Notícia

Publieditorial

03/12/2021 - 14h47

Case Oxiteno - Together, programa de Diversidade e Inclusão

Iniciativa é resultado da consolidação de uma discussão que vem sendo fomentada desde 2019 na empresa

 

De acordo com um estudo publicado pela McKinsey & Company, empresas com quadros diversos de colaboradores são capazes de lucrar até 33% mais do que aquelas similares que não carregam esta preocupação no radar. Pesquisas anteriores já apontavam para os benefícios sociais da diversidade, para além da relevância no bolso: contemplar pessoas com repertórios, trajetórias e características diferentes nas equipes promovem criatividade, estimula engajamento e aumenta o senso de pertencimento daqueles que integram as companhias.

 

O Together, programa de diversidade e inclusão da Oxiteno, acionou chaves importantes no envolvimento dos colaboradores. O projeto foi criado para promover ações que fortalecem a Diversidade & Inclusão e é resultado da consolidação de uma discussão que vem sendo fomentada desde 2019 na empresa. Era 28 de junho, quando um colaborador usou o espaço da nossa rede social interna para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIA+. O post, com 150 curtidas e 40 comentários, foi o assunto mais comentado daquela semana na companhia e acendeu a luz de que precisávamos esmiuçar, ao falar da cultura de respeito que já nos pautava, o tema da diversidade e da inclusão. A jornada que começou ali seguiu com fluência e em escalada, com ações cada mais abrangentes e ideias cada vez mais sistematizadas para que este tema atravessasse todas as áreas da Oxiteno. Até que a sustentabilidade pela qual a empresa preza, no sentido global, com a promoção da prosperidade para o planeta e as pessoas, englobou a diversidade como pilar.

 

Abril de 2021 marcou um momento importante na consagração do Together, com a divulgação de um vídeo-manifesto com o compartilhamento de detalhes do programa e a descrição das expectativas que o rondavam. A repercussão não poderia ter sido melhor e reforçou o nosso compromisso com a pluralidade que a estrutura social contempla. A partir de estratégia e liderança, duas ferramentas básicas para o desenvolvimento corporativo, conseguimos atrelar a diversidade ao propósito e à estratégia do negócio.

 

Os projetos do Programa Together estão ancorados em três pilares – Governança Corporativa, Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação - e são hoje espaços disputados dentro da companhia, com grande demanda de participação. Os grupos de afinidade, por exemplo, são ambicionados por colaboradores e colaboradoras que se propõem a colaborar com reflexões que levam a ações concretas para a efetivação da perspectiva inclusiva. Hoje são quatro grupos – Mulheres, Pessoas com Deficiência, LGBTQIA+ e Raça e Etnia, cada um composto por vinte pessoas que fomentam discussões mensais. Estes núcleos têm contribuído para construir diálogos entre os colaboradores e para o compartilhamento de ideias com os gestores e as lideranças. Um comitê tático se ocupa de analisar a efetividade das propostas, entender em que momento de implementação estamos e pensar já em próximos passos, para que a jornada siga fluida.

 

As recentes campanhas no mês da mulher, em março, e no mês do orgulho LGBTQIA+, em junho, confirmaram o engajamento dos colaboradores, que acompanharam lives de lideranças mulheres e LGBTQIA+ e participaram de vídeos com depoimentos próprios, compartilhando experiências e trajetórias neste espaço que construímos para que todos se sintam seguros para serem quem são. O respeito que já nos guiava, mesmo antes de sairmos do armário como uma empresa abertamente comprometida com a diversidade, ganhou nome e forma mais delineados, com ações pensadas para estimular a equidade a partir do reconhecimento de desigualdades específicas, como a de gênero e a de raça.

 

Hoje, a Oxiteno avançou de maneira significativa em ter em seu quadro a representação da diversidade que buscamos. Durante a construção do Together e da ampliação da presença da Diversidade & Inclusão nos programas da empresa, a aprendizagem e o amadurecimento que a companhia teve sobre o tema devem ser destacados. Trouxemos o protagonismo e a empatia para o centro da conversa e, mais do que isso, colocamos em prática ações que dão o suporte necessário para a igualdade de oportunidades. A presença de mulheres em cargos de gestão já nos deixa confortáveis para reconhecer alguma evolução. Apesar de um crescimento expressivo no número de colaboradores negros, reconhecemos a importância de construir oportunidades para que eles sejam lideranças, para que estejam também nos quadros de diretoria. Olhando para o futuro, fortalecendo o compromisso da empresa global que somos com o respeito à diversidade, também direcionamos nosso olhar para as Pessoas com Deficiência, que agora buscamos ativamente por meio de uma parceria firmada em agosto com a Inclua, agência de recrutamento.

 

Dois outros pontos de destaques ficam por conta do Selo étnico Racial da Prefeitura de Salvador e a assinatura do Pacto Global da ONU de Equidade de Gênero.

 

Nosso programa de trainee e estágio 2022, que aberta e explicitamente convida pessoas diversas a se inscreverem, é mais um compromisso da Oxiteno com a busca da inclusão e da equidade. Enxergamos hoje de forma cristalina as políticas de igualdade como um passo fundamental para o valor que queremos gerar para a sociedade, a partir de compromissos internos e externos que nos deixam alinhados com as metas nacionais e internacionais mais ambiciosas para a construção de um mundo melhor.