Notícia

Artigos

23/01/2024 - 07h54

Como as organizações podem aproveitar a IA para desbloquear o potencial humano

Para Juliana Coimbra, da SAP, as tecnologias avançadas abrem novas portas para organizações e funcionários

 

Por Juliana Coimbra*

 

 

Embora a inteligência artificial esteja cada vez mais integrada à nossa vida cotidiana, as pessoas continuam sendo o capital mais valioso de uma organização: são elas que impulsionam a inovação e possibilitam que as empresas concorram e cresçam.

 

Dado o ritmo acelerado das mudanças e a lacuna de habilidades que as organizações enfrentam atualmente, uma das principais prioridades de negócios deveria ser a atualização e o aprimoramento das habilidades dos funcionários (upskilling & reskilling), com o objetivo de criar uma organização mais equitativa e sustentável para o presente e o futuro.

 

Quando se trata de aprender novas habilidades, não pode haver uma abordagem única para todos. E é exatamente aí que as tecnologias baseadas em IA podem ter um impacto massivo para pessoas com diferentes habilidades de aprendizagem.

 

Considerando, por exemplo, um indivíduo neurodivergente. Com a IA, é possível usar suas preferências de aprendizado e padrões de comportamento para criar uma experiência que otimize sua participação e compreensão, por meio de conteúdo, estrutura e ritmo que melhor atendam às suas necessidades. Plataformas de aprendizado baseadas em IA podem gerar materiais didáticos interativos que se adaptem a estilos de aprendizado únicos e ajudem a manter a atenção e o envolvimento sem sobrecarregar. Ou, para pessoas com problemas de audição, a tecnologia de reconhecimento automático de voz pode transformar as palavras faladas em legendas durante apresentações, para que possam segui-las e entendê-las.

 

As oportunidades para otimizar e revolucionar a forma como as pessoas aprendem parecem infinitas. E o impacto que experiências de aprendizado individualizadas podem ter, tanto nos funcionários quanto nas organizações, é enorme. Especialmente quando se trata de causar um impacto mensurável em termos de diversidade, equidade e inclusão (DEI) e criar um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam consideradas e tenham um senso de pertencimento.

 

Todos os funcionários se sentem mais comprometidos e capacitados para aprender e crescer da maneira que cada um melhor se adapte e as organizações podem atender às diversas necessidades de sua força de trabalho, garantindo que todos tenham o mesmo acesso a iguais oportunidades e criando caminhos de emprego para pessoas que anteriormente podem ter sido excluídas ou sub-representadas.

 

Conforme a IA continua avançando, as organizações também poderão usar informações para descobrir fortalezas ocultas dentro de sua força de trabalho e desbloquear seu potencial, conectando os funcionários a novas oportunidades que estejam alinhadas com essas fortalezas e as necessidades do negócio.

 

Ao trazer à tona essas "habilidades inferidas", as organizações podem preencher lacunas críticas de habilidades e proporcionar uma experiência de trabalho mais significativa para os funcionários, levando em consideração aptidões, interesses, paixões, preferências e estilos de trabalho únicos.

 

É claro que, para colher os benefícios da IA, ela sempre deve ser usada de maneira relevante, confiável e responsável: garantindo transparência, aderindo aos requisitos regulatórios, evitando vieses e respeitando a privacidade de dados confidenciais, criando um futuro de trabalho para que todos possam prosperar.

 

A revolução da IA hoje está abrindo novas portas para organizações e funcionários de quase todas as indústrias. Estima-se que 43% das tarefas estarão automatizadas até 2027 e os funcionários terão mais tempo para se dedicar a aprendizagem, desenvolvimento e aos trabalhos mais estratégicos, que fazem maior diferença tanto para as pessoas quanto para as organizações. 

 

Quando as pessoas têm uma ótima experiência como colaboradores, quando suas necessidades são atendidas e podem aprender e crescer dentro de uma organização, desenvolvem um senso de pertencimento. Isso, por sua vez, aumenta o comprometimento e em última análise, traz um conjunto mais diversificado de perspectivas. Uma força de trabalho diversificada, comprometida e capacitada impulsiona uma organização inovadora, que pode resolver desafios com mais facilidade, manter-se atualizada com as mudanças e obter melhores resultados comerciais.

 

*Juliana Coimbra é vice-presidente de SAP SuccessFactors da SAP Brasil

 

 

Foto: Divulgação/SAP