Notícia

Publieditorial

29/11/2022 - 10h00

Dasa Empresas antecipa campanha de reserva das vacinas quadrivalentes contra gripe

Estratégia é contribuir para a qualidade de vida dos colaboradores e redução do absenteísmo

 

 

Anualmente, a partir do primeiro trimestre, o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais realizam campanhas de vacinação contra a gripe. O objetivo é reduzir a circulação do vírus da Influenza e, consequentemente, os seus impactos, como número de hospitalizações e complicações, como pneumonia bacteriana, sinusite, otite, desidratação, piora de doenças crônicas e até risco de morte.

 

“O vírus Influenza tem um alto padrão de mutação, o que altera sua estrutura e gera uma série de subtipos. Por isso, é importante se imunizar todos os anos para ficar protegido”, explica a dra. Maria Isabel de Moraes Pinto, infectologista e consultora de vacinas da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil e empresa privada que mais vacina no País, com mais de 145 unidades de imunização em diversos estados brasileiros, com atendimento móvel e a modalidade in company.

 

Para contribuir com a cobertura vacinal das empresas, tendo como premissa melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e auxiliar os RHs na racionalização dos gastos em saúde, a Dasa Empresas, gestora de benefícios e soluções de saúde corporativa da Dasa, antecipou a campanha de comercialização da vacina da gripe 2023. Será disponibilizado o tipo quadrivalente, capaz de auxiliar na proteção contra os dois subtipos da Influenza A e B. Ao realizar a reserva para o próximo ano, as companhias podem estruturar suas ações com até 5 meses de antecedência, e com isso, proteger todos os funcionários e dependentes. 

 

Para o dr. Alexandre Toscano, diretor-médico da Dasa Empresas, essa é uma decisão estratégica que aumenta as taxas vacinais no País. “A pandemia do coronavírus mudou drasticamente nossa visão de mundo. Ainda estamos vivenciando seus impactos e há muitas dúvidas no que diz respeito a vacinação. As organizações vão demandar um tempo maior esclarecê-las e engajar os colaboradores nas ações internas. Por isso, é importante antecipar”, explica.

 

A importância da vacinação

Embora não haja estudos suficientes para relacionar as taxas de falta ao trabalho com as campanhas de vacinação contra a gripe, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)¹ de 2019, que investigou 100 mil domicílios, 16.900 pessoas naquele ano deixaram de realizar atividades por motivos de saúde. Destas, quase 21% foram por problemas respiratórios, incluindo a gripe. “É importante que as empresas tenham em mente os prejuízos que os surtos causados pelo vírus da Influenza podem trazer. Além de afetar o bem-estar dos colaboradores e concomitante seus familiares, tendem a ser causas para o absenteísmo”, explica o dr. Toscano.   

 

“Muitas pessoas não costumam acreditar nos males causados pela gripe, mas essa infecção viral aguda afeta o sistema respiratório. Quando não tratada, a doença pode levar até ao óbito, principalmente em idosos, gestantes, menores de 4 anos de idade e imunossuprimidos”, reitera a infectologista.

 

Nesse contexto, vacinar os colaboradores a prevenção, não apenas dos profissionais, mas também do grupo familiar. “Crianças e idosos são vetores e podem trazer o vírus para casa, e o trabalhador que não se vacinou também pode infectar sua família”, alerta Toscano. 

 

Benefícios da quadrivalente

Uma das dúvidas que surgem quando o assunto é vacinação contra gripe são os tipos disponíveis: a trivalente e a quadrivalente. A primeira, oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), protege contra os 3 tipos de vírus mais prevalentes.

 

Já a quadrivalente contém duas cepas do vírus Influenza A e duas linhagens do vírus Influenza B (Victoria e Yamagata). Desde 2000, tem-se observado a circulação das linhagens de influenza B na mesma estação do ano no Brasil, e há o histórico da linhagem adicional da vacina quadrivalente ter sido predominante em 50% das temporadas de gripe2, o que faz com que a proteção com essa vacina seja ampliada.

 

As vacinas quadrivalentes ofertadas pela Dasa Empresas às companhias, para campanha de 2023, terão as cepas atualizadas de acordo com a circulação dos vírus em 2021 e 2022.

 

 

Referências:

  1. Pesquisa Nacional de Saúde, IBGE, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101748.pdf. Acesso em 18/11, às 15h42.
  2. Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM). Disponível em: https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/nt-sbim-vacinacao-influenza-220401-v3.pdf. Acesso em 18/11, às 15h44.

 

 

Foto: Divulgação/Dasa