Imagem da matéria Estudo internacional aponta impactos da Covid-19 no trabalho e na inovação de negócios
15/10/2020 - 11h03 Indicadores

Estudo internacional aponta impactos da Covid-19 no trabalho e na inovação de negócios

Para os funcionários, sua empresa priorizará continuidade dos negócios e não segurança no local de trabalho


 

A ServiceNow, a empresa de digitalização do fluxo de trabalho, encomendou à Wakefield Research uma pesquisa sobre o impacto da Covid-19 no trabalho e as oportunidades futuras para uma onda de inovação digital na forma como as pessoas trabalham e as empresas operam.

 

O estudo The Work Survey ouviu 9 mil líderes e liderados de 11 países (Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Irlanda, Holanda, Índia, Japão, Cingapura, Austrália e Nova Zelândia), de diversos setores da economia. Um dos consensos entre eles é que a tecnologia permitiu a adoção de novas formas de trabalhar mais rapidamente do que se pensava e a transformação digital acelerará a inovação.

 

“Esse dramático motivador da digitalização do trabalho está mostrando a todos como será o futuro do trabalho”, diz Bill McDermott, CEO da ServiceNow. “Os fluxos de trabalho digitais são a forma como os negócios são feitos no século 21. Não há como voltar. A transformação digital está acelerando. Novas formas de trabalhar se tornarão o novo normal. Estamos à beira de uma onda sem precedentes de fluxo de trabalho e inovação no local de trabalho”, completou.

 

Na pesquisa, 92% dos executivos afirmaram que a pandemia fez a empresa repensar a forma de trabalhar e 87% dos funcionários disseram que “para melhor”. Ainda, para 91% dos executivos e 87% dos funcionários, sua empresa fez a transição para novas formas de trabalhar mais rapidamente do que eles pensavam ser possível. Além disso, a Covid-19 reduziu as despesas operacionais de 88% das empresas pesquisadas, criando oportunidades de investimentos em transformação digital, pesquisa e desenvolvimento, marketing e crescimento. Confira mais detalhes a seguir.


PODER DE ADAPTAÇÃO

Pelo menos metade dos executivos e funcionários acha que a transição para o novo normal será ainda mais desafiadora do que o choque inicial da Covid-19 (50% dos executivos e 53% dos funcionários). Um desafio e tanto já que a maioria das empresas está em desvantagem digital: 91% dos executivos admitiram que ainda têm fluxos de trabalho offline, incluindo aprovações de documentos, relatórios de incidentes de segurança e solicitações de suporte de tecnologia.

 

Houve progresso, mas após alguns meses trabalhando em casa, 60% dos executivos e 59% dos funcionários afirmam que suas empresas ainda não possuem um sistema totalmente integrado para gerenciar fluxos de trabalho digitais.

 

Os novos sistemas implementados – 87% dos funcionários afirmaram ter criado novas e melhores formas de trabalhar – foram desenvolvidos em tempo recorde, mas estão vulneráveis a uma próxima grande interrupção: tanto entre os executivos, quanto entre os funcionários, a maioria afirma que suas principais funções de negócios não seriam capazes de se adaptar em 30 dias no caso de outra interrupção.

 

O único departamento que conquistou mais confiança foi o de TI, com 61% dos executivos e 66% dos funcionários pensando que a área poderia se adaptar em um mês. Atendimento ao cliente, RH, Finanças. Vendas r Marketing não fizeram o corte, revelando mais oportunidades de inovação em toda a empresa.

 

REMOTO X PRESENCIAL

Embora os benefícios do trabalho remoto sejam aprovados pela maioria esmagadora – 99% executivos e 94% funcionários –, após meses de trabalho em casa, os desafios estão se tornando mais aparentes. Tanto os executivos (93%) quanto os funcionários (83%) expressam preocupações reais sobre como o trabalho remoto afetará os negócios no futuro.

 

As maiores preocupações e benefícios com o trabalho remoto contínuo dependem da posição hierárquica. Os líderes estão mais preocupados com as entregas e os atrasos na entrega de produtos ou serviços (54%), já os liderados estão mais preocupados com as demandas e colaboração reduzida entre unidades de negócios (48%).

 

Os colaboradores afirmam que o tempo economizado em não se locomover ou viajar (54%) os beneficiou mais, enquanto os executivos acreditam que o melhor uso da tecnologia para melhorar a eficiência (50%) é o maior benefício para suas equipes.

 

A retomada do trabalho pessoal depende de os funcionários se sentirem seguros, mas 60% deles acreditam que sua empresa priorizará a continuidade dos negócios em vez da segurança no local de trabalho. Mais surpreendente é o fato de que 44% dos executivos também acreditam nisso.

 

Mesmo que uma empresa faça um esforço para colocar a segurança em primeiro lugar, os colaboradores não acham que conseguirão: 46% não acreditam que sua empresa tomará as medidas necessárias para garantir sua segurança. E, surpreendentemente, os executivos concordam: quase um terço (32%) admite que não acham que sua empresa tomará as medidas adequadas para a segurança.

 

ECONOMIA X INVESTIMENTOS

A Covid-19 reduziu as despesas operacionais de 88% dos negócios, liberando recursos para inovação, resiliência, recuperação e crescimento. Já se foi o tempo das viagens de negócios, eventos presenciais e outras despesas operacionais. Executivos e funcionários concordam que essas economias de custo devem ser redirecionadas para a Transformação Digital (57% e 44, respectivamente), superando Novos Negócios (45% e 36%), P&D (43% e 35%) e Marketing e Publicidade (42% e 30%) no topo de suas listas de desejos.

 

Imagem de abertura: Geralt/Pixabay

Últimas notícias

Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
Imagem da matéria Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Artigos - 12/12/2025 - 14h38
Para o CEO da Embalixo, essa medida não significa abrir mão de metas e sim dar foco ao que realmente importa
Ver MAIS
Imagem da matéria Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Saúde e Bem-Estar - 12/12/2025 - 10h21
Saiba como é possível cumprir as metas estabelecidas, evitar a sobrecarga e manter a produtividade das equipes
Ver MAIS
Imagem da matéria Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Práticas Empresariais - 12/12/2025 - 09h50
Diretora de Recursos Humanos da SantoDigital conta como está otimizando processos e evitando os riscos da Shadow AI
Ver MAIS

Notícias mais lidas

Imagem da matéria Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Tendências - 28/08/2025 - 17h46
Iniciativa está relacionada ao novo ciclo da companhia, focado na consolidação do IA Commerce
Ver MAIS
Imagem da matéria O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
Artigos - 07/08/2025 - 17h10
Com intencionalidade e consistência, o básico bem feito tem gerado os melhores resultados, diz especialista
Ver MAIS
Imagem da matéria Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Publieditorial - 17/03/2025 - 13h10
São mais de 23 mil academias e estúdios parceiros, como Smart Fit e Bio Ritmo
Ver MAIS
Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
 Teste GRÁTIS por 7 dias