28/04/2023 - 17h11
Intenção positiva das emoções
O percurso fascinante do autoconhecimento, por Silvana Mello, sócia da TCS Creative
Por Silvana Mello*
Recentemente terminei uma certificação em uma escola espanhola com coaches oriundos da Europa e países da América Latina. A princípio estava um pouco receosa por ser a única brasileira do grupo, mas topei o desafio e fui em frente, curiosa para ser surpreendida com uma teoria nova, algo inspiracional que eu ainda não conhecesse. Para minha surpresa, os meus maiores aprendizados nasceram de dentro de mim. Estavam lá, me esperando, era só eu me conectar e abrir a porta. O que seria novo em termos de inteligência emocional, já que essa seria a minha terceira certificação.
O primeiro grande insight foi entender que eu precisava esvaziar o meu copo para poder beber de outra fonte, sem os vieses de minha caminhada. Essa predisposição abriu o meu radar racional e emocional.
O segundo aspecto, tão importante quanto o primeiro, foi abrir as portas da vulnerabilidade. Eu estava ali disposta a aprender mesmo que tivesse que demonstrar minhas fragilidades. E, dessa forma, iniciei a jornada de ampliação do meu autoconhecimento, adquirindo aprendizados interessantes.
- O primeiro deles é que não existe equilíbrio emocional. A vida é desequilíbrio do começo ao fim. Ao caminharmos fazemos um movimento com as pernas, intercalando uma depois a outra. O movimento de andar é pura gestão do equilíbrio. Os movimentos corporais e mentais são muito dinâmicos. Ao defender uma ideia no trabalho ou estudo usamos uma energia mental e emocional que nos auxilia na defesa de nossos argumentos, em alguns instantes estamos em equilíbrio e logo em desequilíbrio novamente. Fascinante a ideia de que a dinâmica da vida é um exercício de equilibrar e desequilibrar, tudo está em movimento sempre.
Ao passar por um 360º investigativo sobre a minha identidade emocional, notei que as pessoas a minha volta me percebiam muito mais amorosa do que eu me considerava.
Percebi o quanto as nossas dores ocasionadas por perdas de entes queridos são doloridas, o quanto abordamos pouco a dor, por simples defesa ou por vivermos tão automatizados e tão presos aos problemas do dia a dia. Meu único irmão, falecido em 2022, prematuramente, foi um fato importante na minha história. Tínhamos as nossas diferenças, mas jamais desejaria ou imaginaria perdê-lo tão cedo. Quando eu comecei a contar a experiência ao grupo e viver aquelas emoções, estava nítido o quanto aquele fato me marcou e o quanto a tristeza estava lá, presente.
Caiu a ficha do quanto é importante viver as emoções.
Por mais que tentamos viver uma vida sem tristezas, raivas ou medos, as emoções existem e precisam ser vividas, simplesmente porque toda emoção traz uma intenção positiva. Vivenciar a tristeza abre a porta para a aceitação da perda, da possibilidade de começar de novo outra história, fechar ciclos com aprendizados emocionais valiosos. Vivenciar a raiva talvez seja a única forma de resolver um problema com assertividade e energia necessárias para o impulso de um grande pulo.
O medo nos alerta de algum risco eminente e é importante vivenciarmos e escutarmos a voz que está por traz do medo, mas não podemos deixar de viver por ter medo. Há uma frase famosa nas redes sociais que diz o seguinte: tá com medo? Vai com medo mesmo!
A emoção é uma resposta fisiológica do nosso corpo, algo que precisamos tomar consciência e agir.
E assim, sucessivamente, cada emoção traz a sua intenção positiva e precisa ser vivida de forma equilibrada. O medo excessivo pode bloquear nossos passos e inibir iniciativas necessárias, a raiva excessiva pode romper relações, a tristeza excessiva pode se transformar em depressão, mas as emoções precisam ser vividas de maneira plena.
Nos processos de coaching que desenvolvemos, a ampliação da consciência é a base para a evolução pessoal e profissional. Consciência e aceitação das emoções são etapas importantes do processo de amadurecimento.
Existe algo de cultural em nossa história que nos impulsiona a evitar o choro, o conflito e as emoções que consideramos negativas. Afinal é muito mais bonito demonstrar alegria do que tristeza, serenidade do que raiva, amor do que ódio. Há um reforço evidente das redes sociais em demonstrar as emoções positivas, gratidão, amor, alegria, etc.
E a vergonha de se demonstrar vulnerável? Afinal, somos educados para não chorar, não espernear e sermos diplomáticos ao máximo, mesmo em situações de tensão.
Será que você sente e vivencia todas as suas emoções? Se não, quais são as emoções que você evita e qual o significado disso?
Entender a identidade emocional, com todos os seus vieses e possíveis máscaras é gratificante e necessário para viver em um mundo complexo e pouco previsível.
As emoções são verdadeiras bússolas que nos guiam e nos orientam continuamente! Pense nisso!
*Silvana Mello é sócia diretora da empresa SOLUÇÕES – TCS – Talent Creative Solutions (tcs-creative.com), consultoria especializada em desenvolvimento de executivos
► DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
Executivos eficazes nem sempre desenvolvem bons líderes. Na era da globalização, o nível de incerteza e complexidade aumentam exponencialmente e não há sinais de que este cenário irá se tornar mais suave. Os líderes precisam desenvolver a autoconsciência sobre seu impacto, encarar os desafios de frente e aprender rapidamente novas habilidades em tempo real, a fim de influenciar os que os rodeiam.
► COACHING EXECUTIVO
Desenvolvemos projetos de Coaching de Líderes com os objetivos de ampliar o autoconhecimento, promover a conexão entre a missão pessoal e profissional e atingir/exceder resultados individuais e organizacionais. Cocriamos uma jornada de crescimento e transformação utilizando metodologias fundamentas globalmente, para atender a agenda do cliente.
► TEAM COACHING
O modelo de coaching de equipe vê a equipe como um sistema VIVO de relacionamentos interdependentes trabalhando para produzir resultados.
► PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA
A jornada de desenvolvimento de talentos envolve o desenho de soluções cuidadosamente customizadas, pensadas e construídas junto com o cliente.