
10/06/2025 - 10h46
Employer Branding como estratégia global de negócios
Na Cognizant, as estratégias de EB são desenvolvidas por um time global de especialistas
No competitivo mercado de tecnologia, a atração e retenção de talentos qualificados são desafios constantes. É aqui que o Employer Branding se torna essencial.
Employer Branding é a estratégia de gestão da marca empregadora, ou seja, a forma como uma empresa é percebida pelos profissionais do mercado e pelos próprios colaboradores. Uma marca empregadora forte comunica propósito, cultura organizacional, benefícios e oportunidades de crescimento, tornando-se um diferencial na disputa por talentos.
Para empresas de tecnologia, essa estratégia é ainda mais importante. Com a alta demanda por profissionais especializados e um cenário onde a concorrência por talentos é global, construir uma reputação atrativa pode ser a chave para engajar os melhores candidatos e manter equipes produtivas e motivadas.
Por que investir em Employer Branding?
• Atrai talentos altamente qualificados – Uma empresa com boa reputação no mercado recebe mais candidatos interessados e reduz o tempo de contratação.
• Reduz a rotatividade – Colaboradores que se identificam com a cultura e os valores da empresa têm maior engajamento e permanecem por mais tempo.
• Melhora o ambiente organizacional – Um time motivado e alinhado com os princípios da empresa gera maior colaboração e inovação.
• Fortalece a marca corporativa – Além de impactar o recrutamento, uma marca empregadora forte também melhora a imagem da empresa para clientes e parceiros.
Investir em Employer Branding não é apenas uma tendência – é uma necessidade para empresas de tecnologia que buscam crescimento sustentável e vantagem competitiva.
Na Cognizant, as estratégias de Employer Branding são desenvolvidas por um time global de especialistas alocados em diversos continentes. Trabalhando diretamente com o setor de Recrutamento, a equipe desenvolve planos e ações transversais com as mais variadas áreas das nossas operações.
A Cognizant entende que Employer Branding não é uma seara exclusiva dos Recursos Humanos: sabemos, ao invés disso, que o trabalho em torno da marca empregadora na verdade é uma estratégia para o negócio como um todo.
Assim, desenvolvemos diretrizes globais que fortalecem a nossa identidade e a nossa cultura, mas podemos adaptá-las às realidades e demandas locais em um trabalho constantemente feito junto às equipes que cuidam de bem-estar, T.I., Marketing, Relações Públicas e outras áreas.
Uma ação estruturada e pragmática de estratégias de Employer Branding permite à empresa se posicionar de forma mais clara e visível para o mercado de serviços e para o mercado de talentos também. Afinal, a sinergia dos colaboradores com a cultura corporativa e com os nossos valores propostos impacta diretamente na capacidade que os nossos times têm de inovar cooperativamente e criativamente.
Aliamos o trabalho de Employer Branding às expectativas das nossas operações globais, estabelecemos e adaptamos parâmetros para desenvolver nossos valores no dia a dia, criamos consciência em nossas lideranças sobre a importância do trabalho em torno da marca empregadora e, assim, impulsionamos uma verdadeira onda espontânea de engajamento e pertencimento.
Jonas França Tavares
Employer Branding Specialist for Brazil – Global EBM | Cognizant