
27/08/2025 - 13h32
Cantu reestrutura gestão de pessoas e registra queda de 23% no turnover anual
Conduzido pela área de Gente & Gestão, processo passa pelo redesenho da experiência do colaborador
A Cantu Inc., ecossistema de soluções em pneus e líder no mercado de reposições, avançou na consolidação de seu modelo de gestão de pessoas, que une cultura organizacional, inovação tecnológica e retenção de talentos. O plano, iniciado há um ano, envolveu a escuta ativa de mais de 700 colaboradores e já registra resultados expressivos, como a redução do turnover anual em 23% e queda contínua nos últimos seis meses de 2025.
A reestruturação, conduzida pela nova liderança da área de Gente & Gestão, tem redesenhado toda a experiência do colaborador, do processo seletivo às trilhas de desenvolvimento e reconhecimento.
Entre as ações, destacam-se a redefinição estratégica do pacote de benefícios, a criação de ciclos trimestrais de reconhecimento de mérito e políticas robustas de promoção, educação e bonificação que valorizem os resultados e deem incentivo ao protagonismo individual.
O novo modelo inclui novos ritos de gestão na diretoria, além da implementação da estratégia de clima organizacional chamada Você Tá No Clima, que monitora sistematicamente indicadores, desenvolve planos de melhoria contínua e traz visibilidade aos colaboradores.
A Cantu também conta com outras iniciativas que complementam esse processo, como os programas Focus Groups de Liderança e Café & Cultura, encontros para aproximar e fortalecer a relação entre colaboradores e diretores; Onboarding em 45 dias, com participação do diretor de Gente & Gestão Douglas Cerini, para ouvir novos colaboradores e aprimorar o processo de escuta desde os primeiros dias; e redefinição da avaliação de performance e potencial, com aplicação da metodologia 9 Box, que identifica talentos para o planejamento de carreiras e sucessões.
Cultura & Tecnologia
Um marco desse movimento é o novo plano de cultura organizacional, desenvolvido em conjunto com uma consultoria especializada. Com duração prevista de três anos, o plano visa traduzir os valores da companhia em comportamentos concretos, fortalecendo a liderança e criando um ambiente de alta confiança, alinhado às metas estratégicas de negócio.
Na frente tecnológica, foram implementadas soluções que aceleraram em 35% a velocidade de respostas às demandas internas, além de ganhos em produtividade e experiência dos colaboradores. A digitalização também englobou a administração de acordos coletivos que passou a ser apoiada por inteligência, levando mais agilidade e confiabilidade aos processos.
Marca empregadora fortalecida
O conjunto de ações de clima e cultura já refletiu na percepção do mercado: a avaliação da Cantu Inc. na plataforma Glassdoor saltou de 3,4 para 4,0 em um ano, avanço que posiciona a empresa acima da média para o seu setor. Além disso, a companhia passou a ser certificada como empregadora que oferece feedback estruturado a todos os candidatos, diferencial relevante em um mercado que ainda falha na comunicação durante processos seletivos.
“Nosso foco é estruturar uma área de Gente & Gestão que não só atenda às demandas do presente, mas que antecipe o futuro da organização. Ao ouvir as pessoas e agir com consistência, conseguimos reduzir 23% do turnover em apenas um ano, criar uma marca empregadora mais forte e estabelecer bases sólidas para um ambiente mais produtivo, humano e alinhado aos nossos propósitos”, salienta Douglas.
Entre os próximos lançamentos está o programa Eu Quero Ser Líder, para formação de novos gestores a partir de uma matriz estruturada de performance e potencial, criando um pipeline de liderança pronto para sustentar o crescimento do grupo.
Foto: Shutterstock