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27/09/2023 - 12h01

A importância do diálogo para a saúde mental de colaboradores

Sandra Castello, executiva da DM, frisa: para evoluir, o indivíduo depende de interações

 

Por Sandra Castello*

 

 

 

Por muito tempo, a orientação geral dada pelas empresas era de que as conversas pessoais entre colaboradores no ambiente de trabalho fossem evitadas ao máximo, sendo vistas com maus olhos por muitos gestores. A percepção era de que as interações levariam os profissionais a perder tempo de trabalho, reduzindo produtividade. Porém, o mercado reconhece hoje que a criação de vínculo entre colaboradores é um importante pilar para a promoção de um ambiente de trabalho agradável, contribuindo até mesmo para a saúde mental das pessoas.

 

Com o passar do tempo, o aumento da concorrência e a valorização das competências humanas no negócio, as organizações começaram a falar sobre construir culturas fortes e buscar métricas para identificar níveis de engajamento dos colaboradores a fim de aumentar a retenção e, consequentemente, o resultado das empresas. Assim chegamos num momento em que, ao invés de desestimular conversas, líderes devem garantir que o ambiente de trabalho seja um espaço agradável e seguro até mesmo para quem precisa de algum suporte emocional em momentos de dificuldade.

 

O ser humano é, afinal, um ser social. Por mais solitário que o indivíduo seja e prefira ser, ele depende de interações para evoluir pessoal e profissionalmente. O isolamento priva as pessoas daquilo que é mais importante para seu desenvolvimento, trazendo impactos negativos no campo psicológico. Sem conversas e diálogos com seus colegas, as pessoas perdem o senso de pertencimento, sentem-se isoladas e desamparadas, e criam vínculos rasos com a organização, podendo acentuar a ansiedade e reduzir o senso de pertencimento. Nesta realidade, as organizações precisam garantir ambiente seguro para que a convivência aconteça e os gestores incentivem que as conversas e diálogos sejam possíveis, estando atentos ao ambiente de trabalho, respeitando princípios éticos e os valores da companhia.

 

Isso vem de uma mudança no olhar sobre o colaborador, compreendendo-o não só como o operador de funções de uma empresa, mas como um indivíduo que traz necessidades e anseios nos campos emocionais e psicológicos. Privar as pessoas de conversas e interações em nome da produtividade é um contrassenso. O ambiente de trabalho, seja físico ou virtual, é onde os profissionais passam a maior parte do tempo ao longo da semana – muitas vezes, encontram seus colegas de trabalho com mais frequência que seus próprios familiares. Se não tiverem o suporte emocional daqueles com quem mais convivem, muitos profissionais podem se sentir ainda mais solitários, agravando problemas psicológicos cada vez mais comuns na sociedade hiper conectada em que vivemos.

 

Em razão disso, acredito que gestores devem estar cada vez mais orientados às pessoas, conhecendo os indivíduos com quem trabalham diariamente além do campo profissional, pois só assim conseguirão identificar comportamentos individuais destoantes do comum. É responsabilidade da liderança garantir ambientes seguros onde os colaboradores possam ter conversas francas e compartilhar situações com quem desejarem, inclusive seus líderes. Só assim um profissional que esteja passando por algum momento delicado precise de alguém para conversar, ficará a vontade para buscar apoio dentro da empresa.

 

Claro, é necessário que haja cuidados com, por exemplo, a preservação da privacidade dos colaboradores, além do respeito aos níveis hierárquicos da empresa. Porém, o receio não deve impedir que colaboradores partilhem momentos entre si. É importante tanto que conversem sobre dores e dificuldades como também sobre assuntos descontraídos que ajudam a tornar a rotina mais leve. As interações são peça fundamental para que os indivíduos tenham qualidade de vida no espaço profissional.

 

 

*Sandra Castello é diretora de Marketing e Pessoas da DM, grupo de serviços financeiros especializado em gestão de crédito

 

 

Foto: André Tomino