Notícia

Indicadores

04/12/2023 - 08h04

Faltam políticas eficazes de saúde mental nas empresas

75% das pessoas entrevistadas pelo Infojobs afirmam não ter ações e suporte nas organizações em que trabalham

 

 

Embora 99% dos RHs acreditem que é necessário adotar estratégias voltadas à saúde mental dos colaboradores e 91% entendam que benefícios nessa área impactam a atração e retenção de talentos, apenas 34% das empresas desenvolvem ações efetivas, segundo uma pesquisa da HR tech Infojobs.

 

No estudo, 75% dos entrevistados afirmaram que na empresa onde trabalham ou trabalharam recentemente não há ações e suporte nesse campo e 86% mudariam de emprego em busca de mais saúde mental.

 

A pesquisa também mostrou que 55% dos profissionais não se sentem psicologicamente seguros na empresa. Entre os aspecto mais prejudiciais, estão ambiente ou liderança tóxica e abusiva (64%), cobranças excessivas de resultados (40%) e pressão constante (37%).

 

"Mesmo que a pesquisa indique que em 41% das organizações a felicidade corporativa e o bem-estar dos funcionários tenham destaque para o time de gestão de pessoas, as ações não são implementadas como deveriam”, avalia Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.

 

Para ela, as lideranças e o RH devem se comprometer em conscientizar e educar sobre assuntos envolvendo a saúde mental e criar uma cultura que promova o bem-estar para cada colaborador.

 

 

Foto: Shutterstock