Notícia

Indicadores

27/03/2024 - 11h35

Falta de oportunidade de crescimento no trabalho é o principal motivo de insatisfação dos profissionais

Por essa e outras razões, 90% dos trabalhadores mudariam de emprego, segundo estudo do Pandapé

 

Nada menos que 90% das pessoas estão dispostas a trocar de emprego neste momento, de acordo com um levantamento feito pelo Pandapé, software da Infojobs. Os motivos que levam os participantes a cogitarem outras empresas ressaltam que a remuneração justa, embora almejável, ainda não é o principal fator a ser trabalhado na retenção de talentos.

 

A falta de oportunidade de crescimento foi o ponto mais citado como o que causa insatisfação (30,03%), seguida de liderança tóxica (24,46%), salário baixo (24,15%) e clima organizacional ruim (21,36%).

 

“Com a questão financeira aparecendo apenas em terceira posição, fica evidente o quanto as organizações devem olhar para as necessidades coletivas e individuais com atenção. Isso envolve estabelecer planos de desenvolvimento e outras ações em prol do colaborador, principalmente para trabalhar a marca empregadora”, afirma Ana Paula Prado, CEO de Infojobs.

 

A pesquisa indica que, para 53,68% dos respondentes, as empresas não estão preocupadas com a satisfação. “Um dos principais desafios do RH é evitar a fuga de talentos. O fenômeno pode ocorrer por diversas razões e uma das maneiras de evitar com que isso aconteça é fazer o colaborador se sentir pertencente. Quando mais de 50% das pessoas acreditam que não estão verdadeiramente olhando para seus interesses, um sinal vermelho é aceso. Precisamos pensar na qualidade de vida, já que isso também aumentará a produtividade e, por consequência, os resultados da empresa”, analisa a executiva.

 

O estudo também mostra que o cenário melhorou após a pandemia, já que 55,29% acham que o assunto está sendo visto com mais atenção agora. Nos últimos dois anos, foram adotadas medidas para contribuir com a saúde e bem-estar (19,47%), horários flexíveis (17,68%) e criação de planos de desenvolvimento dos colaboradores (11,95%)

 

Na opinião de 93,54% dos participantes, a satisfação no trabalho é um fator crucial para a retenção dos talentos. Nesse sentido, a remuneração justa foi apontada em 21,60% como uma das medidas que poderia contribuir com a felicidade no ambiente corporativo, seguido de equilíbrio entre vida pessoal e profissional (21,7%) e bom clima organizacional (17,54%). Planos de carreira também foram citados por 16,36%.

 

Para identificar as principais necessidades dos colaboradores, Ana Paula diz que a tecnologia veio para somar, pois permite elaborar pesquisas personalizadas, entrevistas de desligamento e nas seleções, com um mapeamento de perguntas que contribuam para que percebam a organização de forma mais atrativa.

 

Foto:Shutterstock