Imagem da matéria O novo desafio da saúde mental para a gestão de RH
26/04/2021 - 15h23 Publieditorial

O novo desafio da saúde mental para a gestão de RH

Artigo assinado por Marcelo Nóbrega especialmente para a unico


 

 

Por Marcelo Nóbrega*

 

Não é surpresa, mas preocupa que os casos de ansiedade e depressão tenham aumentado durante a pandemia em todo o mundo. Pesquisa do Instituto Ipsos, terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo, afirmou que 53% dos brasileiros ouvidos queixaram-se de uma piora na saúde mental em 2020. E o prolongamento desta crise deve manter este número elevado no futuro próximo

.

Me arrisco a dizer que as consequências emocionais deste momento desafiador ainda são desconhecidas e nos afetarão, em maior ou menor grau, por um bom tempo. Viveremos situações e consequências que ainda não sabemos antever ou tratar.

 

A culpa não é apenas da Covid-19. Há algum tempo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que a depressão é a doença do século. Existem evidências desanimadoras de que a maneira como trabalhamos e nos relacionamos com o trabalho contribuam para o desequilíbrio da saúde psicológica.

 

Números da Organização Internacional do Trabalho (OIT) trazem que 50% a 60% dos afastamentos do trabalho resultam de problemas de estresse. No livro Dying for a Paycheck, do teórico e professor de comportamento organizacional Jeffrey Pfeffer, considerado um dos mais influentes pensadores da atualidade, revela uma pesquisa em que 61% dos respondentes afirmaram ter ficado doente como resultado do estresse no trabalho. Destes, 7% chegaram a ser hospitalizados.

 

Nos Estados Unidos, por exemplo, o estresse ocupacional custa mais de US$300 bilhões ao ano resultando em 120 mil mortes. Na Europa, quatro em cada 10 trabalhadores acredita que o estresse não é devidamente abordado no seu local de trabalho, segundo pesquisa divulgada pela agência governamental norte-americana OSHA (Administração de Segurança e Saúde Ocupacional).

 

E no Brasil não é diferente

 

Segundo a OMS, somos o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo – com incidência de 3% a 11% da população. Ficamos atrás apenas do Japão quando o indicador é o estresse. Somados, depressão e ansiedade ocuparam o primeiro lugar em 2020 entre as razões de afastamento do trabalho pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Outro dado interessante é que os afastamentos ou ausências relacionadas ao estresse tendem a ser mais prolongadas do que as de outras causas.

 

Segundo instituições brasileiras, a saúde mental é a maior preocupação entre 1000 diretores de recursos humanos ouvidos por uma publicação especializada. E deveria mesmo ser. Primeiro pelos custos do tratamento, ausências, turnover e perda de produtividade para as empresas. De acordo com os especialistas, as empresas parecem ser as maiores causadoras deste “novo mal”.

 

Eu penso que saúde mental é estar bem com os outros e consigo mesmo. Esta é a base de tudo. Precisamos estar bem, nos sentir parte e integrados às nossas aspirações, a nós mesmos. Com os outros, vemos nossas relações familiares, com amigos e no trabalho, onde passamos tanto tempo e desenvolvemos boa parte dos nossos relacionamentos interpessoais.

 

E se, este ambiente, for ríspido? Como devemos nos comportar diante de situações como demissões coletivas, reestruturações, baixa autonomia profissional, longas horas de trabalho, cobrança e rivalidade, insegurança econômica, comportamentos tóxicos, comunicação violenta, conflitos, desconexão com propósito pessoal, exigências contraditórias, comunicação deficiente e mudanças mal geridas que não melhoram o desempenho organizacional e são estimuladas pelas práticas modernas de gestão?

 

Com certeza, o acúmulo destas situações leva a consequências causadas por uma deterioração contínua da saúde mental. É dessa maneira que vemos pessoas ficarem acometidas por doenças físicas, por exemplo. É um ciclo tóxico que deve ser cortado dos ambientes de trabalho.

 

Depois de tudo, não restam dúvidas de que, de agora em diante, bem-estar e saúde devem estar presentes na agenda das empresas. E cabe ao departamento de RH ser um aliado e abraçar esta causa!

 

*Do mercado financeiro à gestão de pessoas, Marcelo Nóbrega é um executivo inquieto que gosta de fazer a diferença, tanto para o negócio, quanto para as pessoas. Liderou a área de RH de grandes multinacionais. É autor do livro "Você está contratado!", professor universitário, palestrante, coach, mentor, conselheiro e investidor anjo de HR Techs, âncora do programa Transformação Digital e cohost do Kenobycast e escreve para os blogs da Gestão RH e HSM Management. Entre outros reconhecimentos pela sua atuação, em 2018 foi eleito o RH mais influente da América Latina e Top Voice do LinkedIn.

 

Revolucione agora os processos burocráticos da sua empresa com as soluções de admissão digital e assinatura eletrônica da unico.

 

ACESSE: https://unico.io/

 

 

Foto de abertura: Alessandro Couto

Últimas notícias

Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
Imagem da matéria Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Artigos - 12/12/2025 - 14h38
Para o CEO da Embalixo, essa medida não significa abrir mão de metas e sim dar foco ao que realmente importa
Ver MAIS
Imagem da matéria Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Saúde e Bem-Estar - 12/12/2025 - 10h21
Saiba como é possível cumprir as metas estabelecidas, evitar a sobrecarga e manter a produtividade das equipes
Ver MAIS
Imagem da matéria Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Práticas Empresariais - 12/12/2025 - 09h50
Diretora de Recursos Humanos da SantoDigital conta como está otimizando processos e evitando os riscos da Shadow AI
Ver MAIS

Notícias mais lidas

Imagem da matéria Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Tendências - 28/08/2025 - 17h46
Iniciativa está relacionada ao novo ciclo da companhia, focado na consolidação do IA Commerce
Ver MAIS
Imagem da matéria O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
Artigos - 07/08/2025 - 17h10
Com intencionalidade e consistência, o básico bem feito tem gerado os melhores resultados, diz especialista
Ver MAIS
Imagem da matéria Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Publieditorial - 17/03/2025 - 13h10
São mais de 23 mil academias e estúdios parceiros, como Smart Fit e Bio Ritmo
Ver MAIS
Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
 Teste GRÁTIS por 7 dias