Notícia

Inovação

30/08/2022 - 10h29

Digio aposta em espaço virtual para colaboradores remotos interagirem com escritório físico

Iniciativa no metaverso tem como objetivo aproximar o time e fortalecer a cultura

 

 

Na retomada da volta aos escritórios, a plataforma de serviços digitais financeiros Digio, adotou, em maio, o modelo híbrido para parte de sua operação e manteve diversas áreas remotas. Para estas, a bantech criou um espaço virtual no metaverso que simula o escritório físico. Beatriz Nóbrega, superintendente executiva de Gente, Gestão e CX do Digio, explica que o tempo dos colaboradores em modelo híbrido é dividido em 40% remoto e 60% presencial, com flexibilidade mensal, mas que há profissionais de diversas áreas que trabalham 100% remoto – como é o caso da área de Tecnologia – inclusive com colaboradores em diversos estados do país.

 

No ambiente virtual, os colaboradores podem utilizar as salas de reuniões, trabalhar nas suas mesas e “tomar um café” na copa com os colegas como se estivessem no escritório do Digio. “Sabemos que o anywhere office é a nova realidade que traz a necessidade de desenvolver a cultura, integrar e engajar todos presentes física ou virtualmente. Por isso, pensamos em uma iniciativa que pudesse levar a nossa cultura de interação e colaboração com os profissionais que estão no modelo 100% remoto, e o escritório virtual tem o objetivo de proporcionar essa experiência leve e divertida aos nossos colaboradores”, diz a executiva.

 

A Gather Town foi plataforma escolhida para ajudar a criar a experiência no metaverso. “A Gather conta com interface e experiências customizáveis, o principal critério para definirmos a plataforma. Em um cenário 2D e similar a jogos, todo o escritório do Digio foi recriado. A recepção, arena, copa, salas de reunião e outros ambientes fazem parte da ambientação. Inicialmente, disponibilizamos o escritório virtual para cerca de 100 pessoas para projeto piloto. Em breve, teremos os primeiros aprendizados e planejamos levar essa opção para cada Digiolover”, afirma Beatriz.

 

No cenário, utilizam-se as teclas do teclado para andar pelo escritório. É possível ficar na própria mesa, entrar em salas de reunião e até mesmo sinalizar que está almoçando ao ficar na copa. O resultado é que o time está visível e presente, para que possa haver interações e trocas informais. Com o avatar, ao passar ao lado do colega, é possível iniciar uma chamada de vídeo automaticamente e ter uma experiência próxima ao encontrar outra pessoa no corredor.

 

A iniciativa também promoverá as ações de celebração para que os colaboradores distantes geograficamente possam participar. Vamos levar para esse ambiente os eventos híbridos e criar outros totalmente virtuais. Fizemos nossa primeira iniciativa com a festa junina em junho com direito a transmissão da banda ao vivo e até mesmo participação no bingo realizado presencialmente. Haverá grandes momentos 100% presenciais –o Carnadigio, nossa convenção anual, e a Festa de Final de Ano – que ocorrem fora do escritório”, completa Beatriz.

 

Para aproveitarem melhor o espaço, os colaboradores passam por treinamentos e também há embaixadores responsáveis pelo aculturamento dos times e para que exista uma rede de apoio na implantação e melhorias do escritório virtual.

 

 

Foto: Freepik/Tonodiaz