além de garantir a qualidade da formação, ao trazer os profissionais para os treinamentos na sede da empresa, em São Paulo, há uma otimização de recursos, já que os treinamentos em todos os estados ou na matriz do grupo na Suíça poderiam custar até 60% a mais.
Além das qualificações realizadas de acordo com a demanda das equipes de várias regiões do Brasil – que deve atender mais de 400 profissionais em 2018 –, o espaço vai realizar capacitações em linhas específicas para funcionários da Roche de outros países da América Latina. "A previsão é de que, em 2018, cerca de 100 estrangeiros venham a São Paulo para formação no RocheXPERIENCE", comenta William.
No caso dos treinamentos para engenheiros da Roche, o foco é o equipamento em si e seu funcionamento. Já as formações ofertadas aos assessores científicos da companhia são voltadas aos testes que podem ser realizados em cada maquinário e sua calibração. Ao final do processo, as turmas passam por uma avaliação da aprendizagem, que valida a qualificação e habilita os profissionais para atuarem junto aos clientes (laboratórios e hospitais) garantindo um serviço de qualidade.