Imagem da matéria AKR Brands reforça cultura de participação com foco na Gen Z
20/02/2026 - 10h23 Gestão de Pessoas

AKR Brands reforça cultura de participação com foco na Gen Z

Empresa de moda masculina do Paraná foi a primeira da região a implementar PLR para os colaboradores


Uma pesquisa da Deloitte mostra que 49% da geração Z rejeita oportunidades em empresas com valores desalinhados aos seus, especialmente em temas como bem-estar, diversidade e impacto social. E à medida que a Gen Z passa a representar uma fatia relevante da força de trabalho, empresas que investem em ambientes saudáveis, coerentes e participativos têm apresentado melhores indicadores de engajamento, produtividade e retenção de talentos. Com essa leitura de cenário e mais de um terço do quadro de colaboradores composto pela geração Z – 37% dos profissionais –, a AKR Brands, empresa de moda masculina, dona das marcas King&Joe, King&Joe Play e K&J Black, estruturou sua gestão de pessoas.

 

No final do ano passado, a empresa, sediada em Londrina (PR), se tornou a primeira do seu nicho na região a implementar um programa de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) como parte central de sua estratégia cultural, conectando metas, desempenho e resultados de forma clara e compartilhada.

 

“Cultura não se constrói com discurso, mas com decisões práticas. Quando o colaborador entende os valores da empresa, vê coerência na liderança e participa dos resultados, o engajamento acontece naturalmente. O PLR é uma ferramenta que traduz a cultura em ação”, diz Rafael Miranda, COO e sócio da AKR.

 

Rafael tem clareza sobre o papel decisivo das lideranças para construir e manter um ambiente propício para as pessoas e para o negócio. “A cultura é sustentada pelos líderes no dia a dia. Eles precisam atuar como facilitadores, conectando os valores da empresa às atividades reais dos times. Sem isso, qualquer iniciativa vira apenas um benefício isolado”, explica.

 

DA PREPARAÇÃO À EFETIVAÇÃO

Renato Zancheti, gerente de RH da AKR Brands, explica que a implementação da PLR já era um desejo de Rafael e de seu sócio, Allan Soares, mas a organização ainda não estava culturalmente preparada para sua adoção.

 

“O processo teve início com a consolidação de uma cultura orientada à alta performance, com foco no fortalecimento de uma mentalidade voltada a resultados. Partimos do princípio de que performance consiste em fazer o que é correto, enquanto alta performance representa a capacidade de repetir esse comportamento de forma consistente. Acreditamos que os resultados decorrem dos acordos estabelecidos, ou seja, de fazer o que é certo e, sobretudo, da constância no cumprimento desses compromissos”, explica.

 

O ano de 2024 foi dedicado a preparar a empresa, com investimentos no desenvolvimento da gestão, notadamente em treinamentos voltados a cultura organizacional, liderança e inteligência emocional. Paralelamente, foram realizadas rodadas de reuniões para revisar e consolidar o escopo da cultura vigente, criando maior clareza sobre valores, comportamentos esperados e direcionadores estratégicos.

 

“Em 2025, avançamos de forma mais estruturada, implementando um calendário de ações e rituais destinados ao fortalecimento da cultura organizacional junto a toda a empresa, além de um programa de mentoria direcionado a gestores-chave para consolidar a mentalidade de alta performance”, detalha Renato.

 

Simultaneamente, o setor de Processos passou a atuar de maneira integrada, apoiando na definição de indicadores e na ampliação da transparência quanto aos resultados. Também foi feito o alinhamento estratégico entre as áreas de Recursos Humanos e Controladoria, com a definição de métricas conectadas à cultura de performance e aos objetivos corporativos. Depois desse percurso de preparação, aprendizado, alinhamento e consolidação cultural, o programa foi formalizado no final de 2025.

 

Essa movimentação se refletiu nos indicadores internos: antes da implementação da PLR, a média de turnover foi de 6,03%, índice significativamente inferior à média de mercado, reforçando a consistência da cultura organizacional construída. A adoção do PLR foi uma evolução dessa estratégia, ampliando os mecanismos de reconhecimento e de alinhamento entre a empresa e os seus colaboradores.

 

“A nova geração quer clareza, participação e sentido. Construir uma cultura forte é o que permite crescer de forma consistente, mesmo em cenários desafiadores”, avalia Rafael.

 

 

Foto: Shutterstock

 

Últimas notícias

Imagem da matéria AKR Brands reforça cultura de participação com foco na Gen Z
AKR Brands reforça cultura de participação com foco na Gen Z
Gestão de Pessoas - 20/02/2026 - 10h23
Empresa de moda masculina do Paraná foi a primeira da região a implementar PLR para os colaboradores
Ver MAIS
Imagem da matéria Grupo Marista anuncia nova diretora de Pessoas e Cultura
Grupo Marista anuncia nova diretora de Pessoas e Cultura
Gente - 19/02/2026 - 11h29
Tânia Dias Santos chega para fortalecer cultura organizacional
Ver MAIS
Imagem da matéria Pós-férias expõe impacto de experiências fora do trabalho nos pedidos de demissão
Pós-férias expõe impacto de experiências fora do trabalho nos pedidos de demissão
Comportamento - 19/02/2026 - 10h20
Especialista recomenda ao RH tratar o retorno como período de reversão desse quadro
Ver MAIS
Imagem da matéria Por que o 'S' do ESG está ignorando os 50+?
Por que o 'S' do ESG está ignorando os 50+?
Artigos - 18/02/2026 - 11h17
Empresas erram ao demitir profissionais sêniores sob pretexto de renovação cultural ou aceleração digital
Ver MAIS

Notícias mais lidas

Imagem da matéria Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Tendências - 28/08/2025 - 17h46
Iniciativa está relacionada ao novo ciclo da companhia, focado na consolidação do IA Commerce
Ver MAIS
Imagem da matéria O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
Artigos - 07/08/2025 - 17h10
Com intencionalidade e consistência, o básico bem feito tem gerado os melhores resultados, diz especialista
Ver MAIS
Imagem da matéria Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Publieditorial - 17/03/2025 - 13h10
São mais de 23 mil academias e estúdios parceiros, como Smart Fit e Bio Ritmo
Ver MAIS
Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
 Teste GRÁTIS por 7 dias