16/10/2023 - 11h26
CONFIANÇA, a base das relações entre pessoas, organizações e sociedade
Ser um colaborador confiável é imprescindível, mas em quais aspectos? Silvana Mello responde
Por Silvana Mello*
Muitas pessoas do mundo corporativo valorizam a confiança como uma característica importante e desejada para colaboradores e equipes. Há quem valorize mais a confiança do que a competência, como um requisito indispensável para a sustentabilidade da equipe. Há ainda a famosa frase: “O colaborador é contratado pela competência e demitido pelo comportamento”. De fato, ser um colaborador confiável é imprescindível, mas confiável em quais aspectos? Como desenvolver a confiança?
No livro The Speed of Trust, de Stephen Covey, é possível compreender os princípios da construção da confiança, a saber:
1 – Autoconfiança e Integridade – Se você não confiar em você mesmo, quem vai confiar?
A autoconfiança é o primeiro componente do processo de construção de confiança. Pequenos exemplos do dia a dia são sinais do quanto você mesmo se valida e se autolegitima. Algumas pessoas fazem planos para atingir determinados resultados pessoais e profissionais e se autossabotam no cumprimento daqueles objetivos que elas mesmas se determinaram. São exemplos simples: acordar cedo para fazer ginástica, comer menos, fazer uma reunião de feedback, fazer reuniões de networking, gerir seu tempo, economizar, etc. Outro ponto que mina a sua autoconfiança é o quanto você compartilha de pequenas mentiras no dia a dia, como dizer que seu gestor não está presente, quando na verdade ele está na sua frente. A autoconfiança é sutil, é uma mensagem que você envia para você mesmo todos os dias.
O princípio da integridade não é diferente! Em uma partida de tênis em 2005, na Itália, entre Andy Roddick e Fernando Verdasco, Andy Roddick reclamou de um ponto que seria do Fernando Verdasco e perdeu a partida. Embora tenha perdido a partida, naquele dia, Roddick ganhou algo infinitamente maior e mais precioso: credibilidade, respeito e confiança. Ganhar e perder fazem parte de qualquer situação em nossas vidas, por isso, decidir sobre o que ganharemos e perderemos como resultado de nossas escolhas é o que realmente importa. Você é integro o suficiente para reconhecer a vantagem de seu concorrente?
Como aumentar a sua autoconfiança?
- Faça e mantenha os compromissos que você determinou para si mesmo.
- Conheça os seus princípios e valores e viva de acordo com eles.
- Esteja aberto para olhar as coisas sobre outra perspectiva, seja flexível.
“To believe in something and not to live it – is dishonest.” – Mahatma Gandhi
2 – Intenção – Qual é a sua agenda?
No dicionário, intenção tem a ver com plano ou propósito. A intenção tem a ver com motivo, agenda e comportamento, mas como aprimorar a sua intenção?
- Examine e investigue os seus motivos, a sua real agenda.
- Faça uma declaração da sua intenção, pode ser para você mesmo e/ou para outras pessoas.
- Pratique a abundância. A escolha pela abundância irá criar uma atmosfera de benevolência e credibilidade em sua vida, há muito no planeta, ganhar e perder fazem parte de circunstâncias, o ser humano é muito maior e mais grandioso que as circunstâncias.
3 – Competência – Você é competente o suficiente para fazer o que faz?
Competência diz respeito a talentos, atitudes, skills ou proficiências, conhecimento e estilo. Talento é tudo aquilo que fazemos de modo fácil, sem fazer muito esforço, atitude representa o nosso jeito de ser, os nossos skills/proficiência é aquilo que fazemos bem - fruto de nossas experiências e aprimoramentos, está relacionado com o fazer, conhecimento diz respeito a bagagem de aprendizado e estilo é a nossa abordagem, nosso estilo pessoal. Mas o que isto tem a ver com confiança? Tudo!
Estudar, se aprofundar, ir além de suas próprias expectativas irá fazer você transpirar confiança, primeiro em si mesmo e depois nos outros.
Agora responda: Você se considera relevante?
4 – Resultados – Você se responsabiliza pelos seus resultados?
Resultados importam! As pessoas, times e organizações precisam produzir resultados, mas como melhorar seus resultados?
- Assuma a responsabilidade pelos seus resultados.
- Crie o desejo e inspire a vitória.
- Não desista, se desafie para vencer mesmo diante das dificuldades. Meu filho queria sair da escola para uma escola menor e mais fácil, investigando o assunto, percebi que ele (e eu) estávamos com medo de repetir de ano. Qual mensagem ele estava construindo para ele mesmo?
Resultados importam e você precisa se desafiar para atingi-los! Por isto vá além das suas próprias limitações. Afinal, como diz Caroline Mottin, “o que não te desafia, não te transforma”.
*Silvana Mello é Executive Coach, PCC, Sócia-Fundadora da Consultoria TCS – Talent Creative Solutions
A TCS – TALENT CREATIVE SOLUTIONS É UMA CONSULTORIA
ESPECIALIZADA EM DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
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⇒ Experiência prévia como Executivos no mundo corporativo, tendo pertencido a grandes organizações e vivenciado o desafio de liderança e gestão de negócios
⇒ Formação em Coaching por escolas credenciadas ao International Coach Federation – ICF
⇒ Mais de 5.000 horas de Coaching de Executivos em diferentes funções
⇒ Capacidade e expertise para entregar programas globais em inglês e espanhol
⇒ Metodologia e Ferramentas da Universidade de Columbia (CCCP)