Imagem da matéria Suzie Clavery lança o primeiro livro brasileiro sobre employer branding
28/07/2020 - 21h24 Práticas Empresariais

Suzie Clavery lança o primeiro livro brasileiro sobre employer branding

Nesta entrevista, a autora fala da iniciativa e explica por que só agora o país ganhou um livro sobre o tema


 

 

 

No próximo dia 30, o Brasil ganha seu primeiro livro sobre employer branding. De autoria de Suzie Clavery, Isso é Employer Branding?! – Um livro para (des)construir tudo aquilo que você (acha que) sabe (ou não) sobre o tema (Editora Leader) será lançado, às 20 horas, na página do Employer Branding Brasil no LinkedIn.

 

Destinados a profissionais de RH, Marketing, Branding, Comunicação, Administração e outras áreas que querem entender e aplicar a gestão de marca empregadora em suas atividades, e para empresas que planejam implementar essa estratégia na prática, alinhada com os objetivos e realidades de negócios.

 

Em 202 páginas, Suzie, que atualmente ocupa o cargo de gerente de Employer Branding do UnitedHealth Group Brasil e é referência no tema marca empregadora no país, transmite de forma simples sua experiência prática com EB. Saiba mais na entrevista a seguir.

 

GRH – O seu livro é o primeiro no país sobre employer branding. Toda a literatura sobre o assunto “importada”. A que você atribui isso?

SC – A terminologia employer branding ainda é nova. Foi só na década de 1990 que surgiram os primeiros pensamentos a respeito o conceito. Em 1996, foi publicado, por Simon Barrow e Tim Ambler, no artigo The employer brand, do Journal of Brand Management, como uma primeira tentativa de testar a aplicação de técnicas de branding e marketing ao recrutamento e à gestão de recursos humanos. Apesar de termos mais de 20 anos do conceito “criado”, é pouco tempo quando consideramos a complexidade da gestão de pessoas. Além disso, o conceito veio se modificando e sendo testado ao longo do tempo, isso significa que profissionais e empresas ainda estão aprendendo a lidar com ele e seus resultados. Também há falta de profissionais capacitados com experiência para contar suas histórias sobre o tema e, mesmo as empresas mais avançadas no assunto, com adoção da estratégia há mais tempo, estão começando a colher seus resultados agora, portanto, falta material adequado e significativo para real publicação.

 

O tema também está mais disseminado, adotado e evoluído nos Estados Unidos e na Europa, por isso, a concentração da pouca literatura sobre o tema, está em inglês e idiomas europeus. Sabemos que isso dificulta o acesso ao tema para o brasileiro, já que a grande maioria da população não domina outros idiomas além do português e o custo dos livros importados é altíssimo, tornando extremamente restrito o conhecimento sobre assunto.

 

Em comparação com a literatura internacional, qual a diferença do seu livro?

São quatro importantes diferenças. A primeira e mais óbvia é o idioma. Por ser escrito em português, é acessível para população local e facilita o entendimento do tema por profissionais e empresas.

 

A segunda diferença, é que o livro é contado do ponto de vista de alguém que trabalha com o tema na prática diariamente há mais de dez anos, sentindo as dificuldades, as alegrias e dividindo aprendizados do início ao fim da estratégia e apresentando resultados ao negócio. Não é um livro histórico, nem teórico e nem metodológico. Também não é um case de uma única empresa, nem um copilado de vários. Não é uma visão de agência, que participa de partes do processo muito pontuais da estratégia de employer branding. É uma visão abrangente, sólida e prática.

 

A terceira diferença é que o livro conecta o conceito de EB com outros conceitos importantes como os de experiência - do candidato e do colaborador. Mesmo nas literaturas internacionais esses temas são tratados de maneira separada. Através do livro, o leitor terá uma visão muito mais abrangente e conectada dos assuntos.

 

Por fim, a quarta diferença é que o livro traz não apenas um aspecto de passado e presente em relação à marca empregadora, mas também traz convidados especiais discutindo sobre o futuro do employer branding e a conexão dele com os resultados de negócios das empresas. Alguns dos nomes são: Caio Infante, da TMP; Danielle Arraes, da Puratos; Felipe Calbucci, da Indeed; Frederico Lacerda, da Pin People; Guilherme Franco de Souza, do Linkedin; Jisley Bontempo, da BeeTech.global; Luiz Felipe Massad, do Magazine Luiza; Marcel Lotufo, da Kenoby; Ranny Alonso, do UnitedHealth Group; Sergio Sabino, da Frente Corretora; e Whiny Fernandes, da Creditas.

 

Quais são os principais aspectos abordados no seu livro?

Em Isso é Employer Branding?!, além do relato da minha história com o tema, com o objetivo de inspirar outros profissionais a trabalharem com a gestão de marca empregadora, também procurei transmitir a minha experiência prática sobre o assunto, alinhando conceitos como employer branding, cultura, EVP (employer value proposition ou propostas de valor do empregador), candidate experience ou experiência do candidato e employee experience ou experiência do colaborador, mostrando como todos eles se conectam e influenciam na reputação da marca empregadora, além de dar dicas valiosas para o leitor implementar, com sucesso, uma estratégia de EB na sua empresa.

 

 

 

Últimas notícias

Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
Imagem da matéria Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Artigos - 12/12/2025 - 14h38
Para o CEO da Embalixo, essa medida não significa abrir mão de metas e sim dar foco ao que realmente importa
Ver MAIS
Imagem da matéria Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Saúde e Bem-Estar - 12/12/2025 - 10h21
Saiba como é possível cumprir as metas estabelecidas, evitar a sobrecarga e manter a produtividade das equipes
Ver MAIS
Imagem da matéria Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Práticas Empresariais - 12/12/2025 - 09h50
Diretora de Recursos Humanos da SantoDigital conta como está otimizando processos e evitando os riscos da Shadow AI
Ver MAIS

Notícias mais lidas

Imagem da matéria Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Tendências - 28/08/2025 - 17h46
Iniciativa está relacionada ao novo ciclo da companhia, focado na consolidação do IA Commerce
Ver MAIS
Imagem da matéria O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
Artigos - 07/08/2025 - 17h10
Com intencionalidade e consistência, o básico bem feito tem gerado os melhores resultados, diz especialista
Ver MAIS
Imagem da matéria Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Publieditorial - 17/03/2025 - 13h10
São mais de 23 mil academias e estúdios parceiros, como Smart Fit e Bio Ritmo
Ver MAIS
Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
 Teste GRÁTIS por 7 dias