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19/06/2024 - 11h57 Indicadores

Quase metade das empresas brasileiras aplica metas de diversidade para a liderança

Estudo da Aon mostra avanços e desafios nas políticas de diversidade e inclusão no ambiente corporativo


 

 

 A Aon PLC, empresa global de soluções de risco e capital humano, divulgou recentemente sua Pesquisa de Benefícios 2023, que inclui insights importantes sobre as práticas de diversidade e inclusão no ambiente corporativo brasileiro.

 

As companhias estão se comprometendo com metas de diversidade para a alta liderança (37,7%) e média liderança (31%). Em termos de treinamento para inserir a diversidade na cultura corporativa, 82,8% já realizam treinamentos para todos os colaboradores, e 81,6% fornecem capacitações específicas para líderes.

 

No entanto, há áreas que ainda necessitam de desenvolvimento: outro dado da pesquisa aponta que 56,2% das empresas ainda não possuem programas de formação para grupos minorizados. Entre as que possuem, 28,3% oferecem mentoria, 20,8% desenvolvimento de liderança, 20,5% capacitação para atividades internas e 15,5% cursos de idiomas.

 

Já para o público LGBTQIA+, os resultados mostram que 12,8% das companhias oferecem apoio na regularização de documentos, 5,2% dão subsídios para tratamentos hormonais, 4,9% subsidiam procedimentos cirúrgicos e 2,4% cobrem procedimentos estéticos. Além disso, apenas 1,5% das empresas apoiam casais homoafetivos na adoção de filhos.

 

"A diversidade e a inclusão são a força motriz para a inovação e o desenvolvimento sustentável nas empresas. Nosso estudo mostra que ao investir em políticas inclusivas, as organizações não apenas atendem às demandas sociais, mas também colhem benefícios significativos em termos de engajamento e performance", diz Leonardo Coelho, vice-presidente de Health & Talent da Aon no Brasil.

 

O mês do orgulho LGBTQIA+ reforça a necessidade de se reconhecer os avanços feitos e os desafios que permanecem. "A Aon se une em todo o mundo para celebrar esta causa, através de nossos dos Business Resource Groups (BRGs), grupos voluntários liderados por colaboradores, organizados em torno de dimensões de diversidade. Esses grupos planejam atividades e eventos ao longo de todo o mês, incluindo participações em Paradas do Orgulho ao redor do planeta, webinars informativos, bate-papos e muito mais", destaca o executivo.

 

DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO MUNDO

Em 2022, a Pesquisa de Diversidade, Equidade e Inclusão 2022 da Aon (DEI), apontou que 58% das empresas do mundo todo cobrem a identidade de gênero em suas políticas de DEI. O apoio à saúde mental, incluindo avaliação e assistência na transição, é oferecido por 41% das organizações. Mas em termos de terapia hormonal para pessoas trans, a cobertura é de apenas 11%.

 

O estudo também mostrou que empresas com altos níveis de engajamento têm maior probabilidade de implementar políticas abrangentes de diversidade e inclusão. Entre as empresas altamente engajadas, 66% incluem a identidade de gênero em suas políticas de DEI, em comparação com 53% entre as empresas com baixo engajamento.

 

 

 

Foto: Shutterstock

 

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