Notícia

Liderança

21/07/2023 - 11h31

Navegando em mar aberto: quando líderes duvidam, a inovação afunda ou nada?

Especialista em inovação explica o que acontece quando quem está no comando não acredita em novos caminhos

 

 

 

 

Inovar é, muitas vezes, zarpar rumo a terras desconhecidas em um oceano turbulento e inconstante. Nesse cenário, o líder é o comandante encarregado de guiar a embarcação em meio à tempestade da competitividade, portanto, é preciso que ele acredite na rota para que a viagem não se torne ainda mais difícil. A comparação é feita por João Fernando Saddock, especialista em inovação e growth marketing e gerente de marketing da divisão de educação da H-Farm, polo de inovação europeu, localizado na Itália.

 

“A maré da inovação é inegavelmente poderosa. Líderes que não creem na inovação são como capitães que temem as profundezas desconhecidas do oceano. Eles podem impedir o navio de explorar além do horizonte conhecido, prendendo-o em águas calmas e familiares, longe do tumulto inovador que dá origem a novas ideias e soluções”, comenta.

 

E, com uma liderança que não quer inovar, os colaboradores podem continuar a lutar contra a corrente, buscando rotas inexploradas, mesmo sem esse apoio? De acordo com João Fernando, a resposta é sim, mas com ressalvas: é como tentar encontrar um tesouro escondido sem um mapa. Eles podem encontrar algo incrível, mas a jornada será mais longa, mais difícil e menos recompensadora.

 

A balada entre liderança e inovação, prossegue João Fernando, é coreografada por aqueles que acreditam no potencial das ideias não convencionais. Ou seja, líderes que se arriscam a desbravar o desconhecido, a questionar o “normal” e a navegar em mares incertos. “São líderes que não somente orientam, mas também inspiram, encorajam e impulsionam. Porque a inovação não é uma jangada à mercê das ondas, é um veleiro que, mesmo ao sabor dos ventos mais desafiadores, é comandado por um capitão que entende o valor do desconhecido e abraça a jornada”, compara.

 

Ele ressalta que inovar é estar em um mar vasto e imprevisível, com tesouros submersos à espera daqueles corajosos o suficiente para mergulhar. “A pergunta é: o seu líder está pronto para içar as velas e conduzir a jornada rumo ao inesperado?”, questiona.

 

Foto: Shutterstock