Imagem da matéria Vivo amplia seu programa de colaboradores influenciadores
26/09/2024 - 11h17 Inovação

Vivo amplia seu programa de colaboradores influenciadores

Após processo seletivo, funcionários vão compartilhar mensagens estratégicas em suas redes sociais


 

Potencializar a comunicação interna da Vivo com o poder dos influenciadores internos já é realidade para a companhia desde 2020. Agora, o programa Vivo Creators inicia uma nova etapa, na qual colaboradores atuarão também como influenciadores externos, ajudando a propagar mensagens da empresa em seus próprios perfis nas redes sociais (Instagram e LinkedIn), sempre sob a ótica de quem trabalha na Vivo.

 

A escolha dos Vivo Creators Externos aconteceu por meio de um processo seletivo interno, que avaliou critérios como comunicação, curiosidade e criatividade, além da avaliação dos perfis nas redes sociais dos candidatos. Foram 169 inscritos e dez profissionais foram selecionados para se juntar ao time de outros 30 Vivo Creators Internos, que atuam apenas na comunicação interna.

 

Além de reconhecer pessoas que naturalmente são influenciadoras, a Vivo amplia vozes diversas, contando com o olhar de cada um deles para publicar mensagens estratégicas da companha do jeito deles, com seus sotaques e características.

 

A diversidade do grupo existe nos diferentes perfis de atuação (administrativo, call center, campo e lojas), regiões geográficas do país, além da diversidade de gênero, sendo 50% homens e 50% mulheres; possui 45% de pretos e pardos; mais de 30% de auto declarantes LGBTI+ e 3% de Pessoas com Deficiência. Desta forma, cada Vivo Creator traz o seu olhar para o tema proposto pela área de Comunicação Corporativa.

 

“O programa Vivo Creators está alinhado à estratégia da empresa. O conteúdo criado por estes colaboradores gera engajamento natural das pessoas por ser mais espontâneo e horizontal, de pessoas para pessoas. Em 2023, o time de Vivo Creators Internos atuou em 80 temas, gerando 326 posts, que ajudaram a reforçar as mensagens-chave da Vivo. Agora externamente, vamos ampliar nosso alcance. Afinal, não há barreiras quando falamos em comunicação interna e externa”, destaca Leandro de Freitas, diretor de Comunicação Corporativa da Vivo.

 

A nova etapa do projeto vai dar visibilidade a temas estratégicos sob a ótica do colaborar, reforçar o propósito da Vivo de Digitalizar para Aproximar, além de ser uma fonte de informação para profissionais do mercado que querem saber mais sobre o dia a dia da empresa, contribuindo também na atração de talentos.

 

EM AÇÃO

A estratégia do Vivo Creators acontece por meio de gamificação. Uma vez selecionado, o colaborador influenciador precisa cumprir um número mínimo de atividades (publicação de conteúdo) para permanecer no grupo. Em contrapartida, participa de cursos e experiências exclusivas. Eles já foram convidados para a área VIP do Lollapalooza, subiram nos trios elétricos da Vivo e do Terra durante a parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo; estiveram na festa São João Danado de Bom, em Caruaru (PE); e visitaram a SP-Arte, entre outras atividades.

 

O desenvolvimento de soft skill também é uma vantagem do programa de acordo com os participantes. Em mapeamento realizado entre os Vivo Creators, em abril de 2024, 99% destacam a criatividade como uma das cinco habilidades mais trabalhadas, seguida de comunicação assertiva (85%), curiosidade (81%), storytelling (69%)e planejamento (56%).

 

 

Foto: Divulgação/Vivo

Últimas notícias

Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
Imagem da matéria Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Artigos - 12/12/2025 - 14h38
Para o CEO da Embalixo, essa medida não significa abrir mão de metas e sim dar foco ao que realmente importa
Ver MAIS
Imagem da matéria Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Saúde e Bem-Estar - 12/12/2025 - 10h21
Saiba como é possível cumprir as metas estabelecidas, evitar a sobrecarga e manter a produtividade das equipes
Ver MAIS
Imagem da matéria Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Práticas Empresariais - 12/12/2025 - 09h50
Diretora de Recursos Humanos da SantoDigital conta como está otimizando processos e evitando os riscos da Shadow AI
Ver MAIS

Notícias mais lidas

Imagem da matéria Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Tendências - 28/08/2025 - 17h46
Iniciativa está relacionada ao novo ciclo da companhia, focado na consolidação do IA Commerce
Ver MAIS
Imagem da matéria O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
Artigos - 07/08/2025 - 17h10
Com intencionalidade e consistência, o básico bem feito tem gerado os melhores resultados, diz especialista
Ver MAIS
Imagem da matéria Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Publieditorial - 17/03/2025 - 13h10
São mais de 23 mil academias e estúdios parceiros, como Smart Fit e Bio Ritmo
Ver MAIS
Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
 Teste GRÁTIS por 7 dias