Notícia

Diversidade & Inclusão

07/03/2024 - 12h08

Na véspera do 8 de Março, pesquisa aponta que maternidade ainda é barreira no mercado de trabalho

Levantamento da TIM mostra que mulheres seguem perdendo oportunidades de emprego por serem mães

 

 

Por mais que haja avanços, as mulheres ainda enfrentam grandes desafios no mercado de trabalho. Pesquisa conduzida pela TIM por meio da sua plataforma de pesquisas mostrou que 82% das pessoas entrevistadas perderam (26%) ou conhecem alguém – familiar (30%) ou amigas (26%) – que perdeu uma oportunidade de emprego por ser mãe. O levantamento alcançou 43 mil clientes de planos pré-pagos, que responderam voluntariamente as questões.

 

Somente o fato de ser uma mulher também já afasta empregadores: 78% relatam não ter conseguido um trabalho por isso (27%) ou conhecem mulheres que passaram pela situação (51%).

 

O levantamento mostra ainda que 66% experimentaram ou testemunharam casos de machismo. Entretanto, evidenciando uma mudança de percepção social, 47% acreditam que o respeito às mulheres está crescendo, 32% afirmam que permanece inalterado e 11% observam uma diminuição.

 

A pesquisa foi aplicada no mês de janeiro pela plataforma TIM Ads, que concede bônus para navegação na internet em troca de respostas.

 

Foto: Freepik/@senivpetro