Imagem da matéria Employer Branding como estratégia global de negócios
10/06/2025 - 10h46 Publieditorial

Employer Branding como estratégia global de negócios

Na Cognizant, as estratégias de EB são desenvolvidas por um time global de especialistas


 

No competitivo mercado de tecnologia, a atração e retenção de talentos qualificados são desafios constantes. É aqui que o Employer Branding se torna essencial.

 

Employer Branding é a estratégia de gestão da marca empregadora, ou seja, a forma como uma empresa é percebida pelos profissionais do mercado e pelos próprios colaboradores. Uma marca empregadora forte comunica propósito, cultura organizacional, benefícios e oportunidades de crescimento, tornando-se um diferencial na disputa por talentos.

 

Para empresas de tecnologia, essa estratégia é ainda mais importante. Com a alta demanda por profissionais especializados e um cenário onde a concorrência por talentos é global, construir uma reputação atrativa pode ser a chave para engajar os melhores candidatos e manter equipes produtivas e motivadas.

 

Por que investir em Employer Branding?

• Atrai talentos altamente qualificados – Uma empresa com boa reputação no mercado recebe mais candidatos interessados e reduz o tempo de contratação.

• Reduz a rotatividade – Colaboradores que se identificam com a cultura e os valores da empresa têm maior engajamento e permanecem por mais tempo.

• Melhora o ambiente organizacional – Um time motivado e alinhado com os princípios da empresa gera maior colaboração e inovação.

• Fortalece a marca corporativa – Além de impactar o recrutamento, uma marca empregadora forte também melhora a imagem da empresa para clientes e parceiros.

 

Investir em Employer Branding não é apenas uma tendência – é uma necessidade para empresas de tecnologia que buscam crescimento sustentável e vantagem competitiva.

 

Na Cognizant, as estratégias de Employer Branding são desenvolvidas por um time global de especialistas alocados em diversos continentes. Trabalhando diretamente com o setor de Recrutamento, a equipe desenvolve planos e ações transversais com as mais variadas áreas das nossas operações.

 

A Cognizant entende que Employer Branding não é uma seara exclusiva dos Recursos Humanos: sabemos, ao invés disso, que o trabalho em torno da marca empregadora na verdade é uma estratégia para o negócio como um todo.

 

Assim, desenvolvemos diretrizes globais que fortalecem a nossa identidade e a nossa cultura, mas podemos adaptá-las às realidades e demandas locais em um trabalho constantemente feito junto às equipes que cuidam de bem-estar, T.I., Marketing, Relações Públicas e outras áreas.

 

Uma ação estruturada e pragmática de estratégias de Employer Branding permite à empresa se posicionar de forma mais clara e visível para o mercado de serviços e para o mercado de talentos também. Afinal, a sinergia dos colaboradores com a cultura corporativa e com os nossos valores propostos impacta diretamente na capacidade que os nossos times têm de inovar cooperativamente e criativamente.

 

Aliamos o trabalho de Employer Branding às expectativas das nossas operações globais, estabelecemos e adaptamos parâmetros para desenvolver nossos valores no dia a dia, criamos consciência em nossas lideranças sobre a importância do trabalho em torno da marca empregadora e, assim, impulsionamos uma verdadeira onda espontânea de engajamento e pertencimento.

 

Jonas França Tavares

Employer Branding Specialist for Brazil – Global EBM | Cognizant

 

 

Últimas notícias

Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
Imagem da matéria Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Artigos - 12/12/2025 - 14h38
Para o CEO da Embalixo, essa medida não significa abrir mão de metas e sim dar foco ao que realmente importa
Ver MAIS
Imagem da matéria Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Saúde e Bem-Estar - 12/12/2025 - 10h21
Saiba como é possível cumprir as metas estabelecidas, evitar a sobrecarga e manter a produtividade das equipes
Ver MAIS
Imagem da matéria Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Práticas Empresariais - 12/12/2025 - 09h50
Diretora de Recursos Humanos da SantoDigital conta como está otimizando processos e evitando os riscos da Shadow AI
Ver MAIS

Notícias mais lidas

Imagem da matéria Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Tendências - 28/08/2025 - 17h46
Iniciativa está relacionada ao novo ciclo da companhia, focado na consolidação do IA Commerce
Ver MAIS
Imagem da matéria O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
Artigos - 07/08/2025 - 17h10
Com intencionalidade e consistência, o básico bem feito tem gerado os melhores resultados, diz especialista
Ver MAIS
Imagem da matéria Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Publieditorial - 17/03/2025 - 13h10
São mais de 23 mil academias e estúdios parceiros, como Smart Fit e Bio Ritmo
Ver MAIS
Imagem da matéria Futuro do trabalho: a IA vai roubar meu emprego?
Futuro do trabalho: a IA vai roubar meu emprego?
Artigos - 13/05/2025 - 11h18
Para Cammila Yochabell, recursos como ChatGPT e DeepSeek são aliados de quem se mantém qualificado
Ver MAIS
 Teste GRÁTIS por 7 dias