Notícia

Responsabilidade Social e Cidadania

08/12/2025 - 10h43

Direcional Engenharia gera oportunidade de trabalho para reclusos do regime semiaberto

Iniciativa busca inclusão e reintegração dessa população por meio de remuneração e redução de pena

 

Em menos de um ano, uma iniciativa da Direcional Engenharia, realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, já está transformando a realidade de pessoas reclusas em regime semiaberto ao oferecer oportunidades de trabalho e reintegração social. Atualmente, há 130 participantes em atuação em oito canteiros de obras da Direcional. Lançado com 33 trabalhadores, a meta da empresa é dar oportunidade a mais de 150 reclusos até o fim de 2025.

 

Mais do que empregabilidade, o projeto tem caráter educativo e produtivo. "A sociedade inteira ganha quando abrimos espaço para a inclusão. Além de acessar uma mão de obra produtiva e comprometida, contribuímos diretamente para a redução da reincidência e para a transformação de vidas", diz Gláucia Brasileiro, superintendente administrativa de Obras.

 

A iniciativa faz parte do Projeto Recomeçar, programa voltado à empregabilidade e inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade, como pessoas privadas de liberdade, migrantes e refugiados. Neste ano, o projeto conquistou destaque nacional ao garantir o primeiro lugar no 17º Prêmio CBIC de Responsabilidade Social 2025 – Troféu Paulo Safady de Simão, na categoria Empresa. O reconhecimento reforça o alcance social do programa e sua contribuição para a geração de trabalho e cidadania.

 

Os participantes atuam em um modelo de trabalho regulamentado pela SSP e recebem remuneração, transporte e alimentação, além da redução de dois dias da pena para cada dia de trabalho realizado, o que estimula o comprometimento e fortalece o processo de ressocialização. Eles atuam em funções operacionais e passam por acompanhamento constante da equipe responsável pelo projeto.

 

"É uma chance real de recomeço para quem quer mudar de vida. Nós oferecemos um ambiente de trabalho estruturado, treinamentos e acompanhamento para que essas pessoas possam reconstruir sua história com dignidade e propósito", completa Gláucia.

 

A Direcional também recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Empresa Amiga do Migrante, um prêmio da ONG Visão Mundial em reconhecimento ao papel social da construtora na promoção da inclusão de migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade.

 

Para o próximo ano, a empresa já articula novas parcerias com secretarias de segurança de outros estados, para que o projeto possa ser implementado em outras regiões onde a empresa mantém suas operações.

 

 

Foto: Shutterstock