Notícia

Inovação

10/10/2022 - 11h25

Mercur cria Centro de Inovação Vóka para suas estratégias de negócios

O foco da iniciativa são projetos voltados principalmente aos mercados de saúde e educação

 

 

A Mercur, empresa das áreas da saúde e educação, lançou a Vóka, seu centro de inovação, fruto de um projeto iniciado em 2019, que incluiu, ao longo desses anos, a construção de uma tese de inovação, que orienta os movimentos na empresa, a realização do primeiro programa de intraempreendedorismo e iniciativas de relacionamento com startups e universidades.

 

“A Vóka nasce com o objetivo de trabalhar a inovação transformacional na Mercur, através do relacionamento com mercados, tecnologias e conhecimentos que até então não vinham sendo explorados pela organização”, descreve Cássia Hoelzel, head de Inovação do centro de inovação. O nome Vóka foi criado a partir de palavras como provocar e evocar, além de ressaltar a vocação da Mercur para inovação.

 

Localizado próximo à sede da empresa, Santa Cruz do Sul (RS), o centro direcionará seu trabalho para fomentar iniciativas e aprimorar o portfólio de produtos e serviços da empresa nas áreas de tecnologia para reabilitação, tecnologia e negócios verdes, inclusão para todas as pessoas, produtos inteligentes com dados individualizados, prevenção e saúde integral e serviços e experiências em educação e saúde.  

  

Para atingir esses objetivos, o planejamento envolve quatro programas: o Vókathon,  hackathon cuja primeira edição está programada para acontecer ainda em 2022; os squads para MVPs (Minimum Viable Product, Mínimo Produto Viável), em que equipes multidisciplinares atuam por período determinado de tempo na prototipação de um projeto, que pode ser a criação de novos produtos e serviços ou mesmo de novos modelos de negócio; a Escola de Inovação, para capacitação em diversos temas relacionados à inovação e potencializar conhecimentos da Mercur para o ecossistema de inovação; e M&A e Investimentos (Mergers and Acquisitions, Fusões e Aquisições), destinado a investimento na compra de empresas ou startups que façam sentido para a estratégia da Mercur e da Vóka.  

 

 

Foto: Freepik/Rawpixel