
13/06/2025 - 17h15
Next Shipping aposta na inovação em recrutamento com foco em inclusão e potencial humano
Sediada em Itajaí, Santa Catarina, a empresa substitui o currículo tradicional pelo currículo de falhas
Fundada há apenas sete anos, a Next Shipping, companhia catarinense especializada em logística internacional, vem se destacando por seu programa de recrutamento e inclusão, inspirando-se em práticas do Vale do Silício. Em 2018, a empresa criou o programa interno Next Discovery Talent, que rompe com os modelos tradicionais de recrutamento ao deixar em segundo plano a exigência de experiência prévia. Para tanto, a empresa adotou ferramentas disruptivas, como o Currículo de Falhas e desafios práticos que revelam as competências comportamentais genuínas dos candidatos.
“A ideia surgiu após ouvir muitas pessoas relatarem dificuldades em conseguir a primeira oportunidade de trabalho, justamente pela falta de experiência”, explica Bruno Meurer, cofundador e diretor de Gente e Gestão. “Em uma viagem ao Vale do Silício, conheci métodos que priorizam a avaliação das soft skills, em vez do currículo tradicional. Incorporamos essa visão à nossa cultura, apostando no potencial e na autenticidade das pessoas”, complementa.
A estratégia deu tão certo que, sete anos depois, profissionais recrutados no primeiro ano do programa ocupam hoje cargos de gestão na empresa, ajudando a formar novas gerações de talentos.
“O que percebemos foi que, quando surpreendemos os candidatos com desafios reais logo no início, eles deixam de repetir respostas prontas e mostram quem realmente são. Isso qualifica muito o processo e gera vínculos fortes com a cultura da empresa”, afirma Brunno.
O programa se diferencia pelo envolvimento direto dos próprios colaboradores, chamados de “nexperts”, em todas as etapas do processo, promovendo aprendizado mútuo e fortalecendo a cultura organizacional. Alta taxa de retenção, rápida ascensão de talentos a cargos de liderança e um impacto social significativo, com inclusão de jovens, são alguns dos principais resultados da iniciativa.
Com mais de 20 reconhecimentos nacionais e internacionais, a empresa vem se consolidando como uma das mais premiada do Brasil em sua área, especialmente pelas práticas de gestão de pessoas. Uma delas, e a mais conhecida, é a campanha Fórmula Next, que reconhece o desempenho em metas de forma inesquecível para os funcionários. Neste ano, eles poderão escolher entre um bônus equivalente a 18 salários extras ou uma viagem para assistir ao Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1. Em edições passadas, foram oferecidas viagens para a Disney e Barcelona.
Foto: Shutterstock