Notícia

Indicadores

18/06/2020 - 11h12

Covid-19 acelera transformação digital no RH de 47% das empresas brasileiras

Pesquisa mostra que apenas 20% utilizavam métodos inovadores na área antes da crise

 

A pandemia da Covid-19 acelerou a necessidade da transformação digital para a desburocratização da área de recursos humanos. Uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, com o apoio da Acesso Digital, IDTech que desenvolve soluções de reconhecimento facial e admissão digital, e do Grupo Cia de Talentos mostra que 47% das empresas estão se movimentando pela adoção de soluções de modernização.

 

No levantamento Impactos da Covid-19 no trabalho em grandes empresas foram ouvidos 185 profissionais de RH de empresas de todo o Brasil, entre 14 e 27 de abril. Apenas 21% dos entrevistados afirmaram que as empresas já utilizavam métodos inovadores em processos de RH. Porém, mais da metade disse existir uma pressão da liderança para utilizar tecnologia na área.

 

A pesquisa também revelou o quanto a burocracia impacta os processos de RH. Segundo o levantamento, mais de três a cada dez empresas perdem um candidato já admitido por causa da papelada e morosidade. “A simplificação de processos já estava na pauta dos RHs, mas a pandemia acelerou a necessidade por ferramentas que possibilitem transações remotas. Reduziram-se as barreiras internas por adoção de tecnologia”, explica Gabriela Onofre, VP de Comunicação e Marketing da Acesso Digital.

 

Com as mudanças nos contratos de trabalho a partir da aprovação da MP 936, a assinatura eletrônica é uma das soluções que têm auxiliado a gestão. “Tivemos um aumento de 40% em novos clientes, de diferentes áreas de negócio, na nossa ferramenta de RH. Foram seis mil admissões remotas para supermercadistas e farmácias e mais de 54 mil documentos assinados entre os novos clientes. Acordos de suspensão ou redução de jornada, contratos de admissão e até de demissão estão sendo assinados eletronicamente e são aceitos pelos órgãos governamentais como documentos legais”, afirma a executiva.  

 

Quando questionados sobre a eficiência na implantação de ferramentas para o trabalho em home office, 52% dos profissionais de RH entrevistados avaliaram que as empresas estão sendo muito eficientes. Já 95% deles acreditam que, no futuro, processos como o de admissão serão totalmente feitos de forma digital.

 

Imagem de abertura: Geralt/Pixabay